VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
O social sell (venda social) ultrapassa a simples utilização de ferramentas sociais. É uma abordagem baseada nas noções de Personal Branding, marketing de conteúdo, storytelling e networking.
O social sell inicia-se com a criação elaborada pelos vendedores da sua marca em seu setor de atividade profissional, visando otimizar a confiança dos clientes.
A estratégia do social selling está centrada no compartilhamento de conteúdo de qualidade (útil e utilizável) com valor agregado para contar histórias e despertar emoções nos seguidores.
As suas redes sociais devem possuir a maior amplitude possível para alcançar o sucesso com o social sell.
As empresas compreendem que as redes sociais se tornaram essenciais na vida cotidiana de milhões de consumidores e compradores, mudando seus comportamentos convencionais de compra.
Dentro desse novo cenário, a missão dos vendedores e profissionais de marketing digital evoluiu consideravelmente.
O profissional de marketing deve criar conteúdo de alta qualidade, destinado ao acompanhamento do comprador durante toda sua jornada de compra (buyer journey) e o vendedor deve divulgar (espalhar) esse conteúdo em suas redes sociais, focando conquistar os compradores.
Além disso, as equipes de vendas, ao distribuir o conteúdo disponibilizado, ajudam a aumentar a visibilidade da marca da sua empresa.
No mundo dos negócios, houve uma grande mudança na forma de comercializar e vender produtos ou prestação de serviços.
Nos tempos antigos, o marketing digital era orientado para o produto e desde alguns anos, o principal objetivo do marketing é o cliente. O vendedor teve que se adaptar as evoluções digitais e mudar suas estratégias de prospecção.
O antigo modelo de aproximação interruptiva e intrusiva, era baseada em chamadas frias e o envio massivo de e-mails não solicitados. Porém, isso acabou!
Graças as redes sociais, realizamos uma abordagem personalizada, assertiva e relevante.
Esses desenvolvimentos de publicidade, marketing e vendas, conduziram ao surgimento do social sell, que representa uma verdadeira metodologia de prospecção, exigindo o conhecimento do público-alvo, seu comportamento de compra e as informações que possuem.
Resumindo, o social sell consiste em detectar os usuários que correspondem a sua buyer persona, focando aumentar a taxa de conversões de vendas.
Através das plataformas de mídias sociais, os vendedores identificam os leads conectados em sua rede, alavancam recursos do Linkedin para mapear seus negócios por meios da geografia, indústria e tomadores de decisões.
Esses vendedores utilizam as redes sociais com o objetivo de escutar o “social” programando notificações para acompanhar o comportamento do seu público-alvo, definir suas necessidades, seu estágio de reflexão e suas mudanças profissionais.
Isso possibilita acionar uma comunicação impactante no momento certo!
Por exemplo, a recepção de uma notificação referente a um tomador de decisão que muda de função (cargo) ou de uma empresa, é uma excelente oportunidade para o representante de vendas entrar em contato e iniciar uma relação de confiança compartilhando conteúdo relacionado ao novo desafio do negócio.
Os consumidores e compradores BtoB expressam cada vez mais suas necessidades e aspirações nas mídias sociais e os vendedores usam todos esses argumentos no envolvimento de uma conversa com os clientes, enviando mensagens convidativas.
O foco é evitar a propaganda intrusiva, mas o segredo é escutar e entender as carências dos prospects e oferecer o que querem receber, comprar, adquirir ou contratar.
Se o prospect pede caipirinha de limão, não sirva um café. Caso isso aconteça, você irá perder uma venda!
Os vendedores que compartilham informações nas redes sociais geram interesse e interação.
As pessoas visitam seu perfil para saber quem são e o que estão fazendo. Por esse motivo, recomendo a otimização do seu perfil social para impressionar seus visitantes e passar uma imagem de parceiro confiável e credível.
As visitas ao seu perfil devem ser consideradas como boas oportunidades de conversa.
Estratégias de social sell bem sucedidas, acontecem quando a equipe de vendas e a equipe de marketing colaboram juntas, visando o mesmo propósito.
Significa que a equipe de vendas detecta os sinais de compra e a equipe de marketing desenvolve estratégias nas mídias sociais com infográficos, estudos de mercado, vídeos, artigos, blogs e por aí vai.
É imprescindível estabelecer uma estreita colaboração entre as duas equipes para garantir o sucesso do social sell.
O social sell representa muito mais que uma simples criação de perfis nas plataformas sociais.
O social sell é um processo de pesquisa, seleção, escuta e interação com os clientes via as redes sociais.
O social sell ou social selling exige rigor, concentração e disciplina. Aliás, estou pensando nas maratonas de 10K, 21K e 42K. Ninguém, se transforma em corredor profissional, da noite para o dia!
Após a definição dos objetivos é indispensável construir uma rotina diária de social sell:
Todos sabem que os usuários do Facebook estão acostumados a utilizar essa rede social para conversar com amigos, curtir, comentar, compartilhar publicações e seguir páginas de suas marcas favoritas ou celebridades internacionais ou nacionais.
No caso de proprietários de lojas virtuais, esses possuem a vantagem de apresentar uma grande quantidade de ofertas do catálogo de produtos, visando divulgar no feed do Facebook.
Desnecessário fazer o upload de todo o seu estoque de uma única vez. Essa manobra, não irá trazer bons frutos!
Em breve, vou fazer uma publicação sobre: como ter uma loja virtual no Facebook!
O objetivo é criar campanhas de anúncios no Facebook Ads com ofertas únicas, onde cada produto deve corresponder a um anúncio específico e vice e versa.
Exemplo 1: Produto X (campanha) > Anúncio X (anúncio) > Alcance público-alvo X (segmentação).
Após a criação da campanha, chegou a hora de configurar a segmentação do anúncio, de acordo com a sua buyer persona e definir seu orçamento.
Recomendo fazer testes antes do lançamento oficial do anúncio e verificar a qualidade da sua landing page.
Suponhamos que a faixa etária da sua buyer persona esteja localizada entre 15 e 35 anos, você não tem escolha a não ser trabalhar no Instagram.
As contas comerciais no Instagram oferecem a opção de marcação de preços nas imagens. O que facilita a leitura dos usuários. Caso, você tenha um e-commerce!
Ao visualizarem as fotos, um ponto (tipo bolsinha) branco aparece nas imagens dos produtos, associado a um botão call-to-action “ver produtos“. Em seguida, o valor e nome do produto aparece na tela do dispositivo móvel!
Ao clicar no nome do produto, você será direcionado até uma página, onde estão exibidas as fotos em que este item estiver marcado.
A própria tela exibe um call-to-action (“ver no site”) convidando os usuários a visitarem o e-commerce.
Fácil, rápido e eficiente para converter uma foto em venda!
Outra recomendação importante é a venda através do Stories do Instagram, mas tal opção está reservada apenas aos perfis que ultrapassaram 10K seguidores.
O stories do Instagram é importante em técnicas de vendas! Se seu perfil possui 10K, aproveite a oportunidade!
Assim como no Facebook, impulsionar anúncios pagos irresistíveis no Instagram necessita criatividade e uma segmentação assertiva, em termos de alcance.
O Twitter é uma mídia social (plataforma de micro-blogging) que oferece diversas possibilidades de otimização de ações de marketing social.
Com a ajuda de alguns recursos, tais como:
É possível acelerar o desempenho das postagens no Twitter.
Descubra abaixo 10 dicas úteis para aproveitar da plataforma social Twitter!
O Twitter é segmentado em duas categorias distintas:
As inscrições referem-se aos perfis que seguem você e os inscritos (seguidores) são perfis que aderem a sua conta.
Há também muitos artigos que facilitam a localização de contas a serem seguidas.
Tudo o que você precisa fazer é tocar no Google “Contas do Twitter para seguir” “Influenciadores a seguir” ou “lista de contas do Twitter”.
No Twitter, existe uma verdadeira reciprocidade entre os perfis e os seguidores.
Dessa forma, é recomendável seguir os perfis relacionados aos seus temas de interesse, desenvolver interatividade na rede e permitir que os usuários possam se inscrever no seu perfil.
As contas que não interagem com sua comunidade, não agregam valor algum no Twitter.
Quando os usuários se inscrevem no seu perfil, demonstre bom humor e inicie uma conversa rápida de agradecimento e de boas vindas.
Eles vão adorar!
Os perfis de usuários que compartilham suas publicações ou que solicitam você em alguns tópicos, considere isso como uma verdadeira porta de entrada para entrar em contato e introduzir uma conversa, em torno das menções.
A interação em qualquer rede social denota que você gerencia um perfil ativo, que aproveita para bater-papo com os inscritos, quando possível.
Evite ignorar a importância de trocas com sua comunidade.
Verifique o que seus inscritos gostam, o que compartilham e como eles interagem com a comunidade.
Desse modo, você irá aprender o funcionamento do engajamento no Twitter.
Indo muito além dos compartilhamentos de suas publicações pelos usuários, é fundamental proceder com o compartilhamento de conteúdos nos perfis dos seus inscritos (os que aderiram a sua conta).
Isso vai ascender o interesse dos inscritos pela sua conta! Aplique a reciprocidade!
O compartilhamento pode ser feito através do blog de seus assinantes ou futuros inscritos, mencionando o perfil deles.
Agora, havendo interesse em fazer retweets, você pode optar por retweetar o conteúdo, diretamente do feed de alguma conta no Twitter.
A vantagem é permitir que os perfis o conheçam e possivelmente ganhar assinantes, criando mais interatividade.
Uma Lista é formada por um grupo de contas do Twitter, possibilitando a criação de suas próprias listas ou inscrever-se em listas criadas por outros usuários da rede social.
Um feed de lista exibe apenas o fluxo de Tweets das contas daquela lista.
É possível seguir a lista de contas no Twitter, tal como: perfis, tópicos específicos etc.
Basta clicar em seu avatar (foto do perfil) via desktop e selecionar as listas que você deseja criar.
É uma ação que consiste em transmitir informações ao vivo durante qualquer evento, como: conferências, programa de TV e assim segue.
Com a ajuda de uma ou mais hashtags anunciadas, você participará da transmissão da informação ao vivo.
O que isso significa? Você informa aos assinantes que um evento está acontecendo, o que eventualmente permite que você seja retransmitido.
O livetweet é uma ótima estratégia para conquistar assinantes e criar interação com diversos perfis participando de um determinado evento, ao mesmo tempo que você.
Lembre-se do Stories no Instagram ou no Facebook.
É impossível permanecer o dia inteiro conectado no Twitter para monitorar o que está rolando!
A utilização de um cronograma de planejamento de tweets é essencial para que seus assinantes conheçam suas transmissões, usando soluções do tipo:
Trata-se de tornar sua conta ativa e alcançar perfis que nem sempre estão conectados na rede, nos mesmos horários e dias que você. É uma forma prática e eficiente de ganhar mais assinantes.
A finalidade é publicar conteúdo relevante e reforçar vários outros aspectos:
Você ganhará inscritos citando as fontes de conteúdo em cada tweet.
Eu acredito que o melhor horário para publicações no Twitter, depende da sua própria disponibilidade de tempo.
Será que você estará disponível às 6H00 da manhã para divulgar conteúdos pertinentes no feed da sua conta? e ao meio-dia?
De repente, às 14H00? ou que tal às 18H00?
Nem pensar depois das 20H00!
Quer saber como eu faço com as publicações de meus clientes nas redes sociais?
Ótimo, vamos lá!
Os cases acima, são constituídos com 1 postagem por dia, em cada rede social mencionada.
Porém, se meus clientes decidirem otimizar a frequência diária de suas publicações nas plataformas, irei indicar 3 diferentes horários de postagem:
Em relação aos melhores dias de publicações nas redes sociais, recomendo postar todos os dias úteis. Porém, os melhores dias de publicações no Linkedin são: terça, quarta e quita-feira.
São os dias mais relevantes no Linkedin. Segunda e sexta-feira são dias fracos.
Hashtags ativos se transformam em palavras-chaves no Twitter e permitem categorizar o conteúdo de suas publicações, em relação ao tema do conteúdo. Igual no Instagram!
Se o conteúdo de suas publicações trata de assuntos relacionáveis ao marketing digital, os hashtags devem girar em torno da palavra principal: #marketingdigital
A última dica é o monitoramento do desempenho do alcance das publicações no Twitter.
O segredo do social sell não está concentrado apenas na segmentação do público-alvo que você deseja atingir.
É uma estratégia que requer conhecimentos do comportamento do usuário nas diferentes plataformas de redes socais que você almeja promover seus anúncios patrocinados.
Nesse contexto, além de conhecer a finalidade do produto ou serviço, você precisa ter uma visão clara sobre os seguintes pontos:
Dessa forma, quando você definir um plano de ação estraturado, será possível começar o processo de segmentação de público-alvo e lançar suas campanhas pagas no Facebook e no Instagram.