Atualização Do Algoritmo Google Bert: Últimas Novidades Sobre O Upgrade!

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É meus caros amigos leitores! Como se não bastasse as atualizações do algoritmo do Google, conhecida como Bert, são denominadas como as mais importantes realizações de upgrade referente ao algoritmo desse mecanismo de pesquisa nos últimos 5 anos.

Tudo começou no dia 25 de outubro de 2019, quando o Google anunciou publicamente o lançamento oficial do Bert e nesse instante, inúmeros administradores de sites, blogs e lojas virtuais, começaram a tremer de medo.

Pra quem ainda não sabe, o Google batiza as atualizações dos algoritmos com “nomes criativos”, que por muitas vezes são muito engraçados e ao mesmo tempo, atraem a atenção dos usuários, por ignorarem o significado desses tais apelidos.

Alguns algoritmos do Google e suas principais funções

  • Panda – analisa o conteúdo editorial dos sites.
  • Penguin – analisa os links e backlinks de qualidade.
  • Hummingbird – analisa as palavras-chave compostas, a famosa calda longa.
  • Pirate – Analisa a violação de direitos autorais.
  • Mobile Friendly – Analisa a compatibilidade dos sites com os dispositivos móveis (SEO mobile).
  • Pigeon – Analisa as buscas e favorece a classificação de resultados geo localizados.
  • Rank Brain (inteligência artificial) – Analisa os termos de pesquisas com o objetivo de compreender melhor o sentindo de diferentes palavras-chave da mesma busca.

No caso da mais recente atualização do algoritmo, o Google decidiu chamá-la de BERT, que significa: (“Representações de codificadores bidirecionais de transformadores”).

O Bert é uma bomba atômica para o posicionamento de landing pages de sites e para as plataformas e-commerce na classificação de resultados de pesquisas orgânicas.

O que é BERT?

Hello Bert

Bert (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) foi desenvolvido com a finalidade de compreender com mais eficiência o contexto da intenção de pesquisas dos usuários realizadas na zona universal de busca do Google.

O principal objetivo do Bert é utilizar um modelo de sistema de análise, onde é possível tratar todas palavras usadas nas pesquisas de uma única vez, identificando a real necessidade do usuário durante o processo de buscas no Google e fornecer resultados relevantes, ou quase!

Há 10 anos atrás, O Google não era tão esperto e inteligente o suficiente, ao ponto de identificar as intenções de buscas dos usuários, como ele tem feito nos dias de hoje.

Vamos dizer que aquele antigo modelo de sistema de análise do Google, tratava somente a densidade de palavras-chave contidas no interior de uma landing page e quando as palavras-chave usadas nas pesquisas correspondiam com os termos de buscas inseridos no conteúdo editorial de uma determinada página de destino, era mais fácil aparecer na primeira página do Google.

Naquela época, devido as inúmeras práticas abusivas de spam e aplicações de técnicas de black hat SEO, a equipe de engenheiros do Google, começou a estudar e investir em tecnologias para acabar com as práticas de SEO consideradas impróprias e por outro lado, melhorar a qualidade da experiência do usuário nos resultados de pesquisas.

O modelo de análise de pesquisas feita pelo BERT, identifica a palavra-chave principal da busca e consegue analisar todos os termos que precedem e sucedem a palavra-chave principal, visando entender a verdadeira intenção que existe por trás dessas pesquisas, ou melhor, compreender o que o internauta está precisando.

O contexto da intenção da pesquisa será verificado com mais facilidade e a resposta será fornecida com mais exatidão e relevância.

Concretamente, quando uma pessoa acessa o Google e pesquisa por alguma coisa (produto ou serviço), é por que existe uma real necessidade em encontrar soluções eficientes aos seus problemas de forma generalizada!

Dessa forma, você deve construir sua estratégia editorial com palavras-chave relevantes que possuem um verdadeiro significado aos usuários.

Ou seja, se sua intenção é ganhar mais visibilidade e alcançar clientes qualificados, você deve conhecer quais são os principais interesses do seu público-alvo na internet.

Qual impacto o Google Bert vai causar no SEO do Brasil?

De acordo com informações provenientes dos USA, o novo sistema de análise do Google (BERT), vai afetar negativamente 10% das pesquisas em inglês, francês e posteriormente, o resto do mundo.

Resumindo, após esse último e inesperado upgrade do algoritmo do Google, você deve permanecer vigilante com o posicionamento orgânico de páginas internas do seu site nos resultados de pesquisas, através das ferramentas de SEO: Search Console, Google Analytics e SemRush.

O Google Bert veio para chacoalhar o SEO de todo mundo na internet a nível mundial.

Agora, se você perceber que está perdendo posições na classificação de resultados SEO repentinamente e que o número de acessos diários do seu site vem caindo de forma inexplicável, significa que você foi “afetado pelo Bert”.

Sendo assim, você deve rever imediatamente uma nova estratégia de estruturação de conteúdo editorial e boas práticas de otimização de sites para reposicionar suas landing pages na primeira página de resultados de pesquisas do Google.

Bert deseja melhorar a qualidade dos resultados a todo custo

Pode parecer loucura, mas eu acho que o Google Bert está obcecado em fornecer resultados orgânicos ainda mais pertinentes aos usuários do mundo inteiro e ao mesmo tempo, está prejudicando o posicionamento de milhões de sites institucionais.

O Bert está selecionando alguns nichos específicos para serem favorecidos no SEO, mais que os outros.

Até alguns anos atrás, todas as consultas feitas pelos internautas eram consideradas pelos algoritmos do Google, como se fossem um ponto cego, um ponto de bloqueio, onde não haviam recursos suficientes para analisar o que o usuário estava procurando e tão pouco, entender suas necessidades.

De um ponto de vista técnico, um mecanismo de busca executa centenas de tarefas diariamente e dentre tantas, existem algumas mais importantes e outras menos relevantes.

O esforço que permite ao mecanismo de pesquisa otimizar a qualidade de seus resultados e avançar diretamente para o conceito de mecanismo de resposta se concentra no entendimento do usuário.

Vou explicar um critério interessante sobre o Bert!

O usuário (pessoa física ou jurídica) aparece em 2 momentos fundamentais da vida útil de um mecanismo de busca.

  • O primeiro momento acontece quando o usuário retorna sua consulta, focando expressar sua necessidade informativa, através de palavras-chave específicas, que correspondem ao que o próprio usuário está pensando naquele exato momento.

Em suma, o usuário coloca seus pensamentos em palavras quando está pesquisando alguma coisa no Google.

  • O segundo momento acontece logo após a pesquisa do usuário, quando o Google fornece a lista de resultados referentes a busca inicial e neste exato instante, o Google analisa o comportamento que o usuário vai adotar durante a consulta, sabe em qual link ele clicou, mas o mais importante, é que o Google conhece os snippets que o usuário não clicou.

O Bert está procurando compreender a necessidade das informações do usuário, por meio das palavras-chave utilizadas durante as pesquisas.

O Bert foi concebido para distinguir as ambiguidades e o significado das palavras-chave de uma determinada consulta e assimilar a utilidade do conteúdo de uma landing page de qualquer site, blogs ou lojas virtuais do comércio eletrônico.

Missão do Bert

  • Diferencia que tipo de pessoa está procurando alguma coisa no Google e para quem está buscando.
  • Descobre o que os usuários pesquisam e quais sites estão visitando.
  • Detecta os assuntos mais lidos e os menos interessantes para um determinado usuário
  • Sabe porque o usuário deseja encontrar tal produto ou serviço.
  • Conhece onde (localização) costumam fazer as pesquisas, seus hábitos de compras e assim por diante.

Indo além de todas as informações acima mencionadas, o Bert decifra palavras do tipo:

  • para (to)
  • quando (when)
  • porque (why)
  • quem (who)
  • como (how)
  • onde (where)
  • e o que (what)
  • quanto (how much)

Vejamos os exemplos de como funciona o Google Bert:

  • Exemplo nº 1 – Porque brasileiro deve tirar um visa para viajar aos USA?

Na frase acima, o Bert sabe que este usuário é brasileiro e está procurando (serviços administrativos) tirar um visa para migrar nos Estados Unidos.

Resultado: o Google fornece uma resposta mais segmentada e assertiva em relação a busca feita por esse usuário e os snippets serão as embaixadas dos USA e do Brasil.

  • Exemplo nº 2 – Como atrair clientes para minha loja física?

No caso acima, o Google entende que este usuário deseja (necessidade) conquistar mais clientes para evoluir os negócios da sua loja física (micro empreendimento), mas não sabe como fazer.

A segunda coisa que o Bert interpreta, é que este usuário precisa de soluções de marketing digital para expandir seus negócios e atrair clientes para sua loja física.

Resultado: O Google exibe snippets associados aos sites especializados em estratégias de como atrair clientes para loja física e sites de agência de marketing digital.

O Google acredita que a utilização do Bert no mecanismo de pesquisa irá aumentar o volume de buscas feita pelos usuários, crescer o volume de acessos de tráfego de visitantes em todos os sites do mundo inteiro e ampliar o faturamento da empresa com campanhas publicitárias.

Somente os fortes irão sobreviver com o Bert

A atualização do Bert não é tão ruim assim e se você é administrador de um site corporativo ou de uma loja virtual que apresenta landing pages com conteúdos (úteis e utilizáveis) relevantes, você não precisa se preocupar ou arrancar os cabelos da cabeça, pois será um ótimo “empurrãozinho” para os sites que divulgam conteúdos de qualidade!

Conclusão

Espero que esse artigo tenha sido útil para você e havendo dúvidas sobre como melhorar a visibilidade do seu site no Google, ou queira exemplos de estruturação de conteúdo, entre em contato comigo e me fale sobre seus objetivos.

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