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O marketing viral nada mais é que uma técnica que promove uma empresa ou seus produtos e serviços, através de uma mensagem persuasiva que se espalha de uma pessoa à outra. Estou falando de propagar uma mensagem, como se fosse um vírus.
O marketing viral é uma forma de promoção de uma oferta comercial em que são os destinatários da oferta que fazem todo o trabalho de divulgação da marca, do produto ou do serviço para aqueles que os rodeiam (amigos, colegas de trabalhos, vizinhos, parentes etc.) e dessa maneira, possibilitam a expansão do conteúdo da mensagem.
O marketing viral é motivado pela rentabilidade, seja pela venda de um produto ou pela receita de publicidade. Existe uma verdadeira indústria de marketing viral promovendo publicidades por toda internet brasileira e mundial.
O marketing viral se apoia nas plataformas de redes sociais, fazendo marketing no Facebook, utilizando o Instagram, publicando vídeos no YouTube, postando no Twitter e no Linkedin.
A finalidade é incentivar os clientes a dar um feedback sobre as empresas, qualidade do atendimento, durabilidade dos produtos, sustentabilidade dos serviços e compartilhar essas informações com seus amigos, colegas ou familiares.
A especificidade desse tipo de marketing digital é que os consumidores tornam-se os principais vetores de comunicação da marca, fazendo propaganda de forma gratuita.
Vários estudos mostram que a publicidade na internet (através de banners) tem um forte impacto na memorização. Ou seja, o usuário lembra de ter visto um determinado banner mencionando algum tipo de publicidade comercial.
A promessa do marketing viral não é isenta de apelos, é desencadeada pelo envio de um e-mail ou da chamada mensagem boca-à-boca (estratégia de buzz marketing).
A transmissão de informações de pessoa para pessoa, por via oral, para um alvo escolhido, que espalhará a palavra para um público exponencial.
O propósito é aumentar a reputação e a notoriedade de uma imagem, independente do segmento.
O marketing viral estará disponível aos clientes, focando expandir a visibilidade e sua presença no mercado, conquistando um público-alvo bastante amplo. No entanto, é necessário implementar diversas técnicas para impulsionar o site da sua empresa.
A geração de tráfego qualificado para as empresas pode atrair o interesse de clientes potenciais, a adesão e a fidelidade dos mesmos, o que contribuirá com o aumento da produtividade dos negócios.
O papel da publicidade digital não se limitou em anunciar para uma marca ou um dado produto, mas também permite que um simples clique acesse o site do anunciante.
A finalidade de conclusão de vendas com o marketing viral é caracterizado pelo método definido pelo comerciante com o intuito de atrair clientes com dinheiro, ascendendo o desejo irresistível de compartilhar sua descoberta, empurrando-o indiretamente para incentivar novos clientes à comprar e influenciar o seu comportamento de compra.
Os infográficos que se referem a uma oferta promocional, como um desconto imediato ou um cupom que pode ser resgatado em uma futura compra, são importantes alavancas que acionam uma compra online.
Em primeiro lugar, você tem que conhecer seu cliente (buyer persona) através de todos os pontos de contato (internet, telefone, relacionamentos, correio) e interconectar os diferentes canais.
É primiordial otimizar os dados coletados e propor aos clientes sugestões de compras feitas por outros consumidores com um perfil semelhante. Isso permite construir um relacionamento individualizado e personalizado com os clientes (leads).
O marketing viral deve ser dinâmico. De fato, essa técnica faz com que os consumidores queiram clicar, responder e circular essa mensagem.
O primeiro fator que explica o sucesso de campanhas de marketing viral é o baixo custo de transmissão de mensagens. Porém, isso é insuficiente.
A proliferação desse tipo de campanha necessita seduzir, motivar e incentivar o usuário a interagir com o conteúdo divulgado.
A qualidade da campanha é o fator principal para garantir seu sucesso:
A contextualização da campanha viral aumenta suas chances de sucesso.
Ela revigora o engajamento do cliente, garantindo a entrega de conteúdo às pessoas certas no momento certo e no lugar certo.
Tudo se resume em confiar nos gostos, comportamentos, valores de cada consumidor para proceder com o envio de mensagens que prendam a atenção daqueles que recebem todos os dias e construir um relacionamento com o cliente a longo prazo.
A ação deve ser flexível e indicar a identidade do emissor do conteúdo e o endereço e-mail do destinatário.
Quando o usuário faz um compartilhamento de um e-mail, é preferível um módulo de recomendação, em vez de pedir que ele use a função de transferência de seu correio.
O sucesso de cada campanha de marketing viral está associado a sua capacidade de atrair mais consumidores e de influenciá-los a viralizar uma mensagem que será enviada para outras pessoas através das mídias sociais, criando uma cadeia de usuários da internet interagindo uns com os outros.
Como resultado, as informações podem circular e se espalhar como um vírus dentro de uma comunidade de indivíduos em um tempo limitado e por um custo mínimo.
A campanha busca melhorar suas táticas de disseminação e tornar o consumidor em um embaixador ativo que recomenda e promove uma marca, serviço ou produto.
Isso é chamado de “efeito bola de neve”!
O segundo permitirá a empresa impulsionar (acelerar) sua estratégia de comunicação e gerar lucros com publicidade.
Existem várias vantagens na aplicação de técnicas adotadas no contexto do marketing viral.
O marketing viral possui dezenas de vantagens, mas essa técnica também apresenta muitas divergências:
Exemplo simples:
Antes do laçamento oficial desse modelo de telefone celular com câmera digital T681 integrada, a Sony Ericsson contratou atores vestidos de turistas que se aproximavam dos grandes monumentos e pediam aos outros turistas reais que tirassem fotos deles.
Essa iniciativa foi uma oportunidade para discutir e elogiar o modelo do dispositivo, mas essa prática deu origem a muitas controvérsias.
As operações virais devem cumprir as leis comerciais, incluindo restrições de publicidade e marketing direto.
Caso contrário, a palavra “publicidade” pode ser incluída no texto da mensagem. Isso não é para induzir o destinatário da mensagem em erro.
Além disso, se a mensagem incluir uma proposta de participação de um sorteio ou ofertas promocionais, as condições precisam ser bem definidas.
A implementação de campanhas publicitárias de marketing viral oferecem muitas vantagens às empresas que almejam viralizar (divulgação de marca ou produto) seus conteúdos nos canais de comunicação digital.
O marketing viral é uma estratégia orgânica de baixo custo e após o lançamento, são os próprios usuários que se encarregam de distribuir a informação e compartilhar a propaganda com milhares de outras pessoas.