O Que É Buzz Marketing E Como Funciona Essa Técnica De Divulgação?

O Buzz Marketing é uma estratégia que concentra-se em gerar assuntos sobre marcas ou produtos, utilizando gatilhos mentais e emocionais. O objetivo é chamar a a atenção do seu público-alvo e fazer com que ele fale sobre os produtos ou serviços da sua empresa.

Antes de nos aprofundarmos nesse tópico, vamos falar um pouquinho a definição exata do verdadeiro signficado do Buzz Marketing, para que serve e como usá-lo ao seu favor em sua estratégia de aquisição de clientela qualificada.

O que é Buzz Marketing?

O Buzz Marketing visa gerar um burburinho ao redor de uma marca ou produto. A ideia é que os consumidores conversem entre si sobre algo recentemente realizado por uma determina empresa. Esse trabalho é totalmente planejado, considerando como o público-alvo será impactado. O termo “buzz” representa exatamente isso: comentários, animação e agitação em torno de um assunto específico.

Você se lembra daquele velho ditado: “falem mal ou falem bem, mas falem de mim”? Então, o Buzz Marketing busca que os consumidores conversem sobre algo positivo que a marca fez e para criar uma “fofoca”, é necessário que seja algo interessante e criativo. Porém, o Buzz tem lá seu lado negativo, caso a reputação digital da sua empresa esteja comprometida.

Quais são os gatilhos mentais do Buzz Marketing?

O Buzz Marketing usa vários tipos de gatilhos mentais fundamentais ao sucesso da sua campanha de Buzz e aqui estão alguns deles para você entender do que realmente se trata esse planejamento estratégico:

O gatilho da curiosidade visa publicar conteúdos intrigantes que desperte a curiosidade do consumidor final.

O gatilho das emoções é usado para explorar sentimentos, tais como: alegria, surpresa ou nostalgia, fazendo com que haja um aumento significativo no engajamento dos consumidores.

O gatilho da exclusividade é baseado em oferecer algo único e exclusivo ao público-alvo, com a finalidade de incentivar o compartilhamento de informações na internet e redes sociais.

O gatilho da controvérsia controlada tem o objetivo de gerar discussões positivas sem prejudir a reputação digital da marca de uma pequena, média ou grande empresa.

Qual é a diferença entre Buzz e o marketing viral?

Embora haja semelhanças, o Buzz Marketing difere do Marketing Viral. Enquanto o viral se espalha rapidamente e de forma imprevisível, o buzz é mais estratégico e planejado. O objetivo não é apenas ter assunto, mas também projetar como essa conversa entre consumidores vai acontecer.

Exemplos de cases de sucesso de grandes empresas

Estive fazendo uma rápida análise no Google sobre as notáveis histórias de sucesso que grandes empresas alcançaram, através do Buzz Marketing, vejamos algumas a seguir:

Apple: Os lançamentos de novos produtos da Apple sempre geram grande burburinho e expectativa. Basta a empresa fazer um pequeno anúncio sobre futuros lançamentos e os consumidores já ficam loucos querendo saber quando o produto será disponibilizado.

Red Bull: A marca criou o evento “Stratos”, em que um paraquedista saltou da estratosfera, gerando enorme buzz. Dá uma olhada no YouTube e você verá o salto desse cara muito louco!

Dove: A campanha “Real Beleza” incentivou discussões sobre padrões de beleza e autoestima.

Como usar o Buzz Marketing para promover produtos ou serviços?

A princípio, o ideal é planejar campanhas criativas que chamem a atenção do seu público-alvo e que ao mesmo tempo, criem boas expectativas. Publique conteúdos surpreendentes e inovadores que façam as pessoas compartilhar e conversar sobre sua marca.

Em segundo plano, contrua um relacionamento sólido com seu cliente-alvo, interagindo com eles nas plataformas de mídias sociais. É simples, basta responder os cometários, tirar dúvidas e dialogar sobre os benefícios e vantagens dos produtos que você comercializa online. Isso vai agregar valor a marca do seu empreendimento.

Outro ponto importante é a clareza da mensagem que você quer transmitir aos consumidores finais. Certifique-se que a sua mensagem seja clara e objetivas. Ela deve ressoar com os valores e necessidades do seu público-alvo, incentivando-os a falar sobre seus produtos e serviços.

Estabelecer parcerias com os influenciadores digitais também é uma estratégia que você deve levar seriamente em consideração. Na prática, colabore com os influenciadores que tenham um público alinhado com sua marca. Eles podem ajudar a amplificar sua mensagem e gerar Buzz de forma autêntica.

Em relação aos eventos e promoções, é recomendável realizá-los de forma inteligente, com intuito de incentivar o envolvimento do seu público-alvo. Porque não fazer sorteios no Instagram ou criar desafios que estimulem a interação e o compartilhamento nas redes sociais.

Agora, se você pretende lançar uma campanha de marketing viral, com o objetivo de viralizar, então é melhor você se concentrar na criação de conteúdo que tenha potencial de se tornal viral, por exemplo: um vídeo engraçado, uma história emocionante ou uma imagem impactante que as pessoas sintam vontade de compartilhar.

Não se apresse! Aproveite o timing e lance suas campanhas em momentos oportunos, quando seu público está mais receptivo e engajado. Isso pode ser durante eventos importantes, datas comemorativas ou quando um tópico relevante está em alta.

No que se refere o Feedback e Sugestões, encoraje seus clientes a dar feedback e fazer sugestões sobre seus produtos. Isso não só melhora seu produto, mas também faz com que os clientes se sintam parte do processo e mais propensos a compartilhar suas experiências positivas.

Os famosos brindes que todo mundo gosta de receber, também são ótimos chamarizes! Disponibilize amostras ou versões de teste de seus produtos. Isso estimula os consumidores a postarem suas reações e experiências, gerando buzz orgânico. Pegue o exemplo de grandes perfumarias!

Conclusão

O Buzz Marketing está bem longe de ser igual aqueles receitas de bolo da vovó, onde é só seguir o paso-a-passo e pronto! Não é bem assim! A estratégia de Buzz Marketing também não segue protocólos. Muito pelo contrário, é uma questão única, onde cada empresa criar a sua própria técnica de gerar um Buzz e você quer saber da grande verdade. Essas multinacionais que explodiram na internet com seus produtos, mal tinham a intensão de fazer um Buzz marketing, eles apenas criaram o produto e a mágica aconteceu naturalmente.