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Você sabia que os sitemaps xml permitem realizar análises técnicas de um determinado site e encontrar soluções de otimização de sites para monitorar o desempenho de suas páginas no mecanismo de busca do Google?
Talvez, você esteja se perguntando como os sitemaps xml podem ser úteis na otimização orgânica do seu site e estou prestes a apostar, que você deve estar pensando:
As técnicas de otimização de sitemaps xml descritas nesse artigo são muito eficientes e o posicionamento de suas páginas na classificação de resultados de pesquisas orgânico do Google Brasil, poderão alcançar melhores posições na SERP.
A criação de aqquivos sitemaps depende do volume de páginas de um site.
Neste caso, proponho 2 alternativas práticas:
A primeira alternativa é criar sitemaps (segmentados) com o auxílio de plugins ou módulos instalados na sua plataforma de gerenciamento de conteúdo, tais como:
Na verdade, é recomendável gerar sitemaps xml com no máximo 100 links por arquivo. Você pode segmentá-los por categorias, subcategorias e por landing pages produtos.
A segunda alternativa requer experiência em desenvolvimento HTML, sendo necessário desenvolver manualmente os seus sitemaps e declará-los no Google Search Console.
Encontre as páginas indexadas, porém órfãs
A primeira dica é verificar se seu site possui pelo menos 1 link ativo direcionando os visitantes até páginas internas estratégicas. Porque isso é importante?
Se uma página não recebe nenhum link interno (backlink de qualidade), a mesma será considerada uma pagina “deficiente” e sem interesse ao SEO. Desse modo, faça uma pequena verificação (ação relevante) dessas páginas e procure identificar quais estão indexadas no Google.
Mas, Daniel! como posso analisar essas páginas que você está se referindo? É bem simples! Basta seguir as instruções abaixo:
Afinal, porque as páginas órfãs estratégicas devem receber links ativos? Este método de ativação de links favorece 100% o posicionamento SEO de landing pages nos motores de buscas.
Então, veja como fazer (passo-à-passo) através da ferramenta de SEO, Google Search Console:
Vale a pena lembrar que devemos nos interessar somente pelas páginas indexadas no Google, mas que se encontram ausentes no sitemaps xml!
Atenção! Esse método não é uma Brastemp, porque:
Consulte outras páginas órfãs
As vezes, o Google procede com a indexação de landing pages ausentes no sitemap xml. Porém, o nível de qualidade do seu site é avaliada em função da relevância dessas páginas.
As páginas do sitemap xml são indexáveis?
A terceira dica é descobrir se as páginas presentes no sitemap são indexáveis, mas antes de ensinar como fazer esse procedimento, você precisa aprender a importância desse método!
É necessário atualizar com frequência seu sitemap xml e detectar uma possível presença de parâmetros que impedem a indexação de páginas no Google. Aproveite o momento e vasculhe dentro do seu CMS, no código fonte HTML, os plugins, módulos, meta dados etc.
Analise os seguintes pontos:
Qual é a vantegem desse tipo de auditoria de indexação e legibilidade de rastreamento?
A resposta é simples! Uma página que não pode ser rastreada, significa que a indexação está bloqueada. Nesse caso, uma não indexável, não gera tráfego qualificado de visitantes.
Verifique se as páginas do Google sitemap xml estão indexadas
A tarefa dessa etapa é separar as URLS que já estão indexadas nos mecanismos de pesquisas e aquelas que estão na fila de espera. Então, considere tal circunstância como um verdadeiro problema de visibilidade. Talvez, o seu site seja composto de páginas estratégicas ao SEO, mas podem estar inoperantes e enfrentando dificuldades de indexação.
Como solucionar esse problema?
Acelerar a desindexação de landing pages
A ideia é desindexar (ação massiva) todas as URLS que foram removidas ou identificadas como NOINDEX.
Esta ação permite ganhar tempo, em casos:
Não é tão complicado fazer isso, mas você precisa de experi~encia no assunto.
Domine a remodelagem com alterações de URLS
No caso de remodelagem do layout de um site, acompanhando mudanças de URLS internas, é indispensável acelerar a indexação das novas landing pages no Search Console. Só não esqueça de remover as antigas!
Verifique se o Google sitemap está completo
O estado físico de um sitemap xml é fundamental e você deveria assegurar-se que todas as URLS estão presentes no arquivo. Qual é a importância disso? Mesmo não sendo obrigatório, é preferível indicar em seu sitemap, 100% das páginas a serem indexadas.
Como fazer isso? Veja como encontrar as páginas esquecidas pelos sitemaps:
Avalie o desempenho do SEO por tipo de página
Meça o desempenho SEO por tipos de páginas: páginas de produtos, categorias, subcategorias e artigos. Porque isso é importante? Muitas vezes, trabalhamos na otimização SEO por tipo de página.
Entretanto, é útil saber como medir o impacto com o auxílio da ferramenta Google Analytics. Veja como avaliar o desempenho SEO por tipo de página:
Gerencie o cache de suas páginas
Use seu sitemap para (re)construir o cache de suas páginas! Quando você redefine o cache de suas páginas, o primeiro visitante (humano ou robô) que consulta uma página ainda não armazenada em cache não se beneficiará de uma velocidade significativa.
Se for o usuário, ele degrada sua experiência de usuário e se for o Googlebot, pode reduzir o número de URLS rastreados diariamente.
O sitemap xml não é obrigatório, mas é um critério essencial ao SEO de qualquer site, incluindo a indexação de landing pages no Google através da ferramenta Search Console, monitoramento de tráfego de visitantes e ao posicionamento orgânico nos mecanismos de pesquisas.
Agora, caso você esteja enfrentando dificuldades com a criação do seu sitemap xml, entre em contato comigo pelo WhatsApp e nós vamos resolver esse problema.