Como Criar Um Arquivo Google Sitemap XML Compatível Com Seu Site?

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Você sabia que os sitemaps xml permitem realizar análises técnicas de um determinado site e encontrar soluções de otimização de sites para monitorar o desempenho de suas páginas no mecanismo de busca do Google?

Talvez, você esteja se perguntando como os sitemaps xml podem ser úteis na otimização orgânica do seu site e estou prestes a apostar, que você deve estar pensando:

  • Um arquivo XML é muito complicado para fazer e não vejo grandes benefícios.
  • É um critério idiota gerado automaticamente pelo Yoast ou outro plugin do WordPress.
  • É outra regra chata que o Google usa no monitoramento de sites dos utilizadores.

As técnicas de otimização de sitemaps xml descritas nesse artigo são muito eficientes e o posicionamento de suas páginas na classificação de resultados de pesquisas orgânico do Google Brasil, poderão alcançar melhores posições na SERP.

A criação de aqquivos sitemaps depende do volume de páginas de um site.

Neste caso, proponho 2 alternativas práticas:

A primeira alternativa é criar sitemaps (segmentados) com o auxílio de plugins ou módulos instalados na sua plataforma de gerenciamento de conteúdo, tais como:

Na verdade, é recomendável gerar sitemaps xml com no máximo 100 links por arquivo. Você pode segmentá-los por categorias, subcategorias e por landing pages produtos.

A segunda alternativa requer experiência em desenvolvimento HTML, sendo necessário desenvolver manualmente os seus sitemaps e declará-los no Google Search Console.

Encontre as páginas indexadas, porém órfãs

A primeira dica é verificar se seu site possui pelo menos 1 link ativo direcionando os visitantes até páginas internas estratégicas. Porque isso é importante?

Se uma página não recebe nenhum link interno (backlink de qualidade), a mesma será considerada uma pagina “deficiente” e sem interesse ao SEO. Desse modo, faça uma pequena verificação (ação relevante) dessas páginas e procure identificar quais estão indexadas no Google.

Mas, Daniel! como posso analisar essas páginas que você está se referindo? É bem simples! Basta seguir as instruções abaixo:

  • O seu Google sitemap xml deve exibir uma lista completa de todas as páginas estratégicas do seu site.
  • Faça um rastreamento aprofundado do seu site, seguindo os links, desde a homepage (nível 1) e retenha todas as páginas indexáveis.
  • Verifique quais páginas do sitemap estão faltando no rastreamento: estas são chamadas de páginas “órfãs” dos sitemaps.
  • As páginas estratégicas órfãs: Compreenda a razão da existência dessas páginas e corrija o problema ativando links (se necessário, faça manualmente) que apontam à elas.
  • As demais páginas órfãs (irrelevantes), delete todas!

Afinal, porque as páginas órfãs estratégicas devem receber links ativos? Este método de ativação de links favorece 100% o posicionamento SEO de landing pages nos motores de buscas.

Então, veja como fazer (passo-à-passo) através da ferramenta de SEO, Google Search Console:

Vale a pena lembrar que devemos nos interessar somente pelas páginas indexadas no Google, mas que se encontram ausentes no sitemaps xml!

  • Acesse o Google Search Console associado ao seu site e clique na rubrica “Cobertura“.
  • Selecione unicamente “Válidas“.
  • Clique na linha “Indexada, não enviada no sitemap” (se estiver presente).
  • Analise as páginas relevantes: O Google as indexou, mas você não as declarou no seu sitemap.

Atenção! Esse método não é uma Brastemp, porque:

  • As páginas indexadas pelo Google não são todas órfãs (podem estar recebendo links internos de outras páginas do seu site).
  • O Google lista no máximo 1000 URLS. Caso, você ultrapasse esse limite, o Google irá desconsiderar os links excedidos.

Consulte outras páginas órfãs

As vezes, o Google procede com a indexação de landing pages ausentes no sitemap xml. Porém, o nível de qualidade do seu site é avaliada em função da relevância dessas páginas.

  • Encontre a lista de URLS que geraram visitas orgânicas nos 2 últimos meses (veja no Google Analytics).
  • Rastreie todas as URLS obtidas e selecione apenas as indexadas pelo Google.
  • Identifique todas as URLS ausentes no relatório de rastreamento e no sitemap. Essas páginas são totalmente órfãs!
  • Corrija os problemas de páginas órfãs.
  • Ative links até essas páginas.
  • Delete todas as páginas órfãs irrelevantes.

As páginas do sitemap xml são indexáveis?

A terceira dica é descobrir se as páginas presentes no sitemap são indexáveis, mas antes de ensinar como fazer esse procedimento, você precisa aprender a importância desse método!

É necessário atualizar com frequência seu sitemap xml e detectar uma possível presença de parâmetros que impedem a indexação de páginas no Google. Aproveite o momento e vasculhe dentro do seu CMS, no código fonte HTML, os plugins, módulos, meta dados etc.

Analise os seguintes pontos:

  • O arquivo robots.txt.
  • Meta tags que estão impedindo a indexação de suas páginas
  • Verifique a estrutura de URLS canônicas rastreadas
  • Proibição de indexação de site pelos motores de buscas (desrespeito as normas do Google)
  • Obtenha a lista de URLS não indexáveis

Qual é a vantegem desse tipo de auditoria de indexação e legibilidade de rastreamento?

A resposta é simples! Uma página que não pode ser rastreada, significa que a indexação está bloqueada. Nesse caso, uma não indexável, não gera tráfego qualificado de visitantes.

Verifique se as páginas do Google sitemap xml estão indexadas

A tarefa dessa etapa é separar as URLS que já estão indexadas nos mecanismos de pesquisas e aquelas que estão na fila de espera. Então, considere tal circunstância como um verdadeiro problema de visibilidade. Talvez, o seu site seja composto de páginas estratégicas ao SEO, mas podem estar inoperantes e enfrentando dificuldades de indexação.

Como solucionar esse problema?

  • O seu sitemap deve listar todas as páginas estratégicas do seu site.
  • Encontre a lista de URLS relevantes que geraram impressões nos últimos (ajuste o período como desejar) 60 dias.
  • As URLS que geraram impressões estão todas indexadas.
  • Acesse o Google Search Console e clique em “Cobertura”.
  • Filtre todas as páginas enviadas ou se preferir, algum sitemap de sua escolha.
  • Exiba apenas as páginas válidas.
  • Acesse as páginas “excluídas” (não indexadas) e procure entender as razões as quais o Google recusou a indexação.

Acelerar a desindexação de landing pages

A ideia é desindexar (ação massiva) todas as URLS que foram removidas ou identificadas como NOINDEX.

Esta ação permite ganhar tempo, em casos:

  • Verifique todas as URLs não são indexáveis.
  • Crie um sitemap xml específico de desindexação, listado as páginas que serão removidas.
  • Declare o sitemap no Google Search Console.
  • Após a desindexação de páginas, você pode deletar o sitemap no GSC.

Não é tão complicado fazer isso, mas você precisa de experi~encia no assunto.

Domine a remodelagem com alterações de URLS

No caso de remodelagem do layout de um site, acompanhando mudanças de URLS internas, é indispensável acelerar a indexação das novas landing pages no Search Console. Só não esqueça de remover as antigas!

Verifique se o Google sitemap está completo

O estado físico de um sitemap xml é fundamental e você deveria assegurar-se que todas as URLS estão presentes no arquivo. Qual é a importância disso? Mesmo não sendo obrigatório, é preferível indicar em seu sitemap, 100% das páginas a serem indexadas.

Como fazer isso? Veja como encontrar as páginas esquecidas pelos sitemaps:

  • Seu sitemap deve listar todas as suas páginas estratégicas.
  • Faça um rastreamento completo do site (seguindo os links permitidos para o rastreamento da página inicial) e mantenha as páginas indexáveis.
  • Observe quais são as páginas do site, que estão ausentes dentro no sitemap.

Avalie o desempenho do SEO por tipo de página

Meça o desempenho SEO por tipos de páginas: páginas de produtos, categorias, subcategorias e artigos. Porque isso é importante? Muitas vezes, trabalhamos na otimização SEO por tipo de página.

Entretanto, é útil saber como medir o impacto com o auxílio da ferramenta Google Analytics. Veja como avaliar o desempenho SEO por tipo de página:

  • Crie um sitemap para cada tipo de página: listagens de produtos, categorias, subcategorias, postagens em blogs e tudo mais.
  • Se você tiver um website ou um e-commerce multi-idiomas, ignore esses sitemaps para cada idioma separadamente.
  • Declare todos esses sitemaps no Search Console (obrigatório).
  • Analise o status de indexação para cada tipo de página, filtrando o relatório “Cobertura” com cada sitemap.
  • Obtenha o desempenho (número de sessões geradas em orgânico, número de visualizações de página, valor da página etc.) nos últimos 12 meses (ajuste o período como quiser) no Google Analytics e calcule as médias dessas métricas para cada sitemap.
  • Faça o mesmo com o Google Search Console, para métricas de cliques, impressões, CTR e posição média.

Gerencie o cache de suas páginas

Use seu sitemap para (re)construir o cache de suas páginas! Quando você redefine o cache de suas páginas, o primeiro visitante (humano ou robô) que consulta uma página ainda não armazenada em cache não se beneficiará de uma velocidade significativa.

Se for o usuário, ele degrada sua experiência de usuário e se for o Googlebot, pode reduzir o número de URLS rastreados diariamente.

  • Certifique-se que o seu sitemap lista exaustivamente todas as suas páginas (assim todas aquelas cujo cache deve ser recriado).
  • Rastrear todas as URLS deste sitemap ou iniciar uma consultoria de sitemap.

Conclusão

O sitemap xml não é obrigatório, mas é um critério essencial ao SEO de qualquer site, incluindo a indexação de landing pages no Google através da ferramenta Search Console, monitoramento de tráfego de visitantes e ao posicionamento orgânico nos mecanismos de pesquisas.

Agora, caso você esteja enfrentando dificuldades com a criação do seu sitemap xml, entre em contato comigo pelo WhatsApp e nós vamos resolver esse problema.

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