Como Fazer Uma Auditoria De Site E Montar Uma Estratégia De Otimização Eficiente?

A auditoria de site é uma etapa indispensável para otimização orgânica de um site, onde é possível identificar os fatores que bloqueiam a visibilidade de landing pages no posicionamento do Google e demais mecanismos de buscas.

Nesse artigo, vou explicar todas as etapas necessárias sobre como realizar uma auditoria de site, blogs e lojas virtuais.

Os resultados de uma auditoria de sites permitem distinguir os critérios que precisam ser aperfeiçoados no site, melhorar o nível de qualidade da experiência do usuário, aumentar as chances de aquisição de trafégo qualificado e melhorar a visibilidade de suas páginas internas na classificação de resultados de pesquisas orgânicas do Google.

Em outras palavras, é como se você transformasse um Fusca 68 em uma Ferrari 488 Turbo.

O que muitos ainda não entendem sobre o desenvolvimento de uma auditoria de sites é que se as fundações de um determinado site estiver enfraquecida (desestruturada), você nunca irá aparecer na primeira página do Google e tão pouco, se aproximar dos sites concorrentes.

Somente através da concepção de serviços de um auditoria de site, que será possível definir um plano de ação de marketing digital para alcançar seus objetivos e bater suas metas.

A iniciativa desse artigo é orientar você na realização de uma auditoria de sites, contribuir com a evolução da performance dos negócios da sua empresa na internet e você ainda conhecerá as melhores ferramentas de SEO indispensáveis durante o procedimento de qualquer auditoria de site (on-page e off-page).

As etapas fundamentais

  • Técnica SEO.
  • Conteúdo redacional.
  • Landing pages (páginas de destino).
  • Palavras-chave (semântica).
  • Backlinks (Link building).
  • Sites concorrentes.
  • Experiência do usuário.

Principais objetivos

O principal foco é melhorar o posicionamento no Google de todas as páginas que constituem o seu site, incluindo uma grande variedade de palavras-chave relevantes, visando atrair tráfego de visitantes de qualidade.

O que você precisa entender é que quanto maior for o número de acessos ao seu site, maior será a probabilidade de gerar leads e quanto mais leads você alcançar, maior serão suas chances de conversão de vendas.

Técnica SEO

A realização desse diagnóstico deve ser elaborado por um profissional de marketing digital especializado em desenvolvimento de estratégias de otimização de sites, onde o consultor consegue alinhar todos os aspectos irrelevantes (erros e incoerências) de um site e fornecer as devidas soluções para cada problemática identificada durante o processo de auditoria on-page de sites.

Vejamos abaixo alguns pontos compreendidos dentro de uma auditoria de site on-page:

  • Indexação de páginas nos mecanismos de buscas.
  • Páginas de erro 404 e duplicação de conteúdo (parcial ou total).
  • Links mortos (inativos ou irrelevantes) e relevância do nome de domínio.
  • Presença ou ausência de redirecionamento 301.
  • Composição do arquivo robots.txt.
  • Estrutura do Google sitemap xml.
  • Qualidade da navegação interna do site.
  • Funcionamento de plugins ou módulos, em casos de lojas virtuais.
  • Velocidade de exibição de páginas.
  • Volume de páginas do site.
  • Pertinência de meta tags de páginas de aterrissagem.
  • Estruturação do código fonte HTML.
  • Estratégias de link building interno e cross linking.
  • Qualidade dos backlinks.
  • Estado das âncoras do links internos.
  • Composição do conteúdo (legibilidade) de landing pages internas.
  • Densidade de palavras-chave espalhadas no interior dos conteúdos.
  • Qualidade de imagens: tamanho, textos alternativos, palavras-chave etc.
  • Versão SEO mobile (verificar se o site é responsivo).
  • Posicionamento no Google e outros nos mecanismos de pesquisas.
  • Estrutura da paginação do site e assim por diante.

Nem todos os pontos descritos acima podem ser feitos manualmente e nesse contexto, você deve saber como funciona as algumas ferramentas de auditoria on-page de sites.

Conteúdo redacional

É como se você fizesse o inventário da integralidade de conteúdos contidos nas landing pages do seu site, onde o próposito da auditoria de conteúdo é:

  • Modificar a estrutura dos textos para facilitar a leitura.
  • Corrigir erros de ortografia.
  • Verificar a densidade de termos de buscas em cada página interna.
  • Incluir palavras em transição na sua linha de redação.
  • Otimizar as palavras-chave dentro de cada parágrafo.
  • Reorganizar as heading tags de forma correta.
  • Otimizar as meta tags de landing pages do site.
  • Excluir as informações irrelevantes ou sem valor.
  • Remodelar a dimensão das imagens e adaptá-las as normas do Google.
  • Implementar a estratégia de link building.
  • Aprimorar a experiência do usuário (SEO+UX).

A auditoria de conteúdo é a parte mais complexa da etapa de otimização de sites!

Landing pages

A definição de uma landing page otimizada apresenta inúmeros fatores (técnicos) importantes ao mecanismos de SEO do Google.

A otimização de landing page envolve estratégias de inbound marketing, onde o redator deve escrever textos personalizados com palavras convidativas, embutindo técnicas de marketing de conteúdo e frases impactantes capazes de:

  • Atrair visitantes qualificados.
  • Engajar o publico-alvo.
  • Converter visitantes em consumidores.
  • Fidelizar clientes.

Em contrapartida, não vou me alongar muito sobre esse tópico, pois já temos um artigo ensinando como otimizar de landing pages. Basta acessar a página!

Escolhendo palavras-chave

Companheiro, quando temos os devidos conhecimentos em marketing digital, sabemos como funciona a ferramenta que nos permite escolher as palavras-chave mais pertinentes ao conteúdo de cada página do nosso site, correto?

É justamente por esse motivo que estou aqui escrevendo esse conteúdo! A minha intencão é proporcionar a oportunidade de compartilhar minhas habilidades com você.

Então, vamos lá meu guerreiro!

A auditoria semântica é uma etapa obrigatória em todos os projetos de marketing digital, pois permite identificar a relevância de cada palavra-chave associada às categorias ou aos produtos de um determinado site ou plataforma e-commerce.

Lembre-se: A finalidade é otimizar seu site apenas com palavras-chave com alto índice de volume de tendências de buscas mensais. Ou seja, concentre-se somente nos termos de busca populares feitos pelos pelos usuários durante as pesquisas no Google.

Veja a lista de ferramentas de SEO para analisar suas palavras-chave:

  • Ubersuggest do Neil Patel.
  • Google Keyword Planner (planejador de palavras-chave do Google).
  • Answer the public.
  • SemRush.
  • Google Trends.

Você quer mais 2 conselhos suplementares de alguém com experiência?

  • Você pode aproveitar dos resultados do estudo semântico e anunciar no Google Ads!
  • Quando estiver prestes a começar os trabalhos de otimização, evite inundar seus textos de palavras-chave. Você pode acabar sendo penalizado pelo Google!

A estratégia para conseguir backlinks é um fator essencial, mas é considerado como uma faca de 2 gumes e vou explicar o motivo.

Na internet, existem dois tipos de links externos, são eles:

  • Naturais: São backlinks de qualidade ativados por seres humanos.
  • Artificiais: São criados por robôs e não influênciam seu posicionamento no Google.

Os backlinks naturais criados em sites referentes aumentam a popularidade do site receptor, fazendo com que sua popularidade cresça de acordo com o volume de visitantes que clicam nesses links (imagens ou textos).

Os backlinks artificiais são projetados de forma robótica por mecanismos que incluem o link do seu site em diferentes plataformas que não agregam nenhum valor a evolução da notoriedade da sua empresa.

Desse modo, podemos entender que os links externos artificiais são “ingredientes” de técnicas de balck hat SEO e os algoritmos do Google conseguem diferenciar ambas práticas de aquisição de backlinks.

Os sites que recebem links de baixa qualidade (sem tráfego, por exemplo) serão penalizados sem precedentes.

Havendo interesse em analisar a qualidade dos links externos que apontam até o seu site, você pode usar a ferramenta Majestic.

O Majestic é um excelente recurso para traçar o nível de relevância dos backlinks que você recebe.

Entretanto, a melhor maneira de conseguir backlinks de qualidade é entrando em contato com os administradores de outros sites do mesmo nicho que o seu e negociar uma troca de links.

Analisando os sites concorrentes

Analisar os sites concorrentes faz parte de uma auditoria de sites off-page, onde é possível descobrir os seguintes pontos:

  • Quem são os concorrentes diretos e indiretos.
  • Extrair os pontos positivos e negativos da concorrência.
  • Entender como os concorrentes construíram a estrutura física de seus sites.
  • Verificar quem são seus parcerios na internet.
  • Saber com quais palavras-chave estão posicionados no ranking do Google.
  • Observar se possuem campanhas patrocinadas no Google Ads.
  • Analisar a qualidade do conteúdo de suas landing pages.
  • Testar o engajamento dos seus seguidores no Instagram e no Facebook.
  • Saber quem é o público-alvo deles e assim por diante.

Agora, gostaria de aproveitar esse momento para lembrar que muitos analistas de marketing digital ignoram a importância da concepção de um diagnótico de sites concorrentes por falta de paciência ou por questões de incompetência.

A auditoria de sites concorrentes é uma mina de ouro e você pode aproveitar essa oportunidade até para ganhar dinheiro na internet em 2024 e melhorar a qualidade da sáude financeira dos seus negócios virtuais.

Experiência do usuário

Quando falamos em otimizar a experiência do usuário de um determinado site, estamos nos referindo ao conjunto de implentações de técnicas que foram concebidas para satisfazer o visitante que navega pelas páginas intenas do seu site e mostrar ao Google que estamos respeitando os atuais regulamentos do Mobile First Index.

A regra é bem simples! Um visitante satisfeito pode se transformar em um cliente fidelizado.

A satisfação ou o descontentamento dos seres humanos é um estado de espiríto que conduz a uma atitude explicita e o Google sabe disso melhor que você!

  • Como você deve fazer para avaliar a satisfação dos usuários que transitam pelo seu site?
  • Qual ferramenta devemos utilizar para mensurar o nível de aceitação ou rejeição dos usuários?
  • Qual métrica devemos analisar?

As respostas às 3 perguntas acima se encontram dentro da ferramenta Google Analytics.

Sim! O Google Analytics possui uma funcionalidade que consegue mensurar a taxa de rejeição dos usuários que visitam o seu site e o algoritmo do Google, coleta esses dados com a intenção de verificar a qualidade do nível da experiência do usuário do seu site.

Não é tão difícil entender que, a taxa de rejeição é um excelente termômetro para identificar a satisfação ou a insatisfação dos seus visitantes.

Basta você acessar o Google Analytics e selecionar o período que você almeja avaliar.

Em outras palavras, quando o percentual da taxa de rejeição estiver acima de 60%, significa que os usuários estão insatisfeitos com o seu site e quando identificamos uma taxa abaixo de 50%, isso nos informa que os visitantes passam bastante tempo navegando pelas seções do site.

Conclusão

A auditoria de sites (on page e off-page) é uma etapa primordial ao descobrimento de fatores que bloqueiam o posicionamento de landing pages de um site nos resultados de pesquisas do Google.

Esse diagnóstico técnico fornece todas as ações estratégicas de otimização de sites que devem ser implementadas, visando garantir seu bom funcionamento e aumentar o número de acessos de visitantes provenientes dos mecanismos de busca.