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A auditoria de site é uma etapa indispensável para otimização orgânica de um site, onde é possível identificar os fatores que bloqueiam a visibilidade de landing pages no posicionamento do Google e demais mecanismos de buscas.
Nesse artigo, vou explicar todas as etapas necessárias sobre como realizar uma auditoria de site, blogs e lojas virtuais.
Os resultados de uma auditoria de sites permitem distinguir os critérios que precisam ser aperfeiçoados no site, melhorar o nível de qualidade da experiência do usuário, aumentar as chances de aquisição de trafégo qualificado e melhorar a visibilidade de suas páginas internas na classificação de resultados de pesquisas orgânicas do Google.
Em outras palavras, é como se você transformasse um Fusca 68 em uma Ferrari 488 Turbo.
O que muitos ainda não entendem sobre o desenvolvimento de uma auditoria de sites é que se as fundações de um determinado site estiver enfraquecida (desestruturada), você nunca irá aparecer na primeira página do Google e tão pouco, se aproximar dos sites concorrentes.
Somente através da concepção de serviços de um auditoria de site, que será possível definir um plano de ação de marketing digital para alcançar seus objetivos e bater suas metas.
A iniciativa desse artigo é orientar você na realização de uma auditoria de sites, contribuir com a evolução da performance dos negócios da sua empresa na internet e você ainda conhecerá as melhores ferramentas de SEO indispensáveis durante o procedimento de qualquer auditoria de site (on-page e off-page).
O principal foco é melhorar o posicionamento no Google de todas as páginas que constituem o seu site, incluindo uma grande variedade de palavras-chave relevantes, visando atrair tráfego de visitantes de qualidade.
O que você precisa entender é que quanto maior for o número de acessos ao seu site, maior será a probabilidade de gerar leads e quanto mais leads você alcançar, maior serão suas chances de conversão de vendas.
A realização desse diagnóstico deve ser elaborado por um profissional de marketing digital especializado em desenvolvimento de estratégias de otimização de sites, onde o consultor consegue alinhar todos os aspectos irrelevantes (erros e incoerências) de um site e fornecer as devidas soluções para cada problemática identificada durante o processo de auditoria on-page de sites.
Vejamos abaixo alguns pontos compreendidos dentro de uma auditoria de site on-page:
Nem todos os pontos descritos acima podem ser feitos manualmente e nesse contexto, você deve saber como funciona as algumas ferramentas de auditoria on-page de sites.
É como se você fizesse o inventário da integralidade de conteúdos contidos nas landing pages do seu site, onde o próposito da auditoria de conteúdo é:
A auditoria de conteúdo é a parte mais complexa da etapa de otimização de sites!
A definição de uma landing page otimizada apresenta inúmeros fatores (técnicos) importantes ao mecanismos de SEO do Google.
A otimização de landing page envolve estratégias de inbound marketing, onde o redator deve escrever textos personalizados com palavras convidativas, embutindo técnicas de marketing de conteúdo e frases impactantes capazes de:
Em contrapartida, não vou me alongar muito sobre esse tópico, pois já temos um artigo ensinando como otimizar de landing pages. Basta acessar a página!
Companheiro, quando temos os devidos conhecimentos em marketing digital, sabemos como funciona a ferramenta que nos permite escolher as palavras-chave mais pertinentes ao conteúdo de cada página do nosso site, correto?
É justamente por esse motivo que estou aqui escrevendo esse conteúdo! A minha intencão é proporcionar a oportunidade de compartilhar minhas habilidades com você.
Então, vamos lá meu guerreiro!
A auditoria semântica é uma etapa obrigatória em todos os projetos de marketing digital, pois permite identificar a relevância de cada palavra-chave associada às categorias ou aos produtos de um determinado site ou plataforma e-commerce.
Lembre-se: A finalidade é otimizar seu site apenas com palavras-chave com alto índice de volume de tendências de buscas mensais. Ou seja, concentre-se somente nos termos de busca populares feitos pelos pelos usuários durante as pesquisas no Google.
Veja a lista de ferramentas de SEO para analisar suas palavras-chave:
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A estratégia para conseguir backlinks é um fator essencial, mas é considerado como uma faca de 2 gumes e vou explicar o motivo.
Na internet, existem dois tipos de links externos, são eles:
Os backlinks naturais criados em sites referentes aumentam a popularidade do site receptor, fazendo com que sua popularidade cresça de acordo com o volume de visitantes que clicam nesses links (imagens ou textos).
Os backlinks artificiais são projetados de forma robótica por mecanismos que incluem o link do seu site em diferentes plataformas que não agregam nenhum valor a evolução da notoriedade da sua empresa.
Desse modo, podemos entender que os links externos artificiais são “ingredientes” de técnicas de balck hat SEO e os algoritmos do Google conseguem diferenciar ambas práticas de aquisição de backlinks.
Os sites que recebem links de baixa qualidade (sem tráfego, por exemplo) serão penalizados sem precedentes.
Havendo interesse em analisar a qualidade dos links externos que apontam até o seu site, você pode usar a ferramenta Majestic.
O Majestic é um excelente recurso para traçar o nível de relevância dos backlinks que você recebe.
Entretanto, a melhor maneira de conseguir backlinks de qualidade é entrando em contato com os administradores de outros sites do mesmo nicho que o seu e negociar uma troca de links.
Analisar os sites concorrentes faz parte de uma auditoria de sites off-page, onde é possível descobrir os seguintes pontos:
Agora, gostaria de aproveitar esse momento para lembrar que muitos analistas de marketing digital ignoram a importância da concepção de um diagnótico de sites concorrentes por falta de paciência ou por questões de incompetência.
A auditoria de sites concorrentes é uma mina de ouro e você pode aproveitar essa oportunidade até para ganhar dinheiro na internet em 2024 e melhorar a qualidade da sáude financeira dos seus negócios virtuais.
Quando falamos em otimizar a experiência do usuário de um determinado site, estamos nos referindo ao conjunto de implentações de técnicas que foram concebidas para satisfazer o visitante que navega pelas páginas intenas do seu site e mostrar ao Google que estamos respeitando os atuais regulamentos do Mobile First Index.
A regra é bem simples! Um visitante satisfeito pode se transformar em um cliente fidelizado.
A satisfação ou o descontentamento dos seres humanos é um estado de espiríto que conduz a uma atitude explicita e o Google sabe disso melhor que você!
As respostas às 3 perguntas acima se encontram dentro da ferramenta Google Analytics.
Sim! O Google Analytics possui uma funcionalidade que consegue mensurar a taxa de rejeição dos usuários que visitam o seu site e o algoritmo do Google, coleta esses dados com a intenção de verificar a qualidade do nível da experiência do usuário do seu site.
Não é tão difícil entender que, a taxa de rejeição é um excelente termômetro para identificar a satisfação ou a insatisfação dos seus visitantes.
Basta você acessar o Google Analytics e selecionar o período que você almeja avaliar.
Em outras palavras, quando o percentual da taxa de rejeição estiver acima de 60%, significa que os usuários estão insatisfeitos com o seu site e quando identificamos uma taxa abaixo de 50%, isso nos informa que os visitantes passam bastante tempo navegando pelas seções do site.
A auditoria de sites (on page e off-page) é uma etapa primordial ao descobrimento de fatores que bloqueiam o posicionamento de landing pages de um site nos resultados de pesquisas do Google.
Esse diagnóstico técnico fornece todas as ações estratégicas de otimização de sites que devem ser implementadas, visando garantir seu bom funcionamento e aumentar o número de acessos de visitantes provenientes dos mecanismos de busca.