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A ideia de montar uma estratégia de comunicação “infalível”, envolve a construção de várias etapas essenciais, onde é necessário definir os principais objetivos do tipo de comunicação que você deseja colocar em prática e em seguida, elaborar um planejamento de marketing assertivo para identificar o perfil de variados grupos de público-alvo que a sua empresa pretende alcançar nas pesquisas do Google e também, nas mídias sociais.
Quando nos referimos ao planejamento de construção de iniciativas relacionáveis ao desenvolvimento sustentável de campanhas promocionais de veiculação de informações nos canais de aquisição de tráfego, o aspecto mais importante é o processo de montagem de uma estratégia de comunicação impactante, focada em converter simples visitantes em clientes potencialmente qualificados.
Em outras palavras, o alinhamento da estruturação do procedimento da definição de metas alcançáveis dos objetivos da sua estratégia de comunicação deve ser construído através do seguinte questionamento, por exemplo:
O que estou tentando transparecer com as perguntas acima é que para montar uma estratégia de comunicação eficiente, primeiro você terá que elaborar um plano de negócios adaptável ao nicho da sua empresa e somente depois disso, você poderá prosseguir com a segmentação do perfil da sua buyer persona e entender o comportamento de busca do consumidor no Google.
Desenvolvendo a segmentação do seu público-alvo
A segmentação do perfil do seu público-alvo é uma etapa de análise de variadas características do tipo de cliente que você almeja encontrar na internet e nas mídias sociais.
A primeira etapa é descobrir os dados mais básicos sobre os indicativos demográficos do seu público-alvo, por exemplo:
Indicativos demográficos
A segunda etapa é conhecer o modo de vida do seu público-alvo e para isso acontecer, você deve estudar os detalhes a seguir:
Estilo de vida do consumidor final
A terceira etapa é desvendar por quais meios de comunicação o seu público-alvo costuma consumir conteúdos na internet e como a minha missão é ajudar você nessa empreitada, aqui estão algumas perguntas que irão favorecer o seu esclarecimento sobre esse tópico:
Meios de comunicação
Desse modo, será mais fácil construir uma sólida estratégia de comunicação bem segmentada com campanhas de marketing direcionadas ao público-alvo que você quer alcançar na internet.
Analisando a estratégia de comunicação dos sites concorrentes
Outro detalhe que não podemos deixar de lado, é que para você fortalecer ainda mais a sua estratégia de comunicação, é recomendável fazer uma análise de sites concorrentes e compreender quais técnicas de marketing digital eles estão usando em seus sites corporativos ou no comércio eletrônico.
Os resultados do diagnóstico da análise da concorrência, permitirão decifrar com bastante precisão, diversos critérios significativos, tais como:
Montar uma estratégia de comunicação digital é considerado como uma abordagem indispensável em qualquer planificação de negócios no mercado brasileiro e podemos traduzir esse aspecto da seguinte forma:
Defina o propósito da sua estratégia de comunicação
Em primeiro lugar, você precisa entender que a comunicação nada mais é que uma transmissão de mensagens entre o emissor (você) e os receptores (o consumidor final), por intermédio de algum canal de aquisição de novos clientes.
Por esse motivo, a planificação dos objetivos da sua comunicação digital deve ser assertiva e coerente. É uma etapa essencial para clarificar os pontos mais relevantes da sua estratégia.
Então, para que eu possa ajudar você na construção da sua estratégia de comunicação, será necessário que você me forneça as seguintes informações.
Por fim, as respostas que você irá fornecer, serão o ponta pé inicial da estruturação do seu projeto.
Indo um pouquinho mais além de todos os pontos mencionados nesse artigo, é vivamente recomendável pensar em outros formatos alternativos de veiculação de informações fora do mundo virtual, por exemplo:
A estratégia de comunicação funciona de forma única e isso significa que você é obrigado a montar um plano de ação diferenciado para cada canal de aquisição de clientela, seja online ou no mundo real.
Vale a pena ressaltar também que, é muito importante definir os principais indicadores-chave de performance (KPIs) para cada uma de suas campanhas de comunicação virtual, pois esses dados permitem avaliar a eficiência da sua estratégia de marketing e otimizar os pontos fracos do seu projeto.