Como Montar Uma Estratégia De Comunicação Infalível Para Você Conquistar Novos Clientes?

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A ideia de montar uma estratégia de comunicação “infalível”, envolve a construção de várias etapas essenciais, onde é necessário definir os principais objetivos do tipo de comunicação que você deseja colocar em prática e em seguida, elaborar um planejamento de marketing assertivo para identificar o perfil de variados grupos de público-alvo que a sua empresa pretende alcançar nas pesquisas do Google e também, nas mídias sociais.

Quando nos referimos ao planejamento de construção de iniciativas relacionáveis ao desenvolvimento sustentável de campanhas promocionais de veiculação de informações nos canais de aquisição de tráfego, o aspecto mais importante é o processo de montagem de uma estratégia de comunicação impactante, focada em converter simples visitantes em clientes potencialmente qualificados.

Em outras palavras, o alinhamento da estruturação do procedimento da definição de metas alcançáveis dos objetivos da sua estratégia de comunicação deve ser construído através do seguinte questionamento, por exemplo:

  • O que você deseja vender na internet ou na sua loja física?
  • Porque gostaria de comercializar tal mercadoria nos marketplaces?
  • Quais vantagens os seus produtos ou serviços irão agregar na vida do consumidor final?
  • Na sua cabeça, como você vai fazer para encontrar o cliente ideal?
  • Você compraria o que quer vender?
  • Em quais plataformas (orgânicas e patrocinadas) você pretende usar a sua estratégia de comunicação para atrair clientes com dinheiro?
  • Já pensou nas margens de erros?
  • Caso não dê certo, você já elaborou um plano B?

O que estou tentando transparecer com as perguntas acima é que para montar uma estratégia de comunicação eficiente, primeiro você terá que elaborar um plano de negócios adaptável ao nicho da sua empresa e somente depois disso, você poderá prosseguir com a segmentação do perfil da sua buyer persona e entender o comportamento de busca do consumidor no Google.

Desenvolvendo a segmentação do seu público-alvo

A segmentação do perfil do seu público-alvo é uma etapa de análise de variadas características do tipo de cliente que você almeja encontrar na internet e nas mídias sociais.

A primeira etapa é descobrir os dados mais básicos sobre os indicativos demográficos do seu público-alvo, por exemplo:

Indicativos demográficos

  • Faixa etária.
  • Gênero (masculino, feminino, infantil ou LGBT).
  • Estado civil (casado, solteiro, viúvo ou divorciado).
  • Escolaridade.
  • Profissão.
  • Empresa.
  • Cargo e Renda mensal.

A segunda etapa é conhecer o modo de vida do seu público-alvo e para isso acontecer, você deve estudar os detalhes a seguir:

Estilo de vida do consumidor final

  • Os hábitos.
  • Gostos e preferências.
  • Estilo de vida.
  • Frustrações e dores.
  • Necessidades.
  • Desafios na vida pessoal e profissional.
  • Objetivos de vida.
  • Inspirações e assim por diante.

A terceira etapa é desvendar por quais meios de comunicação o seu público-alvo costuma consumir conteúdos na internet e como a minha missão é ajudar você nessa empreitada, aqui estão algumas perguntas que irão favorecer o seu esclarecimento sobre esse tópico:

Meios de comunicação

  • Em quais plataformas sociais eles se conectam?
  • Quais tipos de produtos estão mais suscetíveis de comprar online?
  • Quais termos de pesquisas eles costumam usar no Google?
  • Quem são seus influenciadores digitais?
  • O que mais gostam de acessar nas mídias sociais (imagens ou vídeos)?
  • Que tipo de tecnologia eles usam para acessar a internet (telefone celular, tabletes ou desktops)?

Desse modo, será mais fácil construir uma sólida estratégia de comunicação bem segmentada com campanhas de marketing direcionadas ao público-alvo que você quer alcançar na internet.

Analisando a estratégia de comunicação dos sites concorrentes

Outro detalhe que não podemos deixar de lado, é que para você fortalecer ainda mais a sua estratégia de comunicação, é recomendável fazer uma análise de sites concorrentes e compreender quais técnicas de marketing digital eles estão usando em seus sites corporativos ou no comércio eletrônico.

Os resultados do diagnóstico da análise da concorrência, permitirão decifrar com bastante precisão, diversos critérios significativos, tais como:

  • O posicionamento dos sites concorrentes na classificação de resultados de pesquisas no Google, Yahoo Search e Bing.
  • Descobrir com quais palavras-chaves estão aparecendo na primeira página do Google.
    Quais redes sociais eles estão publicando conteúdo.
  • A qualidade da experiência do usuário dos sites concorrentes.
  • Quantidade de produtos vendidos em suas lojas virtuais, por exemplo.
  • Os métodos de pagamento oferecidos aos consumidores.
    Identificar se estão promovendo anúncios no Google Ads e impulsionando campanhas patrocinadas nas mídias sociais.
  • Verificar se fazem sorteios no Instagram.
  • Quem são os sites referentes que fazem backlinks até os sites dos seus concorrentes e por aí vai.

Montar uma estratégia de comunicação digital é considerado como uma abordagem indispensável em qualquer planificação de negócios no mercado brasileiro e podemos traduzir esse aspecto da seguinte forma:

  • Montar um cronograma de ações específicas para cada canal de comunicação.
  • Posicionar a sua empresa no mercado de maneira sustentável.
  • Criar ofertas publicitárias com um excelente custo benefício para desestabilizar a concorrência.
  • Gerenciar a reputação digital da identidade visual dos negócios do seu empreendimento.
  • Selecionar os meios de comunicação mais relevantes da internet e redes sociais.
  • Definir variados perfis de público-alvo, em função de datas comemorativas e tipos de produtos que você escolher vender no comércio eletrônico.
  • Determinar as métricas de desempenho, através da ferramenta Google Analytics.
  • Avalizar os pontos fortes e fracos do seu modelo de negócios.
  • Calcular o retorno do investimento de diversas transações realizadas no seu e-commerce (exemplo).
  • Acompanhar as variações da taxa de conversão geradas pelo seu site.

Defina o propósito da sua estratégia de comunicação

Em primeiro lugar, você precisa entender que a comunicação nada mais é que uma transmissão de mensagens entre o emissor (você) e os receptores (o consumidor final), por intermédio de algum canal de aquisição de novos clientes.

Por esse motivo, a planificação dos objetivos da sua comunicação digital deve ser assertiva e coerente. É uma etapa essencial para clarificar os pontos mais relevantes da sua estratégia.

Então, para que eu possa ajudar você na construção da sua estratégia de comunicação, será necessário que você me forneça as seguintes informações.

  • Quais são suas expectativas em termos de marketing digital?
  • O que você pretende alcançar na internet?
  • Você gostaria de atrair novos clientes e/ou fidelizar seus futuros novos consumidores?
  • Qual é o perfil do seu cliente ideal: pessoa física ou jurídica?
  • Mudar a identidade visual do seu negócio ou criar uma imagem mais sólida no mercado?
  • Introduzir novos produtos no comércio eletrônico ou apenas divulgar seus serviços?
  • Que tipo de mensagem você quer transmitir ao seu público-alvo?
  • Em quais mídias sociais você almeja publicar seus conteúdos?
  • Já pensou na possibilidade de vender pelo WhatsApp todos os dias?
  • Como você pretende mensurar o desempenho do marketing do seu negócio?
  • Quais ferramentas de SEO você selecionou para monitorar a performance do seu empreendimento?

Por fim, as respostas que você irá fornecer, serão o ponta pé inicial da estruturação do seu projeto.

Conclusão

Indo um pouquinho mais além de todos os pontos mencionados nesse artigo, é vivamente recomendável pensar em outros formatos alternativos de veiculação de informações fora do mundo virtual, por exemplo:

  • Distribuir flyers aos arredores do seu negócio.
  • Publicação de catálogos de produtos.
  • Participar de eventos em seminários e feiras de exposição.
  • Divulgar pequenos anúncios nos jornais da sua cidade.

A estratégia de comunicação funciona de forma única e isso significa que você é obrigado a montar um plano de ação diferenciado para cada canal de aquisição de clientela, seja online ou no mundo real.

Vale a pena ressaltar também que, é muito importante definir os principais indicadores-chave de performance (KPIs) para cada uma de suas campanhas de comunicação virtual, pois esses dados permitem avaliar a eficiência da sua estratégia de marketing e otimizar os pontos fracos do seu projeto.

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