VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
Descobrir como otimizar vídeos no YouTube se transformou em uma verdadeira necessidade aos usuários que buscam expandir a visibilidade de suas publicações, aumentar o número de inscritos e visualizações de vídeos do canal.
Não é uma tarefa complicada, mas se você deseja que todo mundo assista aos seus vídeos, você precisa compreender a metodologia de alguns critérios de marketing digital no YouTube.
Esse artigo é um aulão completo e tenho certeza absoluta que você conseguirá sucesso, aplicando o conjunto de recomendações mencionadas abaixo.
O YouTube nada mais é que o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo com aproximadamente, 4 bilhões de solicitações (pesquisas) diárias. Os números não mentem!
96% dos usuários possuem idade entre 15-24 anos e até 78% dos usuários do YouTube têm idade entre 50-64 anos.
O YouTube é uma ferramenta social que aparece no cenário de pesquisa como:
Aqui estão alguns exemplos de consultas efetuadas no Google que denotam, que a otimização SEO de vídeos no YouTube permitiu milhares de sites, ganhar mais visibilidade e presença nos resultados orgânicos do Google.
Veja o primeiro exemplo com: “Receita de rocambole de carne“
O segundo exemplo com o termo de busca: “Instalação Office 2019“
Uma plataforma única que atribui imensuráveis valores às marcas corporativas que publicam seus vídeos com a intenção de proporcionar uma melhor experiência ao usuário e também, expandir a visibilidade de seus modelos de negócios.
Em relação às técnicas de otimização de vídeos no YouTube, podemos compará-las com os aspectos do SEO tradicional.
As tags dos vídeos necessárias para sua categorização foram diretamente para a TAG Keywords, ainda há muito tempo reservada pelo Google. A única meta-tag ainda otimizada atualmente, continua sendo o primeiro elemento rastreado pelo Google, a tag de título.
Além do título <h1> (o título do seu vídeo, idêntico no YouTube à sua TAG <title>), tudo acontece no campo descrição (apresentação do vídeo, densidade de palavras-chave, links para suas landing pages orientadas para conversão etc.
A audiência de um canal no YouTube está relacionada ao número de inscritos, mas o fator predominante que determina a performance de qualquer influenciador digital é sem dúvida, o número de visualizações dos vídeos.
Antes da integração de otimizações SEO de meta-tags dos seus vídeos, é necessário elaborar um estudo de termos de buscas utilizados pelos usuários (internautas), associadas ao assunto central do vídeo.
Esse estudo ajudará você a otimizar os vídeos para o YouTube, mas também fornece ideias criativas de publicação de novos tópicos que você queira abordar futuramente.
A busca por palavras-chave é realizada de três simples maneiras.
Veja os exemplo abaixo:
A primeira forma é a utilização da ferramenta de SEO, o Google Keywords Planner (palavra-chave: “Receita de bolo“):
A segunda forma é usar o Google Suggest (palavra-chave: “Como preparar um bolo de“):
A terceira maneira é acessar o YouTube e fazer uma pesquisa vinculada ao tópico do conteúdo do seu vídeo (palavra-chave: “Como cozinhar“):
A utilização de ferramentas de SEO durante a realização de análises de palavras-chave, termos de buscas, expressões etc., possui uma função importantíssima na estratégia de otimização de vídeos no YouTube.
Esse estudo permite a identificação de palavras-chave competitivas, assertivas, genéricas, relevantes e aquelas que apresentam um baixo volume de buscas (termos pouco populares).
O procedimento de otimização de vídeos no YouTube é basicamente o mesmo que a otimização dos títulos e descrições de sites dinâmicos e lojas virtuais e-commerces.
A mistura de otimização SEO no YouTube com campanhas de marketing na internet fazem toda a diferença.
Como disse anteriormente, títulos otimizados alcançarão um número de visualizações superior.
É recomendável redigir títulos explícitos que identifiquem o assunto do vídeo. O foco é privilegiar um título relevante para otimizar a exibição nos resultados da pesquisa.
No YouTube, os títulos geralmente são limitados por 70 carácteres, incluindo espaços. Coloque os termos mais descritivos e pertinentes no início do título.
Sinta-se à vontade para usar termos do tipo: como, porque, onde, saiba, aprenda etc.
Lembre-se: A maioria dos usuários procuram por algum tipo de aprendizado específico.
A descrição possui um grande valor ao fazer referência ao seu vídeo no YouTube. É necessário mencionar com exatidão o propósito do conteúdo e fornecer um link para o seu site, preferencialmente nos primeiros 100 sinais (incluindo espaços de carácteres) ou um pouco mais nos primeiros 243 sinais.
A seleção de tags para categorizar um vídeo pode parecer brincadeira de criança. Porém, nota-se regularmente os mesmos erros.
Agora, se a escolha das tags do seu vídeo é o famoso “feijão com arroz” no YouTube, não se esqueça de aplicar as seguintes regras:
Outra dica importante é a organização dos vídeos em seu canal YouTube. Quando você ultrapassar o número de 20 publicações, pense em segmentar seus vídeos por temas.
Dessa forma, os usuários terão uma navegação mais acessível e rápida dentro do seu canal.
A maioria dos usuários iniciantes do YouTube, acham que o número de inscritos no canal representa o fator mais relevante da plataforma e na verdade, as coisas não são bem assim.
O que adianta ter 1 milhão de inscritos no seu canal, se os seus vídeos não conseguem gerar 10 mil visualizações?
O critério mais importante no YouTube é a audiência que seus vídeos possuem no seu canal. Ou seja, quanto maior for o número de views de cada uma de suas publicações na plataforma, maior será o engajamento dos inscritos e em seguida, você poderá monetizar o seu conteúdo e ganhar uma renda extra em 2024 com os seus vídeos.