Como Vender Cursos Na Internet Usando O Marketing Digital Para Você Conquistar Mais Alunos?

O sucesso do seu empreendimento está entre as linhas desse artigo, onde vou mostrar a você como vender cursos na internet e ganhar dinheiro online, aplicando estratégias sustentáveis de marketing digital com foco em resultados.

O meu único propósito é ajudar você no entendimento do funcionamento do processo de vendas de cursos na internet de maneira simples e eficiente.

Se lembra daquele antigo provérbio que diz assim: “A primeira impressão é a que fica!”?

Sinceramente, cheguei a nítida conclusão que essa frase não é apenas um mero ditado como muitos pensam por aí.

No mundo dos negócios virtuais e físicos, existe uma verdadeira mensagem subliminar camuflada por trás das palavras dessa humilde frase.

Você sabe qual é? Se a primeira impressão que você passar ao seu futuro cliente for negativa, ele irá procurar outro vendedor e a frustração de ter perdido uma venda vai surgir dentro de você!

Agora, se a primeiro insight que o vendedor causar for positivo e influente, seu cliente irá tirar o cartão de crédito da carteira e comprar cursos no seu site com um sorriso estampado no rosto.

Sim, agora vamos entrar direito ao assunto!

Falar sobre as inúmeras vantagens de um determinado tipo ou modelo de produto é essencial durante o relacionamento de comunicação direta com o seu cliente, mas o vendedor deve ir mais longe no processo de venda de cursos ou treinamentos na internet.

Esqueça o dinheiro por enquanto ou melhor não fique pensando em ganhar grana!

Seja mais inteligente que isso, você consegue! Coloca seu foco em vender conhecimento e confiança, o dinheiro vai chegar na sua mão depois.

A sua missão é mostrar a qualidade dos produtos (virtual ou físico) criando uma real sensação de urgência e escassez no cliente, através de 2 poderosos gatilhos mentais.

Nesse exato momento o consumidor final vai pensar: “Nossa! Se eu deixar escapar essa oportunidade, outra pessoa vai comprar esse produto no meu lugar!”

Segundo, mesmo sendo infoprodutos, você deve enfatizar as vantagens que o cliente terá comprando esse conteúdo no seu site, fazendo o cliente pensar que será difícil encontrar esse treinamento em outra plataforma, por exemplo.

Você deve dizer para que serve, como funciona e os benefícios do produto, criando uma real necessidade no cliente e no caso de vender cursos na internet, o segredo é agregar o máximo de valor aos fins positivos que o cliente terá comprando os cursos da Hotmart que você escolheu vender na internet e nas mídias sociais.

A melhor sacada desse negócio é dizer ao cliente que quando ele aprender como funciona o curso, ele mesmo poderá ganhar dinheiro na internet em 2024 com isso.

Agora, dependendo da relação que você mantem com os compradores de cursos na internet, se o seu cliente disser: “Caramba!!! Aprendi como funciona o curso e agora vou ganhar dinheiro!”

Nesse exato instante, o vendedor não deve parar por alí não!

Você precisa criar uma nova situação, uma outra necessidade no cliente para que ele invista o dinheiro dele comprando outro curso com você, se ligou?

Moral da história, o objetivo é fazer o dinheiro sair do bolso do cliente e entrar no seu bolso de forma 100% honesta!

Saiba o que fazer para vender cursos na internet

É necessário desenvolver um relacionamento sólido com as pessoas interessadas em adquirir os cursos que você está vendendo na internet, no Facebook, no Instagram, no seu canal do YouTube e demais redes sociais.

O segundo passo é fazer com que esses clientes possam se interessar cada vez mais pelos seus produtos digitais.

Sendo assim, vou explicar um método infalível fatiado em 3 etapas:

  • A primeira etapa consiste em oferecer soluções (cursos da plataforma Hotmart) adequadas as expectativas dos clientes.
  • A segunda etapa é criar uma experiência única com os compradores de cursos na internet.
  • A terceira e última etapa é manter contato a longo prazo com seus clientes. Isso é chamado de entretenimento do marketing de relacionamento.

Ofereça antes de vender

Sabe aquela galera amadora que fica empurrando cursos da Hotmart nos grupos do Facebook, achando que a plataforma dessa rede social é o único meio para realizar a primeira venda como afiliado?

Então, eles não entenderam nada sobre o assunto e é por esse motivo, que estou criando essa página de conteúdo!

A primeira etapa é considerada a mais importante de todas! Aqui, você tem a possibilidade de compartilhar seus produtos com centenas de pessoas, oferecendo uma amostra dos módulos dos seus cursos, através das seguintes maneiras:

  • Forneça pelo menos um módulo do curso em troca do e-mail do comprador (cliente).
  • Ofereça um curso por um preço baixo (apenas se você já é popular e credível no seu negócio).

Não confunda as coisas! Não estou dizendo que você deve viabilizar gratuitamente seus cursos (mesmo aqueles que você julgar desinteressantes) na internet.

Se trata de promover uma oferta de um curso na internet por um preço inferior, visando estimular o comprador e fazer com que ele conheça você de qualquer jeito.

Na verdade, é uma maneira de criar um buzz marketing entre os compradores, por meio da estratégia do inbound marketing.

“Qualquer esforço aparente de vendas gera uma resistência de força similar!”

Entenda a decisão de compra do consumidor

Se você não souber o que leva uma pessoa a tomar uma decisão de comprar um curso na internet ou qualquer outro tipo de infoproduto, tudo bem!

Vou explicar em apenas 2 frases:

  • O cliente precisa confiar 100% em você, antes de comprar alguma coisa no seu site ou na sua loja física.
  • O cliente precisa estar 100% convencido sobre a qualidade do conteúdo dos cursos da Hotmart (por exemplo) que você comercializa como afiliado ou que você vende em seu estabelecimento.

Coleguinha, para você convencer um cliente qualificado é recomendável não incentivá-lo a comprar nada. A insistência pode botar tudo a perder!

Daniel, já que a forçação de barra é desaconselhável, qual é melhor alternativa de vendas?

O ideal é iniciar uma conversa com o seu cliente qualificado, falando sobre os cursos de forma evasiva (natural), mas ao mesmo tempo, você começa o processo da venda, introduzindo as vantagens e os benefícios do seu produto digital na vida pessoal e ou profissional do comprador, criando a sensação de necessidade nele.

“Revele seu grande taleto como vendedor de cursos digitais na internet!”

  • Você já tentou se colocar no lugar dos compradores?
  • Você compraria o que você mesmo vende nos canais de comunicação digital?

A sua resposta determina se você é ou não é um bom vendedor e ao mesmo tempo, você entenderá com mais facilidade por que esse procedimento de vendas funciona tão bem.

Veja o exemplo abaixo e tente imaginar a seguinte situação!

Você tem a escolha entre 3 cursos que você está interessado, mas ainda não conhece a qualidade do conteúdo desses materiais.

  • O primeiro apresenta uma excelente landing page de vendas de cursos na internet.
  • O segundo oferece a exibição de pelo menos, 3 vídeos grátis no YouTube, que revelam alguns módulos e os preços no final do vídeo.
  • O terceiro oferece uma amostra do curso sem requisitar nada em troca.

Tenho quase absoluta certeza, que você estaria mais atraído pela terceira alternativa, não é mesmo?

Veja bem a metáfora!

Quando você está tentando seduzir alguém desconhecido, você não vai pedir essa pessoa em casamento no primeiro encontro ou propor uma viagem de lua de mel em Paris e depois, querer ter filhos.

Da mesma forma que você não faria esse tipo de convite, você também não aceitaria esse tipo de situação.

A melhor estratégia é fazer as coisas devagar e seguindo o passo a passo, correto?

O mundo dos negócios também é assim! A atração de clientela deve ser agradável e acontecer naturalmente.

Se você optou por criar um site responsivo no WordPress (exemplo) com artigos relevantes, mencionando as principais vantagens dos diferentes tipos de cursos que você vende na internet, suas chances de vendas serão superiores e além disso, você ainda pode oferecer pequenas amostras do seu conhecimento e criar uma relação de confiança com seus queridos leitores.

O segredo do sucesso de vendas de cursos na internet está fincado no gatilho mental da reciprocidade, onde você deve dar para receber.

Mais simples do que isso não existe!

Crie uma experiência única com seus clientes

No meu ponto de vista, existem duas possibilidades de criar uma experiência singular com os clientes!

  • A primeira é oferecer um serviço de atendimento personalizado de alta qualidade focado em ganhar a confiança do cliente.
  • A segunda possibilidade é oferecer um produto 2 vezes melhor do que a concorrência por um preço 2 vezes mais barato.

O cliente só vai meter a mão no bolso dele, caso a experiência com você (vendedor) ultrapassar suas expectativas e atender as necessidades primárias e secundárias.

Daniel, explica como fazer isso acontecer!

Claro, meu querido leitor! Para criar uma experiência única com o cliente você deve remodelar seus pensamentos e substituir esse paradigma de que as dificuldades de vendas significa o fim da linha.

Quem reza pedindo chuva, tem que saber lidar com a lama!

Em seguida, ficar pensando somente em dinheiro, vai quebrar o seu negócio e você vai ficar à deriva.

O terceiro passo: Não basta acessar o site da Hotmart, Eduzz ou Monetizze, se afiliar aos cursos e sair divulgando de qualquer maneira.

Existe uma metodologia de marketing digital por trás de tudo isso e você é obrigado a identificar o jeito mais compatível com o seu modelo de negócios para obter sucesso com suas vendas na internet.

O quarto passo é entreter uma conversa de qualidade com os usuários em todas as plataformas da internet:

  • Participando de grupos no Facebook.
  • Interagindo com os seguidores do Instagram.
  • Respondendo os comentários dos inscritos no YouTube, caso você tenha optado por vídeos.
  • Enviando e-mails (sem spam).
  • Vendendo a distância por Skype.
  • Promovendo anúncios no Google Ads e redes sociais.
  • Investindo na otimização de sites e assim por diante.

A estratégia é usar o marketing digital na criação de oportunidades irresistíveis, onde os clientes irão confiar mais em você do que na concorrência.

Além disso, ao reservar um espaço de discussão em cada um dos cursos na internet, você está permitindo que as pessoas interajam com você e a partir desse momento, você começa a construir as fundações de uma comunidade em torno dos temas relacionados aos treinamentos.

As pessoas inscritas no curso terão a sensação de pertencerem ao grupo e se sentirão privilegiadas diante daqueles que ainda não se inscreveram para fazer tal curso.

Criar e manter um vínculo social com seus contatos não tem preço, tanto para você quanto para seus “alunos”.

É aquela velha história de estar sempre por perto dando atenção e suporte técnico.

Em outras palavras, quando você passar a ouvir e entender o que os clientes querem e fornecer respostas significativas às perguntas que eles estão fazendo, você será capaz de executar as 3 ações definidas abaixo:

  • Determine com precisão a necessidade da demanda dos seus clientes e saber o porque almejam comprar um curso na internet com você.
  • Escreva mensagens que vão mexer com as emoções dos compradores.
  • Incentive seus clientes a prosseguir a experiência com você.

Mantenha uma comunicação contínua com seus clientes

O quinto passo para estabelecer um relacionamento de qualidade com o seu público-alvo e com seus clientes é mantendo uma comunicação contínua (isso faz parte do atendimento pré e pós venda) e essa estratégia é tão importante, quanto as duas últimas mencionadas.

Gostaria inclusive de adicionar que, o critério mais importante é saber que um cliente (prospect) nunca toma uma decisão de compra imediata.

Entenda uma coisa simples! Existe um espaço de tempo entre o momento que o futuro cliente encontrou o seu curso na internet e o momento em que ele decide comprá-lo.

Durante esse período, o visitante vai pesquisar informações relacionadas ao preço, qualidade do conteúdo, variadas formas de pagamentos em vários sites, redes sociais e em outras plataformas, a fim de, se assegurar que vale a pena investir dinheiro comprando os cursos que você está propondo na internet.

Sendo assim, você deve manter contato com todos os visitantes, usuários das mídias sociais, oferecer assistência pré venda no site e pelo aplicativo WhatsApp, visando guardar essas valiosas informações e não perder ricas oportunidades de vendas.

“Você ainda não tem clientes, apenas visitantes acessando o seu site em busca de conhecimentos específicos e profissionalizantes!”

Transforme seus visitantes em clientes qualificados

A tática mais eficiente para converter simples visitantes em verdadeiros clientes é através do inbound marketing!

A sua empresa precisa oferecer cursos gratuitos por tempo indeterminado com a finalidade de atrair a atenção desses usuários e fechar boas vendas.

Agora, se você decidiu começar seu negócio lucrativo do zero com pouco investimento, recomendo colocar em prática as seguintes ações:

  • Crie grupos (privados ou públicos) no Facebook dedicados aos cursos gratuitos que você decidiu disponibilizar nessa rede social.
  • Alimente as conversas sobre as principais vantagens dos cursos com os membros inscritos no grupo do Facebook.
  • Todas as informações que você compartilhar nos grupos serão lidas e respondidas pelos usuários, correto?

Então, chegou a hora de você pensar em inserir alguns links que apontam até as landing pages de conversões, onde os usuários poderão baixar os cursos grátis que você selecionou nessa seção do seu site.

Estruture a venda de cursos na internet

Pegue o exemplo dos afiliados da Hotmart! Você sabe porque essas pessoas não conseguem concluir a primeira venda?

O que muitos afiliados ignoram é que para vender cursos na internet é essencial oferecer credibilidade e confiança acima de qualquer outra coisa.

O que estou dizendo é que se você não transmitir confiança ao comprador, você fará zero vendas.

Não basta apenas sair escrevendo frases para chamar a atenção dos clientes com técnicas de copywriting, se você ainda não conseguiu montar um planejamento estratégico de marketing digital para vender seus cursos na internet.

vender cursos usando o marketing digital

O gráfico acima é um exemplo da estrutura de vendas de cursos na internet representado por diferentes etapas:

Aquisição

A primeira etapa consiste em promover a qualidade do conteúdo dos cursos, através de ofertas promocionais (preço baixo) gratuitas (por um módulo gratuito) aos compradores.

Confiança

A segunda etapa representa a fase de interação com seus clientes, onde você deve transmitir credibilidade aos seus alunos, visando garantir suas vendas.

Consultoria

A terceira e última etapa é privilegiar o atendimento ao cliente e oferecer assistência técnica durante um determinado período de tempo.

O maior erro que os “afiliados” cometem após a realização de uma venda é desaparecer sem dar o menor sinal de vida ao cliente! Que comportamento ridículo!

Métodos de vendas ideal

Então, para vender quaisquer tipo de curso na internet é vital conceber alguns métodos de vendas e maximar a sua taxa de conversão.

Vou compartilhar 2 métodos comprovados do processo de vendas, através de 2 exemplos distintos, ok?

Venda cursos na internet usando o método Click funnels

Esse método é bastante utilizado pelos criadores de infoprodutos, YouTubers e pelos profissionais especializados em consultoria de marketing digital.

É possível conseguir excelentes resultados quando o usuário possui um site ou algum aplicativo que favorece suas vendas.

Para que suas vendas sejam eficientes, seu site deve conter 3 diferentes páginas, são elas:

  • Uma página destinada a coleta de dados (nome, e-mail etc.) durante o cadastro de pessoas interessadas nos cursos.
  • Um outra página de vendas ou de agradecimento pós inscrição do usuário, onde deve-se apresentar todos os benefícios do infoproduto, incluindo um poderoso call-to-action.
  • No final, uma página de confirmação do pedido que resume a oferta do produto digital, o preço, descrição do curso e formas de pagamento.

Em outras palavras, quando um cliente valida o formulário para receber o brinde prometido, ele não será redirecionado até uma landing page de agradecimento clássica.

O que acontece é que o cliente será convidado a clicar no link enviado por e-mail para abrir o vídeo que contém as explicações do conteúdo do módulo gratuito do curso adquirido e os benefícios da versão integral do treinamento.

A concepção da página de agradecimento deve ser preparada, visando induzir o visitante a clicar no botão CTA “comprar” e ser direcionado até a página de pedido de compra.

Uma excelente sacada é introduzir o gatilho mental da urgência, por meio de um cronômetro indicando o tempo de vida da oferta promocional, tal como: “Aproveite enquanto é tempo! A oferta acaba em 10 minutos!”

Isso vai criar uma sensação de urgência no cliente e ele irá se apressar na finalização do pedido.

Daniel, será mesmo que vale a pena colocar esse método em prática?

Sim! Porém, o funcionamento desse método depende de 3 fatores, são eles:

  • O tipo da sua oferta (1º).
  • A categoria do seu nicho (2º).
  • Competências em marketing digital (3º).

  • 1º Vamos imaginar que você queira vender um curso básico por um valor baixo equivalente à R$49,90 e que o conteúdo desse produto garante bons resultados aos clientes.

Com o lançamento desse tipo de oferta, você conseguirá atrair um público-alvo seduzido pelo preço e pela qualidade do conteúdo do infoproduto que garante excelentes resultados aos clientes.

  • 2º A tática de vendas mais utilizada pelos profissionais de marketing digital é compartilhar cases de sucesso de pessoas que já compraram cursos na internet e conseguiram ganhar muito dinheiro, através dos ensinamentos contidos nas páginas desses treinamentos.

Você já ouviu falar na Camila Porto? Então, ela é uma especialista em vendas de produtos nas redes sociais e você pode encontrar centenas de vídeos dos seus alunos explicando como conseguiram aumentar o patrimônio líquido dos seus negócios na internet, especialmente nas redes sociais com os cursos dela.

Entretanto, se você estiver querendo criar um negócio do zero sem investimentos, aconselho você a seguir os vídeos de Érico Rocha.

Embora ele tenha acumulado diversas reclamações no site ReclameAqui, o Érico Rocha é um prodígio na arte de ajudar as pessoas a saírem desse sistema brasileiro caótico e montar seus próprios negócios.

O Érico Rocha utiliza a técnica de publicação de vídeos otimizados do YouTube e em seu site, explicando como obter sucesso na internet.

Você ainda encontra vídeos com cases reais (provas sociais) de pessoas que seguiram os conselhos do Érico Rocha e hoje, vivem confortavelmente bem.

  • 3º Quem já possui sólidos conhecimentos em marketing digital e entende o que estou abordando nesse artigo, não encontrará problema algum na realização do planejamento de táticas de vendas online.

No caso de pessoas que não possuem nenhuma formação em marketing digital, o terceiro fator pode se tornar uma verdadeira barreira no mundo dos negócios virtuais.

Agora, se o seu objetivo é vender cursos na internet e ganhar dinheiro online, você vai precisar investir um pouquinho do seu dinheiro e comprar um curso de marketing digital para aprender como funciona todo o processo de divulgação online.

Venda cursos na internet pela plataforma Hotmart

Quem ainda não conhece a plataforma Hotmart? Pois bem, é a maior plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais do Brasil.

Aliás, escrevi um artigo muito interessante sobre como vender produtos digitais da Hotmart que você deveria tomar conhecimento. Tenho certeza que você vai adorar!

A grande vantagem dos Hotlinks dos infoprodutos da Hotmart é que você direciona o tráfego de visitantes até a página de vendas, onde o cliente encontra informações sobre o curso e procede com o pagamento ali mesmo.

Para facilitar seu entendimento sobre o assunto, vou explicar 2 diferentes critérios que favorecem o impulsionamento e contribuem com a aceleração de vendas, tais como:

  • Popularidade (1º)
  • Segmentação do público-alvo (2º)

1º popularidade

“A popularidade de uma empresa é adquirida e construída a longo prazo!”

Veja bem! Uma empresa conhecida na internet dispensa grandes esforços para vender seus produtos aos clientes.

Elas possuem landing pages otimizadas que geram vendas todas vezes que um visitante coloca um produto no carrinho ou acessa uma página de cursos na internet, desde que o título e a descrição do treinamento atenda todos requisitos desse setor de atividade e as expectativas dos visitantes.

Por outro lado, as pequenas e médias empresas que estão começando a promover seus produtos na internet, terão que criar inúmeros planos de ação de marketing digital em todos os vvetores de comunicação virtual.

A partir desse momento, você começa a trabalhar online o quesito “popularidade” da sua empresa.

Entre em contato comigo pelo WhatsApp e vamos conversar sobre seus projetos na internet!

“Quem não é visto, não é conhecido e muito menos lembrado!”

2º segmentação do público-alvo

Já sei! Você quer vender cursos na internet, mas ignora por onde começar, não sabe como segmentar o seu púbico-alvo e tão pouco, definir a sua buyer persona.

A segmentação do público-alvo é uma etapa indispensável na aquisição de novos clientes interessados em comprar seus produtos digitais ou serviços oferecidos pela sua empresa.

O primeiro passo é conhecer o tipo de curso que você almeja vender na internet e para isso dar certo, você precisa encontrar as seguintes respostas:

  • Que tipo de curso estou vendendo na internet?
  • Quem poderia estar interessado nesse infoproduto?
  • Esse curso é apenas para mulheres, homens ou ambos os sexos podem utilizá-lo?
  • Quais regiões do Brasil esses cursos teriam mais impacto?
  • Qual é faixa etária das pessoas que poderiam comprar esses treinamentos?
  • Posso vender meus cursos para pessoas físicas e jurídicas?
  • Posso divulgar meus infoprodutos em todas as plataformas das mídias sociais?

Essas perguntas vão te ajudar a pensar melhor a encontrar uma forma coerente de segmentar o seu público-alvo, promover seus negócios online e encontrar o cliente ideal.

Ao contrário do que muitos imaginam, incontáveis empresas brasileiras produzem e vendem infoprodutos na internet todo o santo dia.

Vamos adiante! Utilizar o Facebook e o Instagram como ferramenta de vendas é uma boa pedida, mas não é suficiente. O segredo é criar um perfil na rede social Linkedin para empresas, criar conexões com os usuários ativos e começar a publicar as ofertas dos cursos, direcionando o tráfego até a página do produto.

“Quanto mais você abrir esse leque, maior serão suas oportunidades de ganhar dinheiro online!”

4 dicas para aumentar suas vendas

Escuta! Se você estiver pesquisando no Google ou em grupos do Facebook sobre como vender mais e melhor, esqueça! O que você precisa saber é que inexiste 50 mil métodos infalíveis de marketing para vender treinamentos na internet!

Na verdade, só existe apenas um método que funciona e você sabe qual é?

Basta criar uma experiência única com seus clientes, oferecendo conteúdos gratuitos (isca digital) ou por um preço irresistível (abaixo da média).

Apresentação de um catálogo completo e padronizado

Monte um catálogo de cursos e envie aos seus clientes aqueles que são suscetíveis de despertar o interesse deles. Você pode fazer por e-mail, mensagem inbox no Facebook, pelo Direct do Instagram, WhatsApp e por aí vai.

Crie uma página de vendas estruturada

A página de vendas deve atender os padrões do mundo profissional com os seguintes itens:

  • “objetivos”
  • “para quem?
  • “Pré-requisitos”

As pessoas que procuram cursos digitais na internet estão acostumadas a encontrar esses itens que oferecem as informações essenciais em prol da transparência e da qualidade do produto.

Baixe o programa de treinamento (cursos)

Seus clientes fazem download ou imprimem esse documento para tomar decisões, mas se for um curso profissional contínuo, é uma obrigação.

Nunca force o cliente a comprar nada

Não existe coisa pior que ficar forçando alguém a adquirir um produto, como faziam nos velhos tempos. O seu objetivo deve estar concentrado em atender as necessidades dos clientes.

A finalidade desse artigo é ensinar como transformar os principais recursos dos cursos em verdadeiras iscas digitais, visando expandir a sua taxa de conversão.

Conclusão

Todas as pessoas (homens, mulheres e empresas) interessadas em comprar algum tipo de curso na internet, estão querendo aprender algo inovador com a intenção de ganhar dinheiro com esse aprendizado ou estão desejando se profissionalizar em alguma área específica para criar um modelo de negócio lucrativo.

Sabendo disso, toda sua estratégia editorial (técnicas de copywriting, marketing digital etc.) de promoção e divulgação de infoprodutos nas redes sociais, no seu blog, site ou plataforma e-commerce, deve descrever as vantagens, os benefícios e os impactos positivos que esse curso pode causar na vida pessoal e financeira do seu cliente.