VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2025?
O sucesso do seu empreendimento está entre as linhas desse artigo, onde vou mostrar a você como vender cursos na internet e ganhar dinheiro online, aplicando estratégias sustentáveis de marketing digital com foco em resultados.
O meu único propósito é ajudar você no entendimento do funcionamento do processo de vendas de cursos na internet de maneira simples e eficiente.
Se lembra daquele antigo provérbio que diz assim: “A primeira impressão é a que fica!”?
Sinceramente, cheguei a nítida conclusão que essa frase não é apenas um mero ditado como muitos pensam por aí.
No mundo dos negócios virtuais e físicos, existe uma verdadeira mensagem subliminar camuflada por trás das palavras dessa humilde frase.
Você sabe qual é? Se a primeira impressão que você passar ao seu futuro cliente for negativa, ele irá procurar outro vendedor e a frustração de ter perdido uma venda vai surgir dentro de você!
Agora, se a primeiro insight que o vendedor causar for positivo e influente, seu cliente irá tirar o cartão de crédito da carteira e comprar cursos no seu site com um sorriso estampado no rosto.
Sim, agora vamos entrar direito ao assunto!
Falar sobre as inúmeras vantagens de um determinado tipo ou modelo de produto é essencial durante o relacionamento de comunicação direta com o seu cliente, mas o vendedor deve ir mais longe no processo de venda de cursos ou treinamentos na internet.
Esqueça o dinheiro por enquanto ou melhor não fique pensando em ganhar grana!
Seja mais inteligente que isso, você consegue! Coloca seu foco em vender conhecimento e confiança, o dinheiro vai chegar na sua mão depois.
A sua missão é mostrar a qualidade dos produtos (virtual ou físico) criando uma real sensação de urgência e escassez no cliente, através de 2 poderosos gatilhos mentais.
Nesse exato momento o consumidor final vai pensar: “Nossa! Se eu deixar escapar essa oportunidade, outra pessoa vai comprar esse produto no meu lugar!”
Segundo, mesmo sendo infoprodutos, você deve enfatizar as vantagens que o cliente terá comprando esse conteúdo no seu site, fazendo o cliente pensar que será difícil encontrar esse treinamento em outra plataforma, por exemplo.
Você deve dizer para que serve, como funciona e os benefícios do produto, criando uma real necessidade no cliente e no caso de vender cursos na internet, o segredo é agregar o máximo de valor aos fins positivos que o cliente terá comprando os cursos da Hotmart que você escolheu vender na internet e nas mídias sociais.
A melhor sacada desse negócio é dizer ao cliente que quando ele aprender como funciona o curso, ele mesmo poderá ganhar dinheiro na internet em 2025 com isso.
Agora, dependendo da relação que você mantem com os compradores de cursos na internet, se o seu cliente disser: “Caramba!!! Aprendi como funciona o curso e agora vou ganhar dinheiro!”
Nesse exato instante, o vendedor não deve parar por alí não!
Você precisa criar uma nova situação, uma outra necessidade no cliente para que ele invista o dinheiro dele comprando outro curso com você, se ligou?
Moral da história, o objetivo é fazer o dinheiro sair do bolso do cliente e entrar no seu bolso de forma 100% honesta!
É necessário desenvolver um relacionamento sólido com as pessoas interessadas em adquirir os cursos que você está vendendo na internet, no Facebook, no Instagram, no seu canal do YouTube e demais redes sociais.
O segundo passo é fazer com que esses clientes possam se interessar cada vez mais pelos seus produtos digitais.
Sendo assim, vou explicar um método infalível fatiado em 3 etapas:
Sabe aquela galera amadora que fica empurrando cursos da Hotmart nos grupos do Facebook, achando que a plataforma dessa rede social é o único meio para realizar a primeira venda como afiliado?
Então, eles não entenderam nada sobre o assunto e é por esse motivo, que estou criando essa página de conteúdo!
A primeira etapa é considerada a mais importante de todas! Aqui, você tem a possibilidade de compartilhar seus produtos com centenas de pessoas, oferecendo uma amostra dos módulos dos seus cursos, através das seguintes maneiras:
Não confunda as coisas! Não estou dizendo que você deve viabilizar gratuitamente seus cursos (mesmo aqueles que você julgar desinteressantes) na internet.
Se trata de promover uma oferta de um curso na internet por um preço inferior, visando estimular o comprador e fazer com que ele conheça você de qualquer jeito.
Na verdade, é uma maneira de criar um buzz marketing entre os compradores, por meio da estratégia do inbound marketing.
“Qualquer esforço aparente de vendas gera uma resistência de força similar!”
Se você não souber o que leva uma pessoa a tomar uma decisão de comprar um curso na internet ou qualquer outro tipo de infoproduto, tudo bem!
Vou explicar em apenas 2 frases:
Coleguinha, para você convencer um cliente qualificado é recomendável não incentivá-lo a comprar nada. A insistência pode botar tudo a perder!
Daniel, já que a forçação de barra é desaconselhável, qual é melhor alternativa de vendas?
O ideal é iniciar uma conversa com o seu cliente qualificado, falando sobre os cursos de forma evasiva (natural), mas ao mesmo tempo, você começa o processo da venda, introduzindo as vantagens e os benefícios do seu produto digital na vida pessoal e ou profissional do comprador, criando a sensação de necessidade nele.
“Revele seu grande taleto como vendedor de cursos digitais na internet!”
A sua resposta determina se você é ou não é um bom vendedor e ao mesmo tempo, você entenderá com mais facilidade por que esse procedimento de vendas funciona tão bem.
Veja o exemplo abaixo e tente imaginar a seguinte situação!
Você tem a escolha entre 3 cursos que você está interessado, mas ainda não conhece a qualidade do conteúdo desses materiais.
Tenho quase absoluta certeza, que você estaria mais atraído pela terceira alternativa, não é mesmo?
Veja bem a metáfora!
Quando você está tentando seduzir alguém desconhecido, você não vai pedir essa pessoa em casamento no primeiro encontro ou propor uma viagem de lua de mel em Paris e depois, querer ter filhos.
Da mesma forma que você não faria esse tipo de convite, você também não aceitaria esse tipo de situação.
A melhor estratégia é fazer as coisas devagar e seguindo o passo a passo, correto?
O mundo dos negócios também é assim! A atração de clientela deve ser agradável e acontecer naturalmente.
Se você optou por criar um site responsivo no WordPress (exemplo) com artigos relevantes, mencionando as principais vantagens dos diferentes tipos de cursos que você vende na internet, suas chances de vendas serão superiores e além disso, você ainda pode oferecer pequenas amostras do seu conhecimento e criar uma relação de confiança com seus queridos leitores.
O segredo do sucesso de vendas de cursos na internet está fincado no gatilho mental da reciprocidade, onde você deve dar para receber.
Mais simples do que isso não existe!
No meu ponto de vista, existem duas possibilidades de criar uma experiência singular com os clientes!
O cliente só vai meter a mão no bolso dele, caso a experiência com você (vendedor) ultrapassar suas expectativas e atender as necessidades primárias e secundárias.
Daniel, explica como fazer isso acontecer!
Claro, meu querido leitor! Para criar uma experiência única com o cliente você deve remodelar seus pensamentos e substituir esse paradigma de que as dificuldades de vendas significa o fim da linha.
“Quem reza pedindo chuva, tem que saber lidar com a lama!“
Em seguida, ficar pensando somente em dinheiro, vai quebrar o seu negócio e você vai ficar à deriva.
O terceiro passo: Não basta acessar o site da Hotmart, Eduzz ou Monetizze, se afiliar aos cursos e sair divulgando de qualquer maneira.
Existe uma metodologia de marketing digital por trás de tudo isso e você é obrigado a identificar o jeito mais compatível com o seu modelo de negócios para obter sucesso com suas vendas na internet.
O quarto passo é entreter uma conversa de qualidade com os usuários em todas as plataformas da internet:
A estratégia é usar o marketing digital na criação de oportunidades irresistíveis, onde os clientes irão confiar mais em você do que na concorrência.
Além disso, ao reservar um espaço de discussão em cada um dos cursos na internet, você está permitindo que as pessoas interajam com você e a partir desse momento, você começa a construir as fundações de uma comunidade em torno dos temas relacionados aos treinamentos.
As pessoas inscritas no curso terão a sensação de pertencerem ao grupo e se sentirão privilegiadas diante daqueles que ainda não se inscreveram para fazer tal curso.
Criar e manter um vínculo social com seus contatos não tem preço, tanto para você quanto para seus “alunos”.
É aquela velha história de estar sempre por perto dando atenção e suporte técnico.
Em outras palavras, quando você passar a ouvir e entender o que os clientes querem e fornecer respostas significativas às perguntas que eles estão fazendo, você será capaz de executar as 3 ações definidas abaixo:
O quinto passo para estabelecer um relacionamento de qualidade com o seu público-alvo e com seus clientes é mantendo uma comunicação contínua (isso faz parte do atendimento pré e pós venda) e essa estratégia é tão importante, quanto as duas últimas mencionadas.
Gostaria inclusive de adicionar que, o critério mais importante é saber que um cliente (prospect) nunca toma uma decisão de compra imediata.
Entenda uma coisa simples! Existe um espaço de tempo entre o momento que o futuro cliente encontrou o seu curso na internet e o momento em que ele decide comprá-lo.
Durante esse período, o visitante vai pesquisar informações relacionadas ao preço, qualidade do conteúdo, variadas formas de pagamentos em vários sites, redes sociais e em outras plataformas, a fim de, se assegurar que vale a pena investir dinheiro comprando os cursos que você está propondo na internet.
Sendo assim, você deve manter contato com todos os visitantes, usuários das mídias sociais, oferecer assistência pré venda no site e pelo aplicativo WhatsApp, visando guardar essas valiosas informações e não perder ricas oportunidades de vendas.
“Você ainda não tem clientes, apenas visitantes acessando o seu site em busca de conhecimentos específicos e profissionalizantes!”
A tática mais eficiente para converter simples visitantes em verdadeiros clientes é através do inbound marketing!
A sua empresa precisa oferecer cursos gratuitos por tempo indeterminado com a finalidade de atrair a atenção desses usuários e fechar boas vendas.
Agora, se você decidiu começar seu negócio lucrativo do zero com pouco investimento, recomendo colocar em prática as seguintes ações:
Então, chegou a hora de você pensar em inserir alguns links que apontam até as landing pages de conversões, onde os usuários poderão baixar os cursos grátis que você selecionou nessa seção do seu site.
Pegue o exemplo dos afiliados da Hotmart! Você sabe porque essas pessoas não conseguem concluir a primeira venda?
O que muitos afiliados ignoram é que para vender cursos na internet é essencial oferecer credibilidade e confiança acima de qualquer outra coisa.
O que estou dizendo é que se você não transmitir confiança ao comprador, você fará zero vendas.
Não basta apenas sair escrevendo frases para chamar a atenção dos clientes com técnicas de copywriting, se você ainda não conseguiu montar um planejamento estratégico de marketing digital para vender seus cursos na internet.
O gráfico acima é um exemplo da estrutura de vendas de cursos na internet representado por diferentes etapas:
A primeira etapa consiste em promover a qualidade do conteúdo dos cursos, através de ofertas promocionais (preço baixo) gratuitas (por um módulo gratuito) aos compradores.
A segunda etapa representa a fase de interação com seus clientes, onde você deve transmitir credibilidade aos seus alunos, visando garantir suas vendas.
A terceira e última etapa é privilegiar o atendimento ao cliente e oferecer assistência técnica durante um determinado período de tempo.
O maior erro que os “afiliados” cometem após a realização de uma venda é desaparecer sem dar o menor sinal de vida ao cliente! Que comportamento ridículo!
Então, para vender quaisquer tipo de curso na internet é vital conceber alguns métodos de vendas e maximar a sua taxa de conversão.
Vou compartilhar 2 métodos comprovados do processo de vendas, através de 2 exemplos distintos, ok?
Esse método é bastante utilizado pelos criadores de infoprodutos, YouTubers e pelos profissionais especializados em consultoria de marketing digital.
É possível conseguir excelentes resultados quando o usuário possui um site ou algum aplicativo que favorece suas vendas.
Para que suas vendas sejam eficientes, seu site deve conter 3 diferentes páginas, são elas:
Em outras palavras, quando um cliente valida o formulário para receber o brinde prometido, ele não será redirecionado até uma landing page de agradecimento clássica.
O que acontece é que o cliente será convidado a clicar no link enviado por e-mail para abrir o vídeo que contém as explicações do conteúdo do módulo gratuito do curso adquirido e os benefícios da versão integral do treinamento.
A concepção da página de agradecimento deve ser preparada, visando induzir o visitante a clicar no botão CTA “comprar” e ser direcionado até a página de pedido de compra.
Uma excelente sacada é introduzir o gatilho mental da urgência, por meio de um cronômetro indicando o tempo de vida da oferta promocional, tal como: “Aproveite enquanto é tempo! A oferta acaba em 10 minutos!”
Isso vai criar uma sensação de urgência no cliente e ele irá se apressar na finalização do pedido.
Daniel, será mesmo que vale a pena colocar esse método em prática?
Sim! Porém, o funcionamento desse método depende de 3 fatores, são eles:
Com o lançamento desse tipo de oferta, você conseguirá atrair um público-alvo seduzido pelo preço e pela qualidade do conteúdo do infoproduto que garante excelentes resultados aos clientes.
Você já ouviu falar na Camila Porto? Então, ela é uma especialista em vendas de produtos nas redes sociais e você pode encontrar centenas de vídeos dos seus alunos explicando como conseguiram aumentar o patrimônio líquido dos seus negócios na internet, especialmente nas redes sociais com os cursos dela.
Entretanto, se você estiver querendo criar um negócio do zero sem investimentos, aconselho você a seguir os vídeos de Érico Rocha.
Embora ele tenha acumulado diversas reclamações no site ReclameAqui, o Érico Rocha é um prodígio na arte de ajudar as pessoas a saírem desse sistema brasileiro caótico e montar seus próprios negócios.
O Érico Rocha utiliza a técnica de publicação de vídeos otimizados do YouTube e em seu site, explicando como obter sucesso na internet.
Você ainda encontra vídeos com cases reais (provas sociais) de pessoas que seguiram os conselhos do Érico Rocha e hoje, vivem confortavelmente bem.
No caso de pessoas que não possuem nenhuma formação em marketing digital, o terceiro fator pode se tornar uma verdadeira barreira no mundo dos negócios virtuais.
Agora, se o seu objetivo é vender cursos na internet e ganhar dinheiro online, você vai precisar investir um pouquinho do seu dinheiro e comprar um curso de marketing digital para aprender como funciona todo o processo de divulgação online.
Quem ainda não conhece a plataforma Hotmart? Pois bem, é a maior plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais do Brasil.
Aliás, escrevi um artigo muito interessante sobre como vender produtos digitais da Hotmart que você deveria tomar conhecimento. Tenho certeza que você vai adorar!
A grande vantagem dos Hotlinks dos infoprodutos da Hotmart é que você direciona o tráfego de visitantes até a página de vendas, onde o cliente encontra informações sobre o curso e procede com o pagamento ali mesmo.
Para facilitar seu entendimento sobre o assunto, vou explicar 2 diferentes critérios que favorecem o impulsionamento e contribuem com a aceleração de vendas, tais como:
“A popularidade de uma empresa é adquirida e construída a longo prazo!”
Veja bem! Uma empresa conhecida na internet dispensa grandes esforços para vender seus produtos aos clientes.
Elas possuem landing pages otimizadas que geram vendas todas vezes que um visitante coloca um produto no carrinho ou acessa uma página de cursos na internet, desde que o título e a descrição do treinamento atenda todos requisitos desse setor de atividade e as expectativas dos visitantes.
Por outro lado, as pequenas e médias empresas que estão começando a promover seus produtos na internet, terão que criar inúmeros planos de ação de marketing digital em todos os vvetores de comunicação virtual.
A partir desse momento, você começa a trabalhar online o quesito “popularidade” da sua empresa.
Entre em contato comigo pelo WhatsApp e vamos conversar sobre seus projetos na internet!
“Quem não é visto, não é conhecido e muito menos lembrado!”
Já sei! Você quer vender cursos na internet, mas ignora por onde começar, não sabe como segmentar o seu púbico-alvo e tão pouco, definir a sua buyer persona.
A segmentação do público-alvo é uma etapa indispensável na aquisição de novos clientes interessados em comprar seus produtos digitais ou serviços oferecidos pela sua empresa.
O primeiro passo é conhecer o tipo de curso que você almeja vender na internet e para isso dar certo, você precisa encontrar as seguintes respostas:
Essas perguntas vão te ajudar a pensar melhor a encontrar uma forma coerente de segmentar o seu público-alvo, promover seus negócios online e encontrar o cliente ideal.
Ao contrário do que muitos imaginam, incontáveis empresas brasileiras produzem e vendem infoprodutos na internet todo o santo dia.
Vamos adiante! Utilizar o Facebook e o Instagram como ferramenta de vendas é uma boa pedida, mas não é suficiente. O segredo é criar um perfil na rede social Linkedin para empresas, criar conexões com os usuários ativos e começar a publicar as ofertas dos cursos, direcionando o tráfego até a página do produto.
“Quanto mais você abrir esse leque, maior serão suas oportunidades de ganhar dinheiro online!”
Escuta! Se você estiver pesquisando no Google ou em grupos do Facebook sobre como vender mais e melhor, esqueça! O que você precisa saber é que inexiste 50 mil métodos infalíveis de marketing para vender treinamentos na internet!
Na verdade, só existe apenas um método que funciona e você sabe qual é?
Basta criar uma experiência única com seus clientes, oferecendo conteúdos gratuitos (isca digital) ou por um preço irresistível (abaixo da média).
Monte um catálogo de cursos e envie aos seus clientes aqueles que são suscetíveis de despertar o interesse deles. Você pode fazer por e-mail, mensagem inbox no Facebook, pelo Direct do Instagram, WhatsApp e por aí vai.
A página de vendas deve atender os padrões do mundo profissional com os seguintes itens:
As pessoas que procuram cursos digitais na internet estão acostumadas a encontrar esses itens que oferecem as informações essenciais em prol da transparência e da qualidade do produto.
Seus clientes fazem download ou imprimem esse documento para tomar decisões, mas se for um curso profissional contínuo, é uma obrigação.
Não existe coisa pior que ficar forçando alguém a adquirir um produto, como faziam nos velhos tempos. O seu objetivo deve estar concentrado em atender as necessidades dos clientes.
A finalidade desse artigo é ensinar como transformar os principais recursos dos cursos em verdadeiras iscas digitais, visando expandir a sua taxa de conversão.
Todas as pessoas (homens, mulheres e empresas) interessadas em comprar algum tipo de curso na internet, estão querendo aprender algo inovador com a intenção de ganhar dinheiro com esse aprendizado ou estão desejando se profissionalizar em alguma área específica para criar um modelo de negócio lucrativo.
Sabendo disso, toda sua estratégia editorial (técnicas de copywriting, marketing digital etc.) de promoção e divulgação de infoprodutos nas redes sociais, no seu blog, site ou plataforma e-commerce, deve descrever as vantagens, os benefícios e os impactos positivos que esse curso pode causar na vida pessoal e financeira do seu cliente.