Curso De Google Analytics Para Iniciantes Aprenderem Como Funciona Essa Ferramenta!

0 Comments

O curso de Google Analytics para iniciantes foi concebido com o intuito de atender as necessidades de pessoas físicas e jurídicas que buscam conhecimentos sobre como analisar os canais de comunicação digital e entender a função das métricas estatísticas através da famosa ferramenta de mensuração de desempenho e audiência Google Analytics.

Independente da natureza do seu setor de atividade profissional dos negócios da sua empresa, esse curso é 100% dedicado aos proprietários de sites institucionais e aos lojistas do comércio eletrônico brasileiro que desejam se aprofundar na leitura de KPIs e na compreensão da proveniência do tráfego de visitantes que transitam pelo seu site.

Quando nos referimos as lojas virtuais, as compras realizadas pelos consumidores são feitas por meio da estratégia do funil de vendas.

Aliás, eu recomendo que você leia o artigo: como fazer inbound marketing para atrair novos clientes.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a jornada de compra do consumidor é baseada na captação da atenção do cliente visando melhorar a qualidade do tráfego de visitantes.

De fato, é fundamental estudar o comportamento de busca dos consumidores no Google, a fim de, adaptar a sua estratégia de marketing digital de acordo com o comportamento de cada futuro cliente de forma assertiva e assim, você vai saber como encontrar o cliente ideal!

Após essa etapa, chegamos ao momento da conversão, onde as vendas são efetivadas e concluídas.

A grande vantagem de utilizar o Google Analytics como ferramenta de análise de dados é acompanhar o caminho percorrido pelo usuário em tempo real, descobrir por onde ele acessou o seu site (página de entrada), saber o tempo de duração de cada visita e identificar por qual página o visitante saiu (landing page de saída).

Graças ao curso (nível básico ao intermediário) de Google Analytics para iniciantes, preparado pelo nosso consultor de marketing digital, você terá total controle e autonomia da ferramenta Analytics.

Descubra o que você vai aprender no curso de Google Analytics

O principal objetivo desse curso de Google Analytics para iniciantes é ensinar o que é e como funciona os indicadores-chave de performance do seu site, através do painel administrativo (dashboard) da ferramenta Google Analytics, onde você vai aprender:

  • Como abrir uma conta na plataforma Google Analytics.
  • Como configurar a ferramenta.
  • Gerenciar os usuários inscritos no painel administrativo.
  • Proceder com as configurações da propriedade.
  • Ter acesso ao código de acompanhamento de dados e saber como instalar a TAG em todas as landing pages do seu site.
  • Vinculação de produtos.
  • Vincular o Google Analytics com a ferramenta Optimize e Tag Manager.
  • Conhecer os outros serviços que o Google oferece para garantir o melhor funcionamento do seu site.
  • Configurações da vista da propriedade.
  • Criar e configurar as metas do seu site.
  • Configuração de recursos de comércio eletrônico.
  • Analisar os dados em tempo real.
  • Identificar quem é o seu público-alvo.
  • Como interpretar os dados da visão geral da aquisição de visitantes.
  • Conhecer o comportamento geral dos visitantes que navegam pelo site.
  • Analisar as conversões e mensurar os resultados.
  • Exportar os dados que você achar mais relevantes.
  • Descobrir quais canais de aquisição enviam mais tráfego.
  • Realizar estudos estatísticos comparativos.
  • Mensurar o tráfego de visitantes provenientes dos anúncios no Google Ads.
  • Identificar as palavras-chave que os usuários utilizaram para chegar até o seu site e muito mais.

Saiba porque o Google Analytics é importante

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta de SEO que permite se conectar aos demais serviços oferecidos pelo Google.

Os usuários sentem uma sensação de frustração quando acessam a plataforma pela primeira vez, devido as inúmeras funcionalidades que a ferramenta oferece e a leitura dos dados pode parecer complexa.

Mas, não se preocupe! Esse curso para iniciantes vai transformar você em um verdadeiro especialista de mensuração de métricas no Google Analytics.

Conheça o programa do curso de Google Analytics para iniciantes

Agora, vamos analisar o conteúdo do curso por outro ângulo de visão!

Quando o assunto se trata de alcançar objetivos definidos é primordial garantir que o número de acessos ao seu site cresça progressivamente.

Durante o curso de Google Analytics, você começará descobrindo o que é uma visão geral, o número de usuários, o número de sessões, a taxa de rejeição e a duração média de uma sessão.

O mais interessante é que a integralidade desses dados podem ser comparados em diferentes períodos.

Número de usuários

O número de usuários corresponde ao número de visitantes que acessaram o seu site pelo menos uma vez durante um determinado período de tempo.

Essas visitas geram um número maior ou menor de sessões, dependendo se o usuário fez login apenas uma ou várias vezes durante o período considerado.

Dessa forma, em um único dia, você pode obter mais sessões do que usuários.

O rastreamento da duração da sessão verifica se a malha interna do seu site está funcionando.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica que analisa a satisfação ou insatisfação dos usuários que transitam pelas páginas internas do seu site ou da sua loja virtual.

“Quanto menor for a taxa de rejeição maior será a satisfação dos seus visitantes!”

Em outras palavras, quando o visitante acessa uma página de conteúdo e encontra artigos bem estruturados que possuem links espalhados ao longo do texto, esse usuário irá passar muito mais tempo no interior do seu site abrindo várias sessões.

Isso significa que a taxa de rejeição desses usuários é baixa.

Quanto ao percentual da taxa de rejeição elevado, o visitante entrou e saiu do seu site sem sequer ler uma frase.

Agora, é preciso tomar muito cuidado com o aumento da taxa de rejeição pois o algoritmo do Google pode decidir repentinamente de jogar o seu site para o “último lugar da fila“!

Analise o comportamento dos visitantes

O comportamento do usuário ou do visitante é representado pelo modo como eles interagem com o conteúdo editorial do seu site.

Durante o curso de Google Analytics você aprendre diferentes táticas de como interpretar os dados da taxa de rejeição de cada página, o CTR, o tempo médio gasto, percentual de visualização e dezenas de outras métricas.

Esse tipo de estudo identifica as landing page mais importantes aos usuários e incluindo as páginas internas menos relevantes.

Ao terminar este curso de Google Analytics para iniciantes, você poderá criar subconjuntos de dados (segmento) para agrupar usuários de acordo com critérios específicos (país e local de residência, produtos, páginas favoritas etc.).

Essas informações são todas reunidas em relatórios especializados que permitem configurar ações adaptadas em função dos resultados observados.

Onde o curso de Google Analytics será realizado?

O consultor Daniel Andrade se desloca somente dentro da área da zona do Rio de Janeiro até o local combinado com o cliente ou próprio aluno vêm até o escritório.

Porém, devido aos atuais acontecimentos ligados ao Corona Vírus, o curso será fornecido preferencialmente a distância via internet.

Nós também fazemos consultoria de treinamentos e cursos de Google Analytics dentro de empresas, mediante solicitação.

Agora, se você mora fora do Rio de Janeiro, mas mesmo assim quer fazer nosso curso de Google Analytics, oferecemos o treinamento remoto. Ou seja, você pode fazer o curso através do Skype com compartilhamento de telas.

Conclusão

O nosso curso de Google Analytics para iniciantes tem duração de 10 horas (1 hora por dia) dentro de um período de 10 dias, onde os horários e os dias das aulas são adaptados a conveniência dos alunos.

Esse curso oferece assistência de 7 dias após o término do curso.

Categorias: