Qual É A Diferença Entre Indexação E Posicionamento De Sites No Google?

0 Comments

A diferença entre indexação de sites nos mecanismos de busca e posicionamento de landing pages na classificação de resultados de pesquisas orgânicas do Google é a primeira etapa do planejamento estratégico de otimização do desempenho da visibilidade de um determinado site institucional, artigos em blogs noticiosos ou de alguma plataforma ecommerce.

Os termos “indexar” sites internet no Google e “posicionar” páginas internas nas SERPS dos motores de pesquisa são duas estratégias distintas de extrema importância aos projetos de marketing digital de qualquer empresa pretendendo alcançar clientes potencialmente qualificados nos diversificados canais de comunicação digital disponíveis online.

O que significa indexar sites nos motores de busca?

Indexar um site nos servidores dos motores de pesquisa é uma técnica indispensável ao procedimento inicial de estratégias de divulgação de sites.

É como se você estivesse fazendo um cadastro na “lista de contatos” do Google, Yahoo Search ou Bing.

Em outras palavras, a indexação é o processo de declaração e confirmação da existência de um site nos mescanismos de pesquisas.

Companheiro, o que estou tentanto explicar aqui é que antes de uma landing page aparecer na primeira página do Google é necessário realizar algumas ações específicas ligadas a viabilidade da indexação de suas páginas com a ajuda das melhores ferramentas de SEO, Search Console ou através de backlinks de sites referentes.

“Oi Google! Eu acabei de criar o meu site e preciso que você coloque-o indexado no seu repertório de sites indexados!”

Tecnicamente falando, o rastreamento (crawling) de páginas web é efetuado diariamente pelos robôs (algoritmos) dos motores de busca que examinam incontáveis aspectos técnicos relacionados a qualidade de um site e também, diversos fatores relevantes associados ao nível da experiência do usuário.

Quanto tempo demora para o Google indexar um site?

O tempo estimado para indexar um site no Google varia em função de múltiplos critérios determinados pelos algoritmos dos mecanismos de pesquisas e dentre tantos, podemos encontrar os seguintes:

  • Idade e autoridade do nome de domínio.
  • Qualidade do serviço de hospedagem.
  • Nível de complexidade de leitura do código fonte (PHP e HTML).
  • Índice de relevância do conteúdo editorial de landing pages.
  • Tamanho do site (quantidade de páginas internas, incluindo homepage).
  • Grau de importância dos assuntos tratados no site.
  • Compatibilidade com dispositivos móveis (mobile Friendly).
  • Taxa percentual de velocidade de exibição de páginas internas.
  • Qualidade e quantidade de links de entrada originários de sites referentes.
  • Estrutura da arborescência da navegação interna do site.
  • Experiência do usuário.

Veja bem! Que seja a criação de um site corporativo, publicação de novos artigos em blogs informativos ou o lançamento de uma loja virtual, o Google levará em média uns 7 dias para indexar o seu site.

Entretanto, nossa agência digital conhece métodos eficientes que aceleram a indexação de páginas no Google e conseguimos reduzir esse tempo em aproximadamente 3 dias.

Saiba o que é posicionamento SEO nos resultados de pesquisa

Posicionar algum site gratuitamente no Google ou posicionamento SEO é a mesma linguagem utilizada pelos analistas de marketing digital em agências de comunicação e esse contexto refere-se ao conjunto de implemetações de táticas comprovadas de otimização de centenas de critérios que constituem um site internet.

O posicionamento é a etapa decorrente ao processo de indexação de páginas internas, onde o consultor de marketing digital deve analisar cuidadosamente os principais objetivos de cada landing page antes de efetivar as devidas ações de otimização orgânica, identificar quais palavras-chave são as mais adaptáveis às páginas de aterrissagem e sobretudo, definir o perfil do público-alvo com o intuito de encontrar o cliente ideal na rede de pesquisa SEO.

Como posicionar um site no Google sem investir muito dinheiro?

Meu camarada, posicionar um site nos mecanismos de busca ou melhorar o posicionamento SEO de sites já indexados, requer experiência em marketing digital e inclusive, possuir sólidos conhecimentos do funcionamento da inteligênca artificial do Google.

Aqui estão alguns pontos de partida que irão te ajudar a compreender como otimizar um site internet, caso você tenha interesse em entrar nessa aventura sozinho (é por sua conta e risco):

  • Realização de um estudo semântico completo com as melhores ferramentas de SEO.
  • Análise de sites concorrentes diretos e indiretos.
  • Identificação do interesse do público-alvo e compreensão do comportamento de busca do consumidor no Google.
  • Otimização de títulos e meta tags com termos relevantes.
  • Estruturação do conteúdo com tags H1, H2, H3 e assim por diante.
  • Otimização do conteúdo editorial respeitando as normas redacionais do Google.
  • Integração de técnicas de link building e cross linking.
  • Aquisição de backlinks de qualidade.
  • Sincronização com Google Analytics e Search Console.
  • Vinculação do site com plataformas de redes sociais.
  • Acompanhamento de métricas.

Todavia, se você é leigo nesse quesito e não tem habilidades em otimizar sites, recomendamos vivamente que entre em contato conosco agora mesmo e peça um orçamento (gratuito) personalizado do seu projeto.

Quanto tempo leva para posicionar um site no Google?

Posicionar um site na classificação de snippets de resultados de pesquisas SEO do Google é sem dúvida, uma temática mais complexa que indexar um site, por exemplo.

O posicionamento nas SERPS dos mecanismos de busca é calculado em função de diferentes aspectos, aos quais, os robôs avaliam perpetualmente os pontos a seguir:

  • Densidade de palavras-chave embutidas nos textos de cada landing page.
  • Relevância dos termos de busca.
  • Qualidade do conteúdo redacional relacionado a satisfação do usuário final.
  • Taxa de rejeição e CTR.
  • Proveniência de backlinks até o site.
  • Eventual presença de técnicas de black hat SEO.
  • Interação dos visitantes com as páginas do site e assim por diante.
  • Tempo de vida de um site.

Posicionar um site no Google para aparecer entre os 10 primeiros resultados pode levar em média entre 1 semana e 6 meses de espera.

Conclusão

Indexar landing pages no Google e posicionar sites nas pesquisas SEO, é apenas a ponta do iceberg de inúmeradas estratégias de otimização SEO, publicidade e marketing de qualquer empreendimento de negócios online que almejam atrair clientes com dinheiro!

Não seja tímido rapaz! Chama a gente pelo WhatsApp e vamos bater um papinho.

Categorias: