Loja Virtual Prestashop 1.7: Principais Funcionalidades Para O Seu Negócio!

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A loja Prestashop 1.7 é a última atualização da versão da plataforma, onde podemos encontrar centenas de novos recursos e diferentes funcionalidades que permitem aos usuários obterem um controle total do funcionamento de suas lojas virtuais.

Entretanto, não basta somente criar uma loja Prestashop 1.7 e achar que o serviço está feito! Se você quiser alcançar sucesso no Google e no comércio eletrônico, é essencial conhecer os 3 principais pilares da otimização de sites de uma loja virtual (conhecida como pirâmide do SEO)

A técnica

Compreende todos os pontos relacionados com o nome de domínio, hospedagem, código fonte (HTML), CMS, temas corretamente codificados, interface móvel, módulos (instalação, configuração e manutenção), reescritura de URLs e por aí vai.

O conteúdo

Consiste no desenvolvimento de conteúdos inéditos (sem duplicação parcial ou total), atrativos, bem estruturados com textos de qualidade (úteis e utilizáveis) respeitando a hierarquia dos Hn, são otimizados com palavras-chave relevantes e segmentados por categorias, subcatagorias, produtos e assim por diante.

As páginas de conteúdos de uma loja virtual Prestashop 1.7 apresentam meta tags corretamente preenchidas e otimizadas com termos pertinentes, exibem fotos de alta definição, divulgam vídeos informativos sobre os produtos comercializados nas páginas (landing pages), incitando os clientes a interagirem (comentários, depoimentos etc) diretamente na página do produto.

Outro fator importante é a distribuição da popularidade do site, através da construção do linking interno (cross linking).

A popularidade

É a aquisição de backlinks de qualidade (links externos) com os sites referentes, podendo ser feita nas plataformas de redes sociais.

Dicas para sua loja virtual Prestashop 1.7

A primeira coisa que você deve fazer, antes de lançar a sua loja virtual Prestashop 1.7 na internet, é refletir sobre aa escolha do seu nome de domínio e na qualidade dos diferentes serviços de hospedagem da sua loja Prestashop.

Nome de domínio

Recomendo comprar um nome domínio que represente 100% o nome do negócio (ou de uma marca) que você deseja lançar online. Em contrapartida, evite incluir sequências de palavras-chave no domínio.

O Google penaliza gravemente estes tipos de domínio!

Daniel, como saber qual é a extensão de domínio ideal para minha loja Prestashop 1.7?

A resposta é simples! Tudo depende da localização do público-alvo que você almeja atingir na internet. Agora, se o seu objetivo é vender apenas dentro do mercado brasileiro, aconselho escolher uma extensão .com.br.

Caso contrário, se sua meta é alcançar clientes em países estrangeiros, é recomendável utilizar a extensão de domínio .com (unicamente).

Realizar pesquisas sobre preços de nome de domínios e custos de serviços de hospedagem propostos na internet, possibilita a redução do seu investimento. Você também deve énsar em escolher uma hospedagem de qualidade com alta velocidade de exibição de páginas em desktops, tabletes e nos dispositivos móveis.

HTTP ou HTTPS

O famoso HTTPS recomendado pelo Google, desde 2014, favorece positivamente o bom posicionamento das páginas da sua loja virtual Prestashop nos resultados de pesquisas orgânicos. Porém, este não é o único critério SEO dentro da atmosfera do marketing digital.

Em 2017, tudo mudou! O Google pressionou todos os sites internet no mundo inteiro a migrarem seus antigos protocolos para HTTPS. Desde então, os sites HTTP foram considerados potencialmente perigosos pelos navegadores internet, Mozilla FireFox e Google Chrome.

Naquela época, os sites que estavam resistindo migrar para HTTPS, foram gravemente penalizados no posicionamento SEO e consequentemente, as lojas virtuais perderam milhões de vendas online (SEO e Google Ads).

Vale a pena lembrar que a plataforma Google Ads não aceita divulgação de anúncios publicitários de sites em HTTP! Sendo assim, é muito importante que a sua loja Prestashop 1.7 opere com o novo protocolo de segurança do Google, o HTTPS.

Conheça algumas vantagens do HTTPS:

  • Transmite segurança aos clientes.
  • Melhora a experiência do usuário.
  • Favorece (levemente) o posicionamento SEO nos motores de buscas.

Entenda as desvantagens do protocolo HTTPS:

  • O custo anual do certificado de segurança SSL é cobrado à parte.
  • O certificado SSL necessita de uma hospedagem compatível.
  • A instalação de um certificado SSL em uma loja virtual já existente, é muito complicada! Entre em contato com a equipe de suporte técnico da sua hospedagem.

Desempenho da loja virtual Prestashop 1.7

O Google favoriza todos os sites que possuem uma velocidade de exibição de páginas acima de 80% (desktop e mobile) e os demais, são penalizados. É aconselhável apresentar uma excelente performance para assegurar, um posicionamento de qualidade no SERP.

Além do mais, os consumidores, visitantes, leads, prospects etc, não gostam de lojas virtuais lentas. Após a finalização (total) do desenvolvimento da sua loja virtual Prestashop, é hora de proceder com as configurações das opções do cache e códigos (CSS, javascript, HTML,…) Prestashop.

Isso vai sistematicamente obrigar o Prestashop 1.7 a recompilar e a recarregar todos os arquivos em cada aparição de páginas, afetando o desempenho do SEO da sua loja virtual.

Havendo necessidade de implementar configurações mais avançadas, o site Addons Prestashop proporciona a instalação do módulo (este recurso é pago) Cache Manager, que possibilita selecionar as páginas que você deseja colocar em cache, por exemplo.

Desativar funcionalidades e módulos inúteis:

  • Banners
  • Moedas
  • Logotipos de pagamento
  • Fabricantes
  • Facebook Like Box
  • Fornecedores
  • Lista de desejos
  • Lojas
  • Palavras-chave, tags (evitar a ativação de tags)
  • Selecionador de idiomas
  • OnBoarding (surgiu no versão anterior do Prestashop)
  • Dados estatísticos do tipo: melhores fornecedores, melhores fabricantes, newsletter

Verifique o tempo de carregamento das imagens da sua loja Prestashop, tais como: banners no slider, tamanho das imagens dos produtos, o peso das imagens nas categorias e subcategorias.

Utilize a ferramenta de SEO: Google Speed Insight e GTmetrix e siga as recomendações fornecidas nos resultados da análise.

Versão Mobile (sites com layouts responsivos)

Desde abril 2015, os sites responsivos adaptáveis aos dispositivos móveis são favorecidos nos resultados de buscas orgânicos realizadas pelos telefones celulares. O Google está incentivando os sites e lojas virtuais a se transformarem em “Mobile Friendly”.

Gostaria de lembrar que os resultados exibidos nas telas dos mobiles e desktops são totalmente diferentes para o mesmo termo de busca. Muito louco, não é mesmo?

Configuração da loja virtual Prestashop 1.7

O Google consegue ler as palavras-chave incorporadas nas URLs das páginas. Por conseguinte, é necessário ativar a opção de reescritura de URL, permitindo gerar URLs amigáveis ​​e melhorar o desempenho SEO da sua loja Prestashop no Google.

As estruturas de URL precisam ser modificadas e otimizadas para estabilizá-las a longo prazo. Aconselho deletar o nome da categoria e os códigos EAN das estruturas de urls.

O segredo é evitar redundâncias de palavras-chave dentro da URL! Configure a loja virtual Prestashop com o www (por exemplo: https://www.lojaprestashop.com.br em vez de https://
lojaprestashop .com.br) para que você possa usar subdomínios posteriormente.

Gestão do arquivo robots.txt

O arquivo Robots.txt é usado para impedir que robôs rastreiem uma ou mais páginas, assim como pastas. O Prestashop gera automaticamente esse arquivo, podendo ser gerenciado por um módulo (visite o site Addons PrestaShop) específico.

Breadcrumb

É uma técnica de navegação estruturada que consiste em otimizar a navegação de uma loja virtual, através de links hierárquicos, sem necessariamente apresentar links clicáveis do tipo “Voltar“.

O breadcrumb é usado para 2 simples finalidades:

  • Auxilia a navegação do site e melhora a experiência dos usuários.
  • Em termos de SEO, aperfeiçoa o impacto nos SERP, quando o Google leva em consideração (depende da relevância das palavras).

Isso ajuda no compreendimento da estrutura da loja virtual e permite integrar palavras-chave, focando aumentar a densidade dos termos contidos nas páginas internas (landing pages).

Botões de compartilhamento sociais associados as páginas produtos

Os botões de compartilhamento sociais geram automaticamente links de feedback que aumentam a popularidade da sua loja virtual Prestashop 1.7. É uma passarela entre a sua loja e suas mídias social!

O conteúdo indexado nos mecanismos de busca atrai visitantes, esses visitantes compartilham seu conteúdo na rede social Facebook, por exemplo. Certamente, beneficia o SEO de suas páginas.

Snippets Estruturados

Incentive seus clientes a deixarem depoimentos e comentários sobre seus produtos em sua loja Prestashop 1.7.

O Prestashop inclui um módulo específico para este tipo de estratégia, mas pode ser complementado por um módulo de lembrete automático, como Simple Opinions.

Porém, recomendo o módulo do Google Rich Snippets Note e Customer Reviews +, que otimiza sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google, aumentando sua taxa de cliques, aquisição de visitantes (leads) e conclusão de vendas.

Google sitemap XML

Configure o Google sitemap xml para facilitar o rastreamento das páginas da sua loja virtual Prestashop. O Google indexará mais rápido suas páginas e imagens e será notificado sobre as diferentes alterações. É desnecessário integrar todas as páginas.

Inclua apenas as páginas que devem ser indexadas (relevantes): páginas produtos, categorias, subcategorias e algumas páginas dentro do CMS.

Configure um ponto CRON para sua regeneração automática.

Lembre-se de adicionar o sitemap no Google Search Console, ele permite visualizar a proporção de páginas e imagens indexadas e enviadas.

Cuidado com a duplicação de conteúdo (parcial ou total)

Tópico super interessante! Evite negligenciar e controlar a geração de conteúdo duplicado e páginas de conteúdo pouco relevantes. O Prestashop 1.7 gera conteúdo duplicado através de várias funções, tais como: notícias, fabricantes, fornecedores etc.

Além do mais, o Prestashop também gera páginas de conteúdo irrelevantes, tais como: pesquisa, minha conta, carrinho etc. Não são exemplos! Infelizmente, isso acontece com o Prestashop.

O que você deve fazer é editar o seu arquivo robots.txt, integrando todas as páginas toscas da sua loja virtual Prestashop e em seguida, declará-lo no Google Search Console.

É possível controlar o número de páginas que o Google indexou através da solicitação “site: https://www.lojaprestashop.com”.

O número total de páginas indexadas corresponde a: número de produtos + número de categorias + número de páginas CMS. Não esqueça! Todas as outras páginas devem ser desindexadas.

Entre em contato comigo, caso você não tenha entendido esta parte do guia.

Arquivo .htaccess

Embora muitas pessoas não prestam muita atenção ao arquivo .htaccess, recomendo fazer uma verificação deste arquivo via FTP. Assegure-se que tudo está funcionando corretamente e que não existam parâmetros impedindo o acesso da sua loja virtual Prestashop 1.7, através de duas URLs: com o WWW e sem WWW. Isso evitará a duplicação de conteúdo.

Veja o exemplo abaixo:

https://www.lojaprestashop.com.br e https://lojaprestashop.com.br .

Se a loja virtual estiver configurada com WWW (na frente do HTTPS), https://lojaprestashop.com.br deve redirecionar automaticamente para https://www.lojaprestashop.com.br

Evite duplicar a sua loja virtual com vários nomes de domínio, por exemplo: www.lojaprestashop.com.br

  • www.lojaprestashop.com
  • www.lojaprestashop.com.br
  • www.lojaprestashop.net
  • www.lojaprestashop.org
  • www.lojaprestashop.info

Será uma catástrofe total para o seu Prestashop 1.7!

Módulos de gestão de duplicação de conteúdo

Você encontra baixo, alguns módulos Prestashop capazes de gerar o conteúdo duplicado da sua loja virtual Prestashop:

O módulo Duplicat Content Handler é simples e prático de ser utilizado.

Esse recurso foi desenvolvido para gerenciar conteúdos duplicados dentro do Prestashop (comportamento padrão da plataforma Prestashop) e também, otimiza o arquivo robots.txt

As páginas do processo de pedido, carrinho de compras, autenticação, busca, promoções, notícias, mais vendidos, contatos, mapa do site, lojas, fabricantes, fornecedores, … estão automaticamente no noindex.

O módulo Index Premium é muito mais completo que o módulo anterior, pois personaliza o noindex de forma estratégica.

O módulo Busca Avançada 4 gera páginas de resultados otimizadas sem duplicar conteúdo.

Caso seja necessária uma pesquisa avançada no seu Prestashop 1.7! Os módulos apresentados acima serão complementares a uma otimização manual do seu SEO.

NÃO COMPRE módulos que prometem maravilhas para o seu posicionamento orgânico sem quaisquer ações de sua parte. O Search Engine Optimization, é uma estratégia que precisa de intervenção manual.

Atenção aos produtos idênticos

Lojas virtuais que exibem muitos produtos, tendem a apresentar produtos duplicados (idênticos) dentro das categorias ou subcategorias. Neste caso, é expressamente aconselhável fazer uma lista dos produtos duplicados (idêntico) e colocá-los com a meta tag NOINDEX.

Marketpalces

Cuidado com os comparadores de preços e outros marketpalces! Uma vez sincronizados à sua loja virtual Prestashop 1.7, podem usar as descrições de suas fichas de produtos.

Você corre o risco do Google penalizá-lo, porque ele considera seu site como um copiador de conteúdo marketplace, por possuir menos popularidade.

Paginação das categorias de produtos

Aconselho vivamente incluir vários produtos nas páginas de categorias de produtos para aumentar a densidade de palavras-chave das categorias e/ou subcategorias.

Porém, evite a duplicação de conteúdo!

Por padrão, o Prestashop 1.7 exibe apenas uma dúzia de produtos. Estou sempre recomendando meus clientes exibirem 40 à 60 produtos por página. É uma boa relação entre a visibilidade dos produtos e o desempenho do site.

Esta ação limita a duplicação de conteúdos entre as páginas da mesma categoria!

Um recente estudo mostrou que os consumidores preferem chegar à uma página que integre todos os produtos de uma única vez, ao invés de aterrisar em uma página com apenas os primeiros itens em que devem usar um sistema de paginação para visualizar os seguintes.

Quando você for efetuar quaisquer tipo de alteração de nomes de categorias, produtos, URLs etc., certifique-se que o redirecionamento 301 esteja ativado dentro do painel administrativo Prestashop 1.7. Caso contrário, a sua loja virtual irá exibir páginas de erro 404.

Loja virtual Prestashop multi-idiomas

Muitos e-comerciantes ativam vários idiomas em suas lojas virtuais sem terem traduzido todo o conteúdo. Isso é um grande erro!

A ativação de idiomas na loja Prestashop gera automaticamente conteúdo duplicado entre diferentes idiomas e inúmeras URLs que fornecem conteúdos similares.

Somete ative um idioma adicional, se todos os seus conteúdos estiverem traduzidos nesse idioma (menus, categorias, produtos, páginas cms, módulos etc.).

Você deve saber que a inclusão de um segundo idioma na loja virtual Prestashop, pode modificar toda a estrutura de URLs e impõe a ativação de redirecionamentos 301.

Catálogos de produtos

Sem dúvidas, é o conteúdo mais importante ao SEO da sua loja virtual Prestashop! O catálogo de produtos compreende as categorias e os produtos do e-commerce.

Analise as palavras-chave

Este tópico é diferente desses acima descritos e por esse motivo, gostaria de atrair sua atenção sobre as linhas mencionadas abaixo. Em primeiro lugar, você deve listar (fazer um diagrama) todas as palavras-chave associadas (genéricas e de cauda longa) aos seus produtos, categorias e subcategorias.

Essas são as palavras-chave que os usuários irão pesquisar no Google, com o intuito de encontrar os tipos de produtos que você comercializa na sua loja Prestashop 1.7.

Existem diversas palavras-chave as quais você encontrará um nível de dificuldade superior para se posicionar nos SERP (página de resultado de pesquisas do Google). Recomendo a inclusão de termos de buscas do tipo cauda longa

As palavras-chave de cauda longa são consideradas como expressões e termos de buscas longos e mais assertivos, onde o internauta utiliza palavras-chave cruzadas na mesma expressão.

Os usuários estão cada vez mais utilizando palavras-chave de cauda longa para encontrar rapidamente o que desejam! Sendo assim, otimize todas as páginas produtos da sua loja virtual Prestashop, unicamente com palavras-chave pertinentes.

As página “promoções”, “outlet” etc… Otimize com termos de pesquisas relacionados com: “baratos”, “promoção”, “desconto” etc.

Daniel, como faço para analisar palavras-chave relevantes? Utilize a ferramenta SEO Google KeyWord Planner (planejador de palavras-chave). Esse recurso avalia o volume (mensal) de tendência de buscas de todos os tipos de palavras-chave ligadas ao seus produtos, categorias, subcategorias, marcas e por aí segue.

Essa ferramenta pode ser usada na definição de estratégias de marketing dos anúncios Google Ads e também, na otimização de sites. Quando você estiver fazendo algum tipo de pesquisa no Google, comece a observar as palavras-chave de cauda longa que o próprio Google sugere, dentro do Google Suggest.

É hora de preparar as categorias

Preste atenção à paginação, todas as páginas devem estar acessíveis em no máximo 3 ou 4 cliques. Categorias que contêm muitos produtos devem ser evitadas, pois isso gerará muitas páginas (conteúdo duplicado).

Então você tem que criar subcategorias sem muita profundidade. Eu aconselho colocar muitos produtos nas páginas da categoria (sem exagerar) porque pode causar problemas de carregamento, mas 50 a 60 produtos por página é o ideal. Por outro lado, evite páginas que contenham poucos produtos.

Recomendo segmentar seu catálogo de produtos por tipos de produtos, marcas, texturas, gêneros etc. O objetivo é aperfeiçoar e particionar as categorias do seu Prestashop 1.7.

As subcategorias devem reforçar os temas das categorias. Outra dica importante, é evitar a inclusão de “Mega Menus” que são inadaptáveis a este tipo de estrutura.

Prepare os produtos, ao nível do conteúdo

Como visto anteriormente, o Google penaliza os sites que possuem conteúdos de baixa qualidade ou conteúdos irrelevantes. O trabalho de desenvolvimento da produção de conteúdos é vital à sobrevivência da sua loja virtual Prestashop no Google.

Certifique-se que o conteúdo editorial das páginas internas (landing pages) da sua loja Prestashop é exclusivo, apresentando uma alta qualidade na estruturação dos textos com quantidade de palavras suficiente para que o Google aproveite ao máximo, o conteúdo dos seus produtos.

Dicas de otimização da ficha de produtos da sua loja Prestashop 1.7

  • Preencha corretamente as meta-tags TITLE e DESCRIPTION de cada página produto, inserindo palavras-chave relevantes diretamente ligadas ao produto.
  • Adicione imagens (no mínimo 5) do produto.
  • Segmente as descrições (curta e longa) do produto.
  • Evite termos redundantes.
  • Varie ao máximo o conteúdo editorial de cada produto, especialmente para os produtos idênticos ou similares.
  • Nem pense em COPIAR COLAR textos dos produtos.
  • Responda as perguntas dos visitantes.

Não deixe seus visitantes sem respostas! Eles irão embora e você perde vendas.

Linking interno

A otimização (ativação) do linking interno de uma loja virtual Prestashop é uma ação muito importante! Essa estratégia permite ligar todas as páginas de um site internet entre si, a partir do conteúdo editorial das landing pages.

Os links devem ser posicionados em palavras-chave que correspondam com as categorias, subcategorias, produtos e a homepage da loja Prestashop 1.7.

Diga adeus aquela frase cliché: “clique aqui para ver mais” De fato, é uma forma eficiente de distribuir a popularidade do site entre as páginas dos produtos.

O linking interno é configurado de 2 maneiras:

  • Por meio de links de hipertexto (manualmente) no conteúdo editorial: descrições de produtos das landing pages.
  • Através de links gerados por módulos e funcionalidades do Prestashop: produtos da mesma categoria, cross-selling (vendas cruzadas), produtos relacionados etc.

Otimização de meta-tags

Este é um ponto muito importante, mas é negligenciado por centenas de usuários de lojas Prestashop 1.7!

Os meta-títulos devem ser únicos (exclusivos) e as palavras-chave relevantes devem ser posicionadas nas primeiras posições, focando aumentar a pertinência (SEO) de cada página.

É recomendável inserir de 50 à 55 carácteres no máximo. Evite ultrapassar essa norma imposta pelo Google, e assim, você evita penalizações no posicionamento orgânico.

Opte por palavras-chave curtas, pois causam um impacto positivo no SEO. As URLs devem ser curtas e objetivas! Inclua apenas palavras-chave dos produtos (sem espaços, unicamente com letras minúsculas e sem carácteres especiais).

    Recomendo não exceder o limite de 40 carácteres para produtos. As meta-descrições necessitam de uma linha de redação mais aprimorada (use a técnica de palavras-chave cruzadas), visando alcançar melhores resultados no Google e atrair o seu público-alvo.

    Basicamente, você deve otimizar suas metas-description com palavras-chave relevantes, porém devem estar estreitamente ligadas com cada produto. Por favor, evite repetições de palavras e aproveite a oportunidade para redigir uma descrição com palavras-chave cruzadas.

    A Homepage Prestashop

    A maioria das homepages de lojas virtuais Prestashop são pouco relevantes, por apresentarem uma baixa densidade de palavras-chave e pouco conteúdo editorial.

    As homepages são compostas de um slider que desfila imagens de produtos em destaque da loja Prestashop e banners de promoções. É fundamental integrar conteúdo editorial na homepage da sua loja Prestashop 1.7, embora nem sempre seja muito estético.

    Isso pode ser feito através do módulo “Home Page Editor” e / ou através do módulo “CMS Client Information Block”.

    Segura essa! Sempre tenha uma tag H1 na página inicial da sua loja virtual, se possível incorporando o nome do site ou a palavra-chave em foco, que você está segmentando.

    A homepage não é necessariamente a página de destino do usuário ou dos mecanismos de pesquisa. Por isso, é preciso fornecer uma rápida identificação da loja em todas as páginas, para rapidamente divulgar a finalidade do site, através do menu de navegação, os links das páginas de informações legais e o logotipo.

    O logotipo deve incluir uma linha de base que indica o que é vendido e por que você deve comprar neste site! Que tal, usar um call-to-action nesta seção?

    As demais páginas CMS Prestashop, somente devem ser indexadas aquelas que possuem conteúdos relevantes. Evite indexar páginas de buscas, aviso legal, termos e condições, contato etc.

    O ideal é indexar unicamente, as páginas que possuem um verdadeiro interesse de vendas para o seu negócio. Integre conteúdo exclusivo com no mínimo 300 palavras, ative a tag TITLE nos links das imagens, redação em português (do Brasil) impecável, adicionar tags H1 (títulos) e H2 (sub-títulos), reforçar as palavras-chave com a tag <strong> </strong>.

    Temas responsivos do Prestashop 1.7

    O tema (layout) Prestashop é um assunto importante, mas frequentemente ignorado por muitos. Alguns temas do Prestashop, mal projetados, podem ser muito prejudiciais para o SEO e negam todos os esforços e otimizações que foram feitos a seguir.

    Portanto, preste atenção aos temas que você compra e evite temas muito pesados ​​que incorporem muitos recursos (blog, portfólio, FAQ, depoimentos, serviços etc.)

    Conselhos para escolher um tema Prestashop 1.7 de qualidade:

    • Ergonomia acessível e navegável.
    • Interface compatível com dispositivos móveis (layout responsivos).
    • Um código fonte legível pelos motores de buscas.
    • Tema com velocidade de carregamento otimizada acima de 80%.
    • Certifique-se que os recursos padrão do Prestashop estão funcionando normalmente ​​(slider, configurador de tema, …) para evitar a integração de módulos adicionais que fazem a mesma coisa, praticamente.
    • O posicionamento correto da hierarquia das tags H1, H2 e H3.
    • Tenha um único link para seguir os artigos, geralmente no título do artigo.
    • Verifique se os nomes de produtos, resumos e descrições de categoria não estejam incompletos dentro das páginas de categoria.
    • Observe se o tema está traduzido em português e principalmente, se a tradução está correta.
    • Veja se o tema gera conteúdo duplicado (evite).

    Funcionalidades do Prestashop

    A plataforma Prestashop possui 301 funcionalidades padrão. É a única solução de comércio eletrônico que permite acessar centenas de recursos padrão avançados e gerenciar uma quantidade ilimitada de produtos e dados.

    Conheça abaixo a lista completa de funcionalidades oferecidas pela Prestashop 1.7.

    Gestão de produtos

    • Número ilimitado de produtos.
    • Número ilimitado de categorias e subcategorias.
    • Número ilimitado de atributos (tamanhos, cores, etc.)
    • Número ilimitado de critérios (estilo, época, tendência)
    • Número ilimitado de combinações.
    • Número ilimitado de imagens produzidas.
    • Imagens para cada combinação de produtos.
    • Adicionando texturas e cores personalizadas
    • Dimensões do produto.
    • Escolha da condição do produto (novo, recondicionado).
    • Referências de produtos.
    • Exibição do preço unitário.
    • Customizando os campos do produto.
    • Modo de catálogo (mesmos recursos, sem pagamento)

    Produtos digitais

    • Venda de MP3s, softwares, fotos, músicas, arquivos.
    • Venda de serviços físicos e digitais.
    • Suporte para todos os tipos de arquivos (pdf, jpg, etc.)
    • Expiração de download por data ou duração.
    • Pacotes de produtos para download.
    • Limitação do número de arquivos baixados.
    • Ferramenta de carregamento de arquivos fácil de usar.
    • Gerenciamento de recursos para produtos digitais.

    Gerenciamento de catálogos

    • Importar arquivos CSV para produtos, categorias etc.
    • Gerador automático de combinações de produtos
    • Campos de código UPC
    • Gestão de Inventário
    • Acompanhamento de inventário por produtos e variações
    • Histórico de Inventário
    • Avaliação de estoques (PMP, FIFO LIFO)
    • Organização de produtos por preço, nome ou quantidade do estoque
    • Gerenciamento de inventário físico por armazém
    • Importação de listas de produtos de fabricantes
    • Gestão de fabricantes
    • Gestão de Fornecedores
    • Alertas de reabastecimento (configuráveis)
    • Geração de ordens de fornecimento
    • Avaliação de estoque pela contagem de pacotes de produtos
    • Acesso a categorias de produtos por grupo de clientes
    • Gerenciamento de TAG de produto
    • Criando lotes de produtos
    • Associação de produtos com acessórios
    • Impacto no preço de acordo com as declinações

    Formas de envio de produtos

    • Número ilimitado de operadoras
    • Número ilimitado de destinos
    • Capacidade de oferecer entrega por qualquer operadora
    • Restrições de transportadores por zonas
    • Restrições de transportadoras por grupo de clientes
    • Tamanho máximo de parcelas por transportadora
    • Seleção e classificação por velocidade de transporte
    • Lista de opções de envio por preço
    • Descontos de entrega
    • Faturamento de despesas de entrega
    • Impostos sobre taxas de entrega
    • Taxas de manuseio
    • Taxas aplicadas ao papel de embrulho
    • Taxas por valor ou por peso
    • Opções de envio por grupo de clientes
    • Estimativa de custos postais
    • Opção para escolher uma embalagem reciclada
    • Opção para oferecer entrega
    • Opção permitindo a retirada na loja
    • Rastreamento de encomendas
    • Notificações por e-mail do status de entrega
    • Enviando e-mails contendo informações de rastreamento
    • Endereços de cobrança e entrega separados

    Variados métodos de pagamento

    • Número ilimitado de opções de pagamento
    • Pagamento por cheque
    • Pagamento por transferência bancária
    • Pagamento na recepção (dinheiro na entrega)
    • Soluções de pagamento por país ou moeda
    • Soluções de pagamento por grupo de clientes
    • Soluções configuráveis ​​para vários países

    Recursos sobre os impostos

    • Número ilimitado de regras fiscais
    • Número ilimitado de moedas
    • Definição de impostos por país, por estado
    • Configuração de impostos ambientais
    • Tarefas Cron para atualizar automaticamente as taxas de câmbio

    Back-office intuitivo

    • Acessível de qualquer tipo de dispositivo graças ao design responsivo
    • Gerenciamento de atalhos e links de acesso rápido
    • Função de ajuda do contexto completo
    • Pesquisa global no back-office

    Gerenciamento de lojas

    • Ativação de módulos com apenas um clique
    • Visualizar novas páginas antes da publicação
    • Editor de texto WYSIWYG
    • Gerenciamento de loja em qualquer idioma
    • Gestão e processamento de pedidos de vendas
    • Acesso rápido a informações da conta do cliente
    • Definição de uma quantidade mínima para o pedido
    • Registre produtos e páginas em um clique
    • Customizando o status do pedido
    • Mensagens de comando predefinidas com gatilhos específicos
    • Aplicando códigos de desconto aos pedidos
    • Remessa parcial no caso de produtos serem reabastecidos
    • Faturas em PDF com imagens de produtos
    • Notas de entrega em PDF com imagens de produtos
    • Logotipo otimizado para impressão em PDF
    • Gerenciamento de devoluções completas e parciais de produtos
    • Modo de manutenção
    • Autorização de endereços IP no modo de manutenção

    Gerenciamento centralizado de multi-lojas

    • Controle de várias lojas através de um único back-office
    • Várias moedas, idiomas e domínios
    • Gerenciamento de catálogos por loja e grupo de lojas
    • Configuração de tema por loja
    • URLs dedicados com idioma e moeda definidos
    • Designação de operadora por loja
    • Distribuição ou divisão de estoques em lojas específicas
    • Cestas compartilhadas entre lojas ou grupos de lojas
    • Faturas por loja
    • Promoções em uma ou mais lojas

    Personalização da loja Prestashop 1.7

    • Personalização da loja sem alterar o código
    • Fácil instalação de um tema Prestashop (responsivo)
    • Personalização em tempo real do tema (edição ao vivo)
    • Módulos complementares ilimitados na frente e no back office
    • Adicionando seu favicon
    • Inserir banners publicitários
    • Edição de conteúdo e imagens na página inicial
    • Exibição dos produtos apresentados (página inicial)
    • Mostrando as melhores vendas (homepage)
    • Customizando a exibição do produto
    • Destacando opções de pagamento disponíveis
    • Adaptação do tamanho do logotipo ao tamanho da tela
    • Personalização de páginas de informação através de um CMS
    • Número ilimitado de páginas de conteúdo
    • Localização das lojas físicas com horário de funcionamento
    • Aviso legal (política de privacidade, termos de uso)
    • Navegação fácil graças aos links de pé de página

    Relatórios e análises

    • Painel analítico em tempo real
    • Indicadores chave de desempenho (KPIs) estrategicamente posicionados
    • Exportar listas de assinantes para o boletim informativo
    • Notificações em tempo real no back office
    • Acompanhamento de atividades do visitante
    • Consultoria de perfis de clientes e dados demográficos
    • Relatórios sobre pedidos e vendas
    • Estatísticas de afiliação
    • Estatísticas da newsletter
    • Exibição de gráficos do Google (gráficos do Google)
    • Módulo de comércio eletrônico avançado do Google Analytics.
    • Relatórios de palavras-chave
    • Gestão de “páginas não encontradas”
    • Geolocalização
    • Pesquisas na loja
    • Estatísticas de transportadora
    • Mostrando os melhores fornecedores
    • Categorias, cupons ou produtos com mais sucesso
    • Taxa de conversão por categoria
    • Estatísticas de contato com o cliente
    • Relatórios sobre produtos adicionados à lista de desejos
    • Aviso de falta de estoque
    • Informações sobre cestas abandonadas
    • Ferramentas de previsão integradas
    • Visão geral dos níveis de estoque e disponibilidade
    • Lembretes de catálogo (fora de estoque, fora de estoque)

    Regras de preço

    • Promoções por produtos ou categorias
    • Promoções por cliente ou grupo de clientes
    • Promoções por marca, fornecedor e atributo
    • Promoções por país e região
    • Definição da duração e data final das promoções
    • Descontos percentuais
    • Descontos por quantia fixa
    • Desconto percentual por minuto encomendar
    • Produtos oferecidos por gama de produtos
    • Configuração de quantidade mínima
    • Ordem de frete grátis por transportadora
    • Descontos específicos de produtos no carrinho
    • Definir prioridades de promoções
    • Ativação / desativação do acúmulo de promoções
    • Geração de códigos de desconto alfanuméricos
    • Adicionando uma menção “vendas” em produtos
    • Exibição de percentuais de desconto
    • Lista de descontos aplicados durante o pagamento
    • Aplicação automática de regras de preço no carrinho
    • Descontos em itens no carrinho do cliente

    Comercialização

    • Assinaturas da newsletter
    • e-mails de rastreamento automatizados
    • Programas de fidelidade
    • Programa de Patrocínio
    • Monitoramento e gerenciamento do programa de afiliados
    • Criação de cupons
    • Mostrando uma seleção de cupons ao pagar
    • Cupons de desconto para remessas e remessas
    • Envio de e-mails via servidores SMTP pessoais
    • Funcionalidade de vendas adicionais na cesta
    • Assine o feed RSS
    • Exportar produtos para os principais motores de compras
    • Vários preços possíveis por produto
    • Produtos vistos recentemente
    • Produtos similares para aumentar o volume de negócios
    • Divulgação e exibição de informações via feeds RSS
    • Links para páginas de redes sociais
    • Botões “Compartilhar” mídias sociais
    • Área de exibição de promoção
    • Opção de aceitação de marketing de afiliados
    • Exportar produtos para os principais mecanismos de pesquisa
    • Integração com os marketplaces

    Otimização para motores de buscas

    • Estrutura de dados otimizada para mecanismos de pesquisa
    • Reescrita de URL
    • URL dedicado para cada produto
    • URLs / redirecionamentos canônicos: nenhum conteúdo duplicado
    • Redirecionando produtos desativados para outros produtos
    • Google Sitemap XML
    • Mapa do site gerado automaticamente
    • Arquivo robots.txt automático
    • Arquivo .htaccess automático
    • Permalinks
    • Meta títulos, tags, descrição e palavras-chave
    • Compatível com o padrão W3C
    • Tag cloud

    Gestão de clientes

    • Criando pedidos do back-office Prestashop 1.7
    • Criando contas de clientes pelo dashboard
    • Adicionando / removendo produtos de pedidos por referência
    • Adicionando / removendo produtos de pedidos por nome
    • Envio de e-mails através do formulário de contato
    • Capacidade de contatar clientes por e-mail
    • Modificação de pedidos após o pagamento
    • Envio de e-mails de boas-vindas durante o registro
    • Encontre clientes existentes pelo nome
    • Envio direto de links de pagamento pré-configurados
    • Centralização das mensagens do formulário de contato
    • Formulário de contato multi-contato
    • Histórico de contato do cliente
    • Fácil acesso ao histórico de mensagens e pedidos de clientes
    • Experiência de usuário estruturada
    • Experiência personalizada do cliente
    • Definição dos campos obrigatórios
    • Status personalizado e cor de acordo com as mensagens

    Localização e tradução

    • Mais de 70 traduções disponíveis gratuitamente
    • Geolocalização (detecção da localização do cliente)
    • Importar e exportar pacotes de idiomas com apenas alguns cliques
    • Adaptação de traduções sem alterar o código
    • Importação de unidades locais (dimensões, peso)
    • Gestão Tributária Regional (por código postal para os Estados Unidos)
    • Fuso horário definido por localização
    • Formato de data e hora por região
    • Formato do número de telefone por regiões
    • Formato de endereço por país
    • Formato de moeda específico
    • Recursos para clientes

    Experiência de compra otimizada

    • Tema Prestashop 1.7 básico (padrão) moderno
    • Grandes áreas de exibição na página inicial
    • Experiência amigável
    • Navegação facetada (filtra produtos por recursos)
    • Ferramentas de pesquisa incorporadas poderosas
    • Rodapé rico com links de acesso rápido
    • Pesquisa rápida de produtos
    • Pesquisa integrada com aliases (para ortografia e sinônimos)
    • Pesquisa integrada no Ajax
    • Compre de qualquer tipo de dispositivo (responsivo para dispositivos móveis)
    • Comparações de produtos lado a lado
    • Link “Enviar para um amigo” nas páginas do produto
    • Filtrar produtos por atributos, palavra-chave ou preço
    • Notificações por e-mail da disponibilidade do produto
    • Ordenar produtos por relevância, preço, etc.
    • Filtro de produtos por fornecedor
    • Filtro de produtos por fabricante
    • Experiência do cliente no idioma desejado

    Apresentação do produto

    • Número ilimitado de imagens com redimensionamento automático
    • Múltiplas imagens ou visualizações por produto
    • Zoom jQuery em fotos de produtos
    • Zoom Fancybox nas fotos dos produtos
    • Adicione marcas d’água a imagens produzidas
    • Descrições de produtos curtos
    • Descrições completas do produto
    • Exibindo feedback dos clientes sobre produtos
    • Consultas de opiniões de clientes
    • Exibição de preço duplo: com ou sem impostos
    • Exibição de quantidades disponíveis

    Estatísticas do produto

    • Data de compra, unidades restantes
    • Seleção da quantidade de produtos para exibir por página
    • Exibição rápida de produtos
    • Versões otimizadas para impressão de páginas de produtos
    • Baixe a documentação do produto (manual do usuário)
    • Exibição de outros produtos na mesma categoria
    • Exibição de categorias de produtos
    • Exibição produtos em grade ou lista
    • Experiência de compra no idioma e na moeda desejada

    Pagamento 100% intuitivo

    • Mudança de ordem em uma página
    • Mudança de comando como convidado
    • Validação instantânea de campos de texto
    • Renovação de pedido com um clique
    • Definição de um valor mínimo do pedido
    • Ordem de produtos fora de estoque ou pré-encomenda
    • Carrinho Ajax (sem recarregar a página)
    • Opção de embrulho
    • Embalagem de presente faturável
    • Adicionando mensagens personalizadas para presentes
    • Validação das condições de venda durante o pagamento
    • Visualizar o conteúdo da cesta
    • Confirmação de adicionar ao carrinho
    • Caixa de seleção para aceitar os termos de uso

    Contabilidade (contas a receber)

    • ID do cliente e senha
    • Envio de mensagens através da conta do cliente
    • Exibindo pedidos retornados
    • Acesso ao histórico de pedidos do cliente
    • Gestão de múltiplos endereços de envio
    • Adicionando produtos a uma lista de favoritos
    • Adicionando produtos a uma ou mais listas de desejos
    • Link único para a lista de desejos
    • Compartilhando a lista de desejos por e-mail
    • Definir a ordem de prioridade na lista de desejos
    • Gestão de assinaturas de newsletters
    • Atualizações no status do pedido

    Características técnicas (segurança)

    • Compatível com PCI e SSL
    • Back office seguro
    • Várias contas de usuário para o back office
    • Definir permissões para cada funcionário
    • Acompanhamento da atividade do empregado
    • Definindo a expiração de senhas
    • Criptografia de senhas e cookies
    • Proteção contra vulnerabilidades conhecidas (XSS, CSRF, injeções SQL, etc.)
    • Proteção contra inclusões de arquivos
    • Proteção contra ataques de Transversal de acessos
    • Proteção contra injeção de cabeçalhos (e-mails)
    • Criptografando senhas no banco de dados
    • Criptografia de cookies
    • Bloqueio de tentativas repetidas de recuperar senhas
    • Suporte para PDO ou MYSQLi
    • HTML Purify para um código HTML mais seguro

    Ferramenta de instalação

    • Suporte para vários idiomas na ferramenta de instalação
    • Ferramenta de instalação de tema integrado
    • Capacidade de baixar apenas o idioma e os impostos necessários
    • Prestashop Cloud: instalação e hospedagem gratuitas
    • Excluindo todos os dados de demonstração em um clique (Database Cleanup Tool)

    Atualizações da plataforma

    • Atualização para versão Prestashop 1.7
    • Backup do banco de dados e de todos os arquivos
    • Voltar para uma versão anterior possível
    • Gerenciador de backup do banco de dados
    • Salvaguardar traduções
    • Upgrade em 1 clique
    • Pesquisa automática de atualizações

    Ferramentas tecnológicas

    • Usando o modelo MVC e o paradigma de objeto
    • Suporte para APC, XCache e Memcache
    • SQL Manager: executar e salvar consultas SQL
    • Usando o SQL para exibir e exportar tabelas e campos
    • Criando PDF a partir de modelos do SMARTY com o TCPDF
    • Integração de serviços web com CRM, sistemas ERP, etc.
    • Gerenciamento de subdomínios

    Módulos de API

    • Verificação automática da última versão disponível
    • Procure por módulos por nome ou função
    • API do módulo com notificações de atualização
    • Sincronização de compras em Addons desde o back-office
    • Definir permissões nos módulos para cada funcionário

    Personalização do layout Prestashop 1.7

    • Ganchos para fácil reposicionamento de módulos
    • Mecanismo de modelagem SMARTY
    • CSS Bootstrap Framework
    • Minimize o CSS para melhorar o desempenho
    • Backups simples do tema
    • Conjunto de ícones incrível fonte
    • Bússola SASS
    • D3.js para animação de dados

    Pagamentos (módulos) e segurança

    • American Express
    • MercadoPago
    • Cielo
    • Itaú Shopline
    • Bradesco
    • PagSeguro
    • PayPal
    • Mastercard
    • Pagamento por boleto bancário
    • Rede card – Komerci
    • SPS Bradesco
    • Moneris online

    Conclusão

    Entre tantas plataformas e-commerces existentes na internet, aos quais, eu já tive a oportunidade de pilotar campanhas de tráfego orgânico e pago, a Prestashop 1.7, é sem dúvidas, uma das melhores plataformas para você criar a sua loja virtual e vender seus produtos com total segurança e facilidade.

    Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e vamos conversar sobre o seu projeto!

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