VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2025?
A loja Prestashop 1.7 é a última atualização da versão da plataforma, onde podemos encontrar centenas de novos recursos e diferentes funcionalidades que permitem aos usuários obterem um controle total do funcionamento de suas lojas virtuais.
Entretanto, não basta somente criar uma loja Prestashop 1.7 e achar que o serviço está feito! Se você quiser alcançar sucesso no Google e no comércio eletrônico, é essencial conhecer os 3 principais pilares da otimização de sites de uma loja virtual (conhecida como pirâmide do SEO)
A técnica
Compreende todos os pontos relacionados com o nome de domínio, hospedagem, código fonte (HTML), CMS, temas corretamente codificados, interface móvel, módulos (instalação, configuração e manutenção), reescritura de URLs e por aí vai.
O conteúdo
Consiste no desenvolvimento de conteúdos inéditos (sem duplicação parcial ou total), atrativos, bem estruturados com textos de qualidade (úteis e utilizáveis) respeitando a hierarquia dos Hn, são otimizados com palavras-chave relevantes e segmentados por categorias, subcatagorias, produtos e assim por diante.
As páginas de conteúdos de uma loja virtual Prestashop 1.7 apresentam meta tags corretamente preenchidas e otimizadas com termos pertinentes, exibem fotos de alta definição, divulgam vídeos informativos sobre os produtos comercializados nas páginas (landing pages), incitando os clientes a interagirem (comentários, depoimentos etc) diretamente na página do produto.
Outro fator importante é a distribuição da popularidade do site, através da construção do linking interno (cross linking).
A popularidade
É a aquisição de backlinks de qualidade (links externos) com os sites referentes, podendo ser feita nas plataformas de redes sociais.
Dicas para sua loja virtual Prestashop 1.7
A primeira coisa que você deve fazer, antes de lançar a sua loja virtual Prestashop 1.7 na internet, é refletir sobre aa escolha do seu nome de domínio e na qualidade dos diferentes serviços de hospedagem da sua loja Prestashop.
Nome de domínio
Recomendo comprar um nome domínio que represente 100% o nome do negócio (ou de uma marca) que você deseja lançar online. Em contrapartida, evite incluir sequências de palavras-chave no domínio.
O Google penaliza gravemente estes tipos de domínio!
Daniel, como saber qual é a extensão de domínio ideal para minha loja Prestashop 1.7?
A resposta é simples! Tudo depende da localização do público-alvo que você almeja atingir na internet. Agora, se o seu objetivo é vender apenas dentro do mercado brasileiro, aconselho escolher uma extensão .com.br.
Caso contrário, se sua meta é alcançar clientes em países estrangeiros, é recomendável utilizar a extensão de domínio .com (unicamente).
Realizar pesquisas sobre preços de nome de domínios e custos de serviços de hospedagem propostos na internet, possibilita a redução do seu investimento. Você também deve énsar em escolher uma hospedagem de qualidade com alta velocidade de exibição de páginas em desktops, tabletes e nos dispositivos móveis.
HTTP ou HTTPS
O famoso HTTPS recomendado pelo Google, desde 2014, favorece positivamente o bom posicionamento das páginas da sua loja virtual Prestashop nos resultados de pesquisas orgânicos. Porém, este não é o único critério SEO dentro da atmosfera do marketing digital.
Em 2017, tudo mudou! O Google pressionou todos os sites internet no mundo inteiro a migrarem seus antigos protocolos para HTTPS. Desde então, os sites HTTP foram considerados potencialmente perigosos pelos navegadores internet, Mozilla FireFox e Google Chrome.
Naquela época, os sites que estavam resistindo migrar para HTTPS, foram gravemente penalizados no posicionamento SEO e consequentemente, as lojas virtuais perderam milhões de vendas online (SEO e Google Ads).
Vale a pena lembrar que a plataforma Google Ads não aceita divulgação de anúncios publicitários de sites em HTTP! Sendo assim, é muito importante que a sua loja Prestashop 1.7 opere com o novo protocolo de segurança do Google, o HTTPS.
Conheça algumas vantagens do HTTPS:
Entenda as desvantagens do protocolo HTTPS:
Desempenho da loja virtual Prestashop 1.7
O Google favoriza todos os sites que possuem uma velocidade de exibição de páginas acima de 80% (desktop e mobile) e os demais, são penalizados. É aconselhável apresentar uma excelente performance para assegurar, um posicionamento de qualidade no SERP.
Além do mais, os consumidores, visitantes, leads, prospects etc, não gostam de lojas virtuais lentas. Após a finalização (total) do desenvolvimento da sua loja virtual Prestashop, é hora de proceder com as configurações das opções do cache e códigos (CSS, javascript, HTML,…) Prestashop.
Isso vai sistematicamente obrigar o Prestashop 1.7 a recompilar e a recarregar todos os arquivos em cada aparição de páginas, afetando o desempenho do SEO da sua loja virtual.
Havendo necessidade de implementar configurações mais avançadas, o site Addons Prestashop proporciona a instalação do módulo (este recurso é pago) Cache Manager, que possibilita selecionar as páginas que você deseja colocar em cache, por exemplo.
Desativar funcionalidades e módulos inúteis:
Verifique o tempo de carregamento das imagens da sua loja Prestashop, tais como: banners no slider, tamanho das imagens dos produtos, o peso das imagens nas categorias e subcategorias.
Utilize a ferramenta de SEO: Google Speed Insight e GTmetrix e siga as recomendações fornecidas nos resultados da análise.
Versão Mobile (sites com layouts responsivos)
Desde abril 2015, os sites responsivos adaptáveis aos dispositivos móveis são favorecidos nos resultados de buscas orgânicos realizadas pelos telefones celulares. O Google está incentivando os sites e lojas virtuais a se transformarem em “Mobile Friendly”.
Gostaria de lembrar que os resultados exibidos nas telas dos mobiles e desktops são totalmente diferentes para o mesmo termo de busca. Muito louco, não é mesmo?
Configuração da loja virtual Prestashop 1.7
O Google consegue ler as palavras-chave incorporadas nas URLs das páginas. Por conseguinte, é necessário ativar a opção de reescritura de URL, permitindo gerar URLs amigáveis e melhorar o desempenho SEO da sua loja Prestashop no Google.
As estruturas de URL precisam ser modificadas e otimizadas para estabilizá-las a longo prazo. Aconselho deletar o nome da categoria e os códigos EAN das estruturas de urls.
O segredo é evitar redundâncias de palavras-chave dentro da URL! Configure a loja virtual Prestashop com o www (por exemplo: https://www.lojaprestashop.com.br em vez de https://
lojaprestashop .com.br) para que você possa usar subdomínios posteriormente.
Gestão do arquivo robots.txt
O arquivo Robots.txt é usado para impedir que robôs rastreiem uma ou mais páginas, assim como pastas. O Prestashop gera automaticamente esse arquivo, podendo ser gerenciado por um módulo (visite o site Addons PrestaShop) específico.
Breadcrumb
É uma técnica de navegação estruturada que consiste em otimizar a navegação de uma loja virtual, através de links hierárquicos, sem necessariamente apresentar links clicáveis do tipo “Voltar“.
O breadcrumb é usado para 2 simples finalidades:
Isso ajuda no compreendimento da estrutura da loja virtual e permite integrar palavras-chave, focando aumentar a densidade dos termos contidos nas páginas internas (landing pages).
Botões de compartilhamento sociais associados as páginas produtos
Os botões de compartilhamento sociais geram automaticamente links de feedback que aumentam a popularidade da sua loja virtual Prestashop 1.7. É uma passarela entre a sua loja e suas mídias social!
O conteúdo indexado nos mecanismos de busca atrai visitantes, esses visitantes compartilham seu conteúdo na rede social Facebook, por exemplo. Certamente, beneficia o SEO de suas páginas.
Snippets Estruturados
Incentive seus clientes a deixarem depoimentos e comentários sobre seus produtos em sua loja Prestashop 1.7.
O Prestashop inclui um módulo específico para este tipo de estratégia, mas pode ser complementado por um módulo de lembrete automático, como Simple Opinions.
Porém, recomendo o módulo do Google Rich Snippets Note e Customer Reviews +, que otimiza sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google, aumentando sua taxa de cliques, aquisição de visitantes (leads) e conclusão de vendas.
Google sitemap XML
Configure o Google sitemap xml para facilitar o rastreamento das páginas da sua loja virtual Prestashop. O Google indexará mais rápido suas páginas e imagens e será notificado sobre as diferentes alterações. É desnecessário integrar todas as páginas.
Inclua apenas as páginas que devem ser indexadas (relevantes): páginas produtos, categorias, subcategorias e algumas páginas dentro do CMS.
Configure um ponto CRON para sua regeneração automática.
Lembre-se de adicionar o sitemap no Google Search Console, ele permite visualizar a proporção de páginas e imagens indexadas e enviadas.
Cuidado com a duplicação de conteúdo (parcial ou total)
Tópico super interessante! Evite negligenciar e controlar a geração de conteúdo duplicado e páginas de conteúdo pouco relevantes. O Prestashop 1.7 gera conteúdo duplicado através de várias funções, tais como: notícias, fabricantes, fornecedores etc.
Além do mais, o Prestashop também gera páginas de conteúdo irrelevantes, tais como: pesquisa, minha conta, carrinho etc. Não são exemplos! Infelizmente, isso acontece com o Prestashop.
O que você deve fazer é editar o seu arquivo robots.txt, integrando todas as páginas toscas da sua loja virtual Prestashop e em seguida, declará-lo no Google Search Console.
É possível controlar o número de páginas que o Google indexou através da solicitação “site: https://www.lojaprestashop.com”.
O número total de páginas indexadas corresponde a: número de produtos + número de categorias + número de páginas CMS. Não esqueça! Todas as outras páginas devem ser desindexadas.
Entre em contato comigo, caso você não tenha entendido esta parte do guia.
Arquivo .htaccess
Embora muitas pessoas não prestam muita atenção ao arquivo .htaccess, recomendo fazer uma verificação deste arquivo via FTP. Assegure-se que tudo está funcionando corretamente e que não existam parâmetros impedindo o acesso da sua loja virtual Prestashop 1.7, através de duas URLs: com o WWW e sem WWW. Isso evitará a duplicação de conteúdo.
Veja o exemplo abaixo:
https://www.lojaprestashop.com.br e https://lojaprestashop.com.br .
Se a loja virtual estiver configurada com WWW (na frente do HTTPS), https://lojaprestashop.com.br deve redirecionar automaticamente para https://www.lojaprestashop.com.br
Evite duplicar a sua loja virtual com vários nomes de domínio, por exemplo: www.lojaprestashop.com.br
Será uma catástrofe total para o seu Prestashop 1.7!
Módulos de gestão de duplicação de conteúdo
Você encontra baixo, alguns módulos Prestashop capazes de gerar o conteúdo duplicado da sua loja virtual Prestashop:
O módulo Duplicat Content Handler é simples e prático de ser utilizado.
Esse recurso foi desenvolvido para gerenciar conteúdos duplicados dentro do Prestashop (comportamento padrão da plataforma Prestashop) e também, otimiza o arquivo robots.txt
As páginas do processo de pedido, carrinho de compras, autenticação, busca, promoções, notícias, mais vendidos, contatos, mapa do site, lojas, fabricantes, fornecedores, … estão automaticamente no noindex.
O módulo Index Premium é muito mais completo que o módulo anterior, pois personaliza o noindex de forma estratégica.
O módulo Busca Avançada 4 gera páginas de resultados otimizadas sem duplicar conteúdo.
Caso seja necessária uma pesquisa avançada no seu Prestashop 1.7! Os módulos apresentados acima serão complementares a uma otimização manual do seu SEO.
NÃO COMPRE módulos que prometem maravilhas para o seu posicionamento orgânico sem quaisquer ações de sua parte. O Search Engine Optimization, é uma estratégia que precisa de intervenção manual.
Atenção aos produtos idênticos
Lojas virtuais que exibem muitos produtos, tendem a apresentar produtos duplicados (idênticos) dentro das categorias ou subcategorias. Neste caso, é expressamente aconselhável fazer uma lista dos produtos duplicados (idêntico) e colocá-los com a meta tag NOINDEX.
Marketpalces
Cuidado com os comparadores de preços e outros marketpalces! Uma vez sincronizados à sua loja virtual Prestashop 1.7, podem usar as descrições de suas fichas de produtos.
Você corre o risco do Google penalizá-lo, porque ele considera seu site como um copiador de conteúdo marketplace, por possuir menos popularidade.
Paginação das categorias de produtos
Aconselho vivamente incluir vários produtos nas páginas de categorias de produtos para aumentar a densidade de palavras-chave das categorias e/ou subcategorias.
Porém, evite a duplicação de conteúdo!
Por padrão, o Prestashop 1.7 exibe apenas uma dúzia de produtos. Estou sempre recomendando meus clientes exibirem 40 à 60 produtos por página. É uma boa relação entre a visibilidade dos produtos e o desempenho do site.
Esta ação limita a duplicação de conteúdos entre as páginas da mesma categoria!
Um recente estudo mostrou que os consumidores preferem chegar à uma página que integre todos os produtos de uma única vez, ao invés de aterrisar em uma página com apenas os primeiros itens em que devem usar um sistema de paginação para visualizar os seguintes.
Quando você for efetuar quaisquer tipo de alteração de nomes de categorias, produtos, URLs etc., certifique-se que o redirecionamento 301 esteja ativado dentro do painel administrativo Prestashop 1.7. Caso contrário, a sua loja virtual irá exibir páginas de erro 404.
Loja virtual Prestashop multi-idiomas
Muitos e-comerciantes ativam vários idiomas em suas lojas virtuais sem terem traduzido todo o conteúdo. Isso é um grande erro!
A ativação de idiomas na loja Prestashop gera automaticamente conteúdo duplicado entre diferentes idiomas e inúmeras URLs que fornecem conteúdos similares.
Somete ative um idioma adicional, se todos os seus conteúdos estiverem traduzidos nesse idioma (menus, categorias, produtos, páginas cms, módulos etc.).
Você deve saber que a inclusão de um segundo idioma na loja virtual Prestashop, pode modificar toda a estrutura de URLs e impõe a ativação de redirecionamentos 301.
Catálogos de produtos
Sem dúvidas, é o conteúdo mais importante ao SEO da sua loja virtual Prestashop! O catálogo de produtos compreende as categorias e os produtos do e-commerce.
Este tópico é diferente desses acima descritos e por esse motivo, gostaria de atrair sua atenção sobre as linhas mencionadas abaixo. Em primeiro lugar, você deve listar (fazer um diagrama) todas as palavras-chave associadas (genéricas e de cauda longa) aos seus produtos, categorias e subcategorias.
Essas são as palavras-chave que os usuários irão pesquisar no Google, com o intuito de encontrar os tipos de produtos que você comercializa na sua loja Prestashop 1.7.
Existem diversas palavras-chave as quais você encontrará um nível de dificuldade superior para se posicionar nos SERP (página de resultado de pesquisas do Google). Recomendo a inclusão de termos de buscas do tipo cauda longa
As palavras-chave de cauda longa são consideradas como expressões e termos de buscas longos e mais assertivos, onde o internauta utiliza palavras-chave cruzadas na mesma expressão.
Os usuários estão cada vez mais utilizando palavras-chave de cauda longa para encontrar rapidamente o que desejam! Sendo assim, otimize todas as páginas produtos da sua loja virtual Prestashop, unicamente com palavras-chave pertinentes.
As página “promoções”, “outlet” etc… Otimize com termos de pesquisas relacionados com: “baratos”, “promoção”, “desconto” etc.
Daniel, como faço para analisar palavras-chave relevantes? Utilize a ferramenta SEO Google KeyWord Planner (planejador de palavras-chave). Esse recurso avalia o volume (mensal) de tendência de buscas de todos os tipos de palavras-chave ligadas ao seus produtos, categorias, subcategorias, marcas e por aí segue.
Essa ferramenta pode ser usada na definição de estratégias de marketing dos anúncios Google Ads e também, na otimização de sites. Quando você estiver fazendo algum tipo de pesquisa no Google, comece a observar as palavras-chave de cauda longa que o próprio Google sugere, dentro do Google Suggest.
É hora de preparar as categorias
Preste atenção à paginação, todas as páginas devem estar acessíveis em no máximo 3 ou 4 cliques. Categorias que contêm muitos produtos devem ser evitadas, pois isso gerará muitas páginas (conteúdo duplicado).
Então você tem que criar subcategorias sem muita profundidade. Eu aconselho colocar muitos produtos nas páginas da categoria (sem exagerar) porque pode causar problemas de carregamento, mas 50 a 60 produtos por página é o ideal. Por outro lado, evite páginas que contenham poucos produtos.
Recomendo segmentar seu catálogo de produtos por tipos de produtos, marcas, texturas, gêneros etc. O objetivo é aperfeiçoar e particionar as categorias do seu Prestashop 1.7.
As subcategorias devem reforçar os temas das categorias. Outra dica importante, é evitar a inclusão de “Mega Menus” que são inadaptáveis a este tipo de estrutura.
Prepare os produtos, ao nível do conteúdo
Como visto anteriormente, o Google penaliza os sites que possuem conteúdos de baixa qualidade ou conteúdos irrelevantes. O trabalho de desenvolvimento da produção de conteúdos é vital à sobrevivência da sua loja virtual Prestashop no Google.
Certifique-se que o conteúdo editorial das páginas internas (landing pages) da sua loja Prestashop é exclusivo, apresentando uma alta qualidade na estruturação dos textos com quantidade de palavras suficiente para que o Google aproveite ao máximo, o conteúdo dos seus produtos.
Dicas de otimização da ficha de produtos da sua loja Prestashop 1.7
Não deixe seus visitantes sem respostas! Eles irão embora e você perde vendas.
Linking interno
A otimização (ativação) do linking interno de uma loja virtual Prestashop é uma ação muito importante! Essa estratégia permite ligar todas as páginas de um site internet entre si, a partir do conteúdo editorial das landing pages.
Os links devem ser posicionados em palavras-chave que correspondam com as categorias, subcategorias, produtos e a homepage da loja Prestashop 1.7.
Diga adeus aquela frase cliché: “clique aqui para ver mais” De fato, é uma forma eficiente de distribuir a popularidade do site entre as páginas dos produtos.
O linking interno é configurado de 2 maneiras:
Otimização de meta-tags
Este é um ponto muito importante, mas é negligenciado por centenas de usuários de lojas Prestashop 1.7!
Os meta-títulos devem ser únicos (exclusivos) e as palavras-chave relevantes devem ser posicionadas nas primeiras posições, focando aumentar a pertinência (SEO) de cada página.
É recomendável inserir de 50 à 55 carácteres no máximo. Evite ultrapassar essa norma imposta pelo Google, e assim, você evita penalizações no posicionamento orgânico.
Opte por palavras-chave curtas, pois causam um impacto positivo no SEO. As URLs devem ser curtas e objetivas! Inclua apenas palavras-chave dos produtos (sem espaços, unicamente com letras minúsculas e sem carácteres especiais).
Recomendo não exceder o limite de 40 carácteres para produtos. As meta-descrições necessitam de uma linha de redação mais aprimorada (use a técnica de palavras-chave cruzadas), visando alcançar melhores resultados no Google e atrair o seu público-alvo.
Basicamente, você deve otimizar suas metas-description com palavras-chave relevantes, porém devem estar estreitamente ligadas com cada produto. Por favor, evite repetições de palavras e aproveite a oportunidade para redigir uma descrição com palavras-chave cruzadas.
A Homepage Prestashop
A maioria das homepages de lojas virtuais Prestashop são pouco relevantes, por apresentarem uma baixa densidade de palavras-chave e pouco conteúdo editorial.
As homepages são compostas de um slider que desfila imagens de produtos em destaque da loja Prestashop e banners de promoções. É fundamental integrar conteúdo editorial na homepage da sua loja Prestashop 1.7, embora nem sempre seja muito estético.
Isso pode ser feito através do módulo “Home Page Editor” e / ou através do módulo “CMS Client Information Block”.
Segura essa! Sempre tenha uma tag H1 na página inicial da sua loja virtual, se possível incorporando o nome do site ou a palavra-chave em foco, que você está segmentando.
A homepage não é necessariamente a página de destino do usuário ou dos mecanismos de pesquisa. Por isso, é preciso fornecer uma rápida identificação da loja em todas as páginas, para rapidamente divulgar a finalidade do site, através do menu de navegação, os links das páginas de informações legais e o logotipo.
O logotipo deve incluir uma linha de base que indica o que é vendido e por que você deve comprar neste site! Que tal, usar um call-to-action nesta seção?
As demais páginas CMS Prestashop, somente devem ser indexadas aquelas que possuem conteúdos relevantes. Evite indexar páginas de buscas, aviso legal, termos e condições, contato etc.
O ideal é indexar unicamente, as páginas que possuem um verdadeiro interesse de vendas para o seu negócio. Integre conteúdo exclusivo com no mínimo 300 palavras, ative a tag TITLE nos links das imagens, redação em português (do Brasil) impecável, adicionar tags H1 (títulos) e H2 (sub-títulos), reforçar as palavras-chave com a tag <strong> </strong>.
Temas responsivos do Prestashop 1.7
O tema (layout) Prestashop é um assunto importante, mas frequentemente ignorado por muitos. Alguns temas do Prestashop, mal projetados, podem ser muito prejudiciais para o SEO e negam todos os esforços e otimizações que foram feitos a seguir.
Portanto, preste atenção aos temas que você compra e evite temas muito pesados que incorporem muitos recursos (blog, portfólio, FAQ, depoimentos, serviços etc.)
Conselhos para escolher um tema Prestashop 1.7 de qualidade:
Funcionalidades do Prestashop
A plataforma Prestashop possui 301 funcionalidades padrão. É a única solução de comércio eletrônico que permite acessar centenas de recursos padrão avançados e gerenciar uma quantidade ilimitada de produtos e dados.
Conheça abaixo a lista completa de funcionalidades oferecidas pela Prestashop 1.7.
Gestão de produtos
Produtos digitais
Gerenciamento de catálogos
Formas de envio de produtos
Variados métodos de pagamento
Recursos sobre os impostos
Back-office intuitivo
Gerenciamento de lojas
Gerenciamento centralizado de multi-lojas
Personalização da loja Prestashop 1.7
Relatórios e análises
Regras de preço
Comercialização
Otimização para motores de buscas
Gestão de clientes
Localização e tradução
Experiência de compra otimizada
Apresentação do produto
Estatísticas do produto
Pagamento 100% intuitivo
Contabilidade (contas a receber)
Características técnicas (segurança)
Ferramenta de instalação
Atualizações da plataforma
Ferramentas tecnológicas
Módulos de API
Personalização do layout Prestashop 1.7
Pagamentos (módulos) e segurança
Entre tantas plataformas e-commerces existentes na internet, aos quais, eu já tive a oportunidade de pilotar campanhas de tráfego orgânico e pago, a Prestashop 1.7, é sem dúvidas, uma das melhores plataformas para você criar a sua loja virtual e vender seus produtos com total segurança e facilidade.
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e vamos conversar sobre o seu projeto!