VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2025?
O conteúdo desse artigo vai ensinar para você diferentes técnicas de marketing digital, especialmente elaboradas pelo nosso consultor de publicidade Daniel Andrade, com o intuito de ajudar pequenos e médios empresários a atrair clientes qualificados para sua loja física, otimizar a visibilidade dos seus negócios em todos os canais de comunicação na internet, incluindo plataformas de redes sociais e é claro, alavancar muitas vendas online.
Não existe mistério para atrair novos clientes para loja física e duplicar as vendas online. Entretanto, é necessário fazer com que o seu negócio tenha visibilidade na internet para que seus futuros clientes possam encontrar sua empresa, descobrir a qualidade dos seus serviços e experimentar (comprar) seus produtos.
Antes de qualquer coisa, devo dizer que a primeira etapa do processo de atração de clientela é conhecer o propósito da sua própria empresa e como nosso objetivo é auxiliar você nessa empreitada, vou deixar algumas perguntas que vão te ajudar na compreensão dos seus negócios e através disso, descobrir como encontrar o cliente ideal.
O pequeno questionário acima serve para direcionar seu negócio de forma estratégica e explorar diferentes técnicas de vendas na captação de novos clientes.
Se você respondeu as perguntas anteriores com clareza, significa que você está pronto para idealizar quem são seus futuros clientes, mas vamos alongar um pouco mais o questionamento e em função de suas respostas, você começará a alinhar o perfil do seu público-alvo facilmente.
São inúmeras perguntas que ajudam a determinar com exatidão qual é o perfil do seu cliente ideal (buyer persona). Dessa forma, quando você reunir todas essas informações, será possível construir uma sólida estratégia de marketing digital para sua empresa conquistar novos clientes.
Lembre-se: A segmentação é alma do negócio.
No meu ponto de vista, acredito que a pior coisa que existe é comprar um produto de uma empresa, cujo o serviço de atendimento é considerado medíocre.
Divulgar promoções, reduzir as taxas, baixar os preços, aumentar o parcelamento do cartão de crédito, fazer queima de estoque, colocar os produtos em liquidação total ou oferecer brindes, pode ser uma boa tática de vendas.
No entanto, se a qualidade do serviço de atendimento pós-venda de uma empresa estiver comprometida, a probabilidade de perdas de clientes será alta e nesse caso, inexiste estratégia de marketing digital que fará com que os clientes voltem a comprar seus produtos.
A única solução é identificar todas as insatisfações dos clientes, compreender os motivos das reclamações e desenvolver uma metodologia de otimização do serviço de atendimento ao cliente, focando recuperar os insatisfeitos e atrair futuros novos clientes, quando eles vierem a entrar em contato com sua empresa. Seja para solicitar informações de um determinado produto/serviço, ou para concluir uma compra de forma segura e em total confiança.
Em suma, o que você precisa assimilar é que o atendimento pré-venda ou pós-venda é fundamental para durabilidade e sobrevivência dos negócios da sua empresa no mercado brasileiro.
Quer uma dica legal? Dá uma olhadinha no site ReclameAqui e observe as reclamações dos clientes que estão descritas na plataforma.
Vamos dizer que é uma excelente maneira de evitar os erros cometidos pelas grandes empresas e ao mesmo tempo, aperfeiçoar o atendimento do seu comércio, entendeu?
O bom atendimento consegue atrair clientes com dinheiro. Sendo assim, assegure-se para que seus funcionários entendam tudo (ou quase tudo) sobre as técnicas necessárias de atendimento ao cliente, na loja física ou pela internet.
Você pode oferecer treinamentos específicos sobre atendimento ao cliente, visando melhorar o relacionamento e a comunicação com os consumidores.
Todas as lojas físicas que fazem ações promocionais com a intenção de atrair clientes qualificados, possuem mais chances de multiplicar suas vendas e aumentar o faturamento anual do estabelecimento, que os demais comerciantes.
Existem variados tipos e maneiras de fazer ações promocionais para conquistar clientes, tais como:
O gatilho mental da escassez e da urgência são fortes aliados no processo de vendas.
Você pode usar frases do tipo (veja os exemplo):
O objetivo é criar uma sensação de urgência no público-alvo com a finalidade de acelerar as vendas dos produtos que foram selecionados pelo lojista (você).
As lojas que estão sempre oferecendo novidades e expondo lançamentos de novas mercadorias, tendem a impactar positivamente os consumidores e ganham mais força no mercado, devido ao diferencial dos produtos inovadores, que despertam a curiosidade e o interesse das pessoas (consumidores) à conhecerem a loja.
Afinal, o que significa esse diferencial? Podemos representá-lo da seguinte maneira:
O marketing de boca a boca continua sendo a melhor estratégia de comunicação de todos os tempos. Muitas pessoas esquecem disso e não entendem que o buzz marketing é uma forma gratuita de promover os negócios de uma empresa, por meio de indicações e avaliações que os clientes fazem todos os dias.
Mas, como posso adaptar esse tipo de marketing aos meus negócios? Na verdade, o jeito mais eficiente de fazer com que as pessoas falem de seus produtos e da sua loja, é oferecendo um diferencial.
Essas pessoas irão falar sobre a sua loja com amigos, colegas de trabalho, parentes ou vizinhos. Você precisa focar na satisfação do cliente, oferecendo um ótimo atendimento, qualidade dos produtos e proporcionar os aceleradores de vendas: Descontos, promoções, cupons etc.
Em outras palavras, quando o cliente comprar algum item na sua loja física, ofereça um abatimento no preço (desconto) e dê algumas amostras grátis de outros produtos que existem no interior da loja, mesmo se o cliente não estiver interessado.
No final, você diz ao cliente que se ele indicar um amigo, essa pessoa também ganha descontos na loja.
Um outro exemplo básico é a oferta de 3 produtos pelo preço de 2. Ou seja, se o cliente comprar 3 produtos à vista, essa pessoa ganha desconto nos dois primeiros itens e inclusive, o 3 produto pode sair com uma redução de preço de -50%.
Tudo depende do seu orçamento e de suas metas, é claro!
Você já parou para avaliar o nível de qualidade de atendimento da sua loja física? Ou melhor, você já se questionou sobre a qualidade do atendimento dos seus funcionários dentro da sua loja?
Se a sua resposta for negativa, então, é melhor você rever esse ponto e evitar futuros problemas financeiros da sua loja.
Oferecer um serviço de atendimento adequado (top de linha) é a fórmula mágica para multiplicar suas vendas e expandir a reputação da sua loja física na sua cidade.
Conforme mencionado anteriormente, atrair clientes para sua loja física é uma tática que deve estar associada ao bom serviço de atendimento ao consumidor.
O que adianta saber atrair 1000 clientes por dia, enquanto 5000 estão se queixando sobre a qualidade do atendimento em lojas físicas?
O melhor serviço de atendimento é aquele que o vendedor está focado no conforto e na fidelização do cliente, sem pensar nas comissões, dinheiro, gorjetas e por aí vai.
O excelente serviço de atendimento ao cliente é constituído de diferentes ações e comportamentos. Vejamos alguns:
Você já ouviu falar em outbound marketing? Então, participar de feiras, seminários, eventos corporativos ou reuniões é uma excelente maneira de promover a visibilidade dos seus negócios, compartilhando experiências com outros empresários e futuros clientes, que também participam desses eventos.
Mas, qual é a relação do outbound marketing com participar de seminários ou eventos?
É bem simples! No inbound marketing o cliente vem até você, através de algum conteúdo relevante publicado gratuitamente na internet.
Ao contrário do inbound, promover os seus negócios pessoalmente em seminários ou eventos é outbound marketing. É você quem está se direcionado até as pessoas na divulgação de seus produtos, marca e o nome da sua empresa.
É realmente uma forma muito bem aceita na veiculação de negócios para atrair clientes qualificados. Esses eventos permitem criar e expandir uma rede de contatos que podem estar interessadas nos seus produtos, fazer novas parcerias de negócios dentro do seu próprio segmento e ao mesmo tempo, é possível colocar em prática algumas ações para chamar a atenção dos leads.
Afinal, posso participar de qualquer evento? Na minha visão, você deve participar somente de eventos que estejam ligados com o seu tipo de negócio.
Qual é o seu interesse em participar de um evento de lingerie (exemplo), se você deseja promover e vender acessórios para motos?
É aconselhável estar sempre focado no seu nicho!
Outra dica favorável para atrair clientes é realizar eventos dentro da sua loja física. Você pode realizar um jantar aperitivo e aproveitar desse momento para promover seus produtos.
Entre comes e bebes, os clientes vão comprar alguns itens na sua loja, sacou?
Já que o assunto se trata de atrair clientes para loja física, é essencial estar presente em todas as redes sociais, com publicações de conteúdos relevantes, visando alcançar mais clientes e aumentar o seu rendimento, correto?
Nos tempos antigos, o unboxing não era considerado uma técnica de marketing digital, mas essa prática se tornou um verdadeiro veículo de divulgação de marcas de produtos, características, composições e utilidade.
O unboxing se transformou em um grande aliado nas vendas, graças as postagens de vídeos dos influenciadores digitais na plataforma YouTube.
É um poderosa arma de marketing de promoção de produtos, por meio de vídeos explicativos, onde o protagonista fala dos produtos que deseja vender ao seu público-alvo.
A resposta é simples, mas você vai precisar de ferramentas na criação desse conteúdo e postar nas suas mídias sociais.
Ao receber as caixas com os produtos (novidades), você pode começar a fazer o vídeo do unboxing, explicando todos os pontos fortes de cada produto, dizer para que serve, para quem o produto é destinado, falar também sobre a textura, sabor, tamanhos, peso, fazer comparações com a coleção anterior, falar sobre a durabilidade e assim por diante.
Quando o vídeo estiver aprovado, você pode publicar todo esse material no seu canal YouTube e nas demais mídias sociais sincronizadas com a sua loja física.
Quem não gosta de desembrulhar caixas? Todos mundo curte isso, não é mesmo?
Desembrulhar caixas ou retirar os produtos de dentro da caixa é o desejo de muita gente, ainda mais, quando o produto é cobiçado por incontáveis consumidores (homens e mulheres).
O unboxing desperta a vontade no cliente de se deslocar até a sua loja para conhecer, experimentar e comprar os produtos que estavam sendo desembalados no vídeo.
Outra dica importante é criar deversificados tipos de embrulhos personalizados, de acordo com datas comemorativas, categorias de produtos, temporada (primavera, verão, outono ou inverno).
O objetivo é estimular o desejo do cliente.
As datas comemorativas são iscas perfeitas para atrair clientes para uma loja física, bem como, para lojas virtuais (comércio eletrônico).
Essas datas possibilitam colocar em evidência os novos produtos, incluir promoções exclusivas, oferecer descontos especiais, utilizar frases chamarizes, modificar e adaptar a decoração interior da loja, com o intuito de chamar a atenção de quem passa na frete do estabelecimento, fornecer cupons de desconto e muito mais.
Neste contexto é essencial conhecer as datas comemorativas relevantes, onde existem uma grande movimentação de fluxo financeiro, tais como (exemplo):
Que tal pesquisar no Google sobre datas comemorativas e adaptar o seu marketing de acordo com esses eventos sazonais?
A primeira impressão é sempre a que fica. A identidade visual do seu estabelecimento comercial deve estar impecável e bem tratada. Estou me referindo as partes externas e as partes internas da sua loja física.
Além da aparência visual da loja, é fundamental que o seu estabelecimento disponibilize de banheiros limpos para que seus clientes se sintam mais à vontade no interior da loja.
Você deve descartar quaisquer margem de erro. Ou seja, evitar que seus clientes deixem a loja por falta de banheiro. Enfim, até neste ponto, sua loja deve estar operacional!
No que consiste a fachada da loja, a estruturação da vitrine, a iluminação externa e interna, o estado da pintura nas paredes e a cor da tinta. São fatores relevantes que precisam ser levados em consideração.
Lojas físicas com pouca iluminação apresentam baixa visibilidade e os clientes dão pouca importância.
Agora, os estabelecimentos comerciais que exageram na iluminação, podem perder vendas pelo fato do reflexo dos raios de luz, confundirem os clientes, ofuscar os preços e a qualidade dos itens comercializados na loja.
A concepção da vitrine pode ser feita de diferentes maneiras:
Havendo dificuldade para montar a sua vitrine, vale a pena fazer um curso profissionalizante de vitrinista.
Indo ao coração do assunto, se você não faz nenhum tipo de cadastro dos seus atuais clientes dentro da sua loja física, significa que o seu marketing é insustentável.
O e-mail marketing é considerado uma tática perfeita para atrair clientes para loja física, através de envios de ofertas promocionais, novidades, produtos exclusivos com desconto, anunciar novas coleções que estão chegando ou que já chegaram recentemente.
Talvez, você não disponibilize de ferramentas para esse tipo de campanha de e-mail marketing. Não tem problema! Você pode se comunicar com seus clientes, por meio do aplicativo WhatsApp.
A vantagem de utilizar o WhatsApp para enviar ofertas promocionais ou anunciar algum evento, é que essas mensagens não correm o risco de caírem na caixa de Spam de caixas de e-mails (Gmail, Hotmail ou Outlook). Porém, peça a autorização do cliente, antes de enviar quaisquer mensagem.
Trabalhe sempre de forma inteligente!
Além do envio de mensagens, você pode incluir algumas fotos de produtos no status do seu WhatsApp para chamar a atenção das pessoas que ficam de plantão verificando as publicações dos demais usuários.
A grande finalidade da criação das redes sociais era unicamente poder conectar pessoas (usuários) nos quatro cantos do planeta, facilitando a comunicação entre milhares de utilizadores.
Naquela época, não poderíamos imaginar que essas plataformas se tornariam uma enorme fonte de renda, nem mesmo o criador do Orkut (2004 – 2014) e tão pouco o fundador do Facebook (2004 – até dias atuais).
Entretanto, o avanço acelerado e assustador de novas tecnologias e recursos desenvolvidos pelos engenheiros do Google e outros grandes mestres em programação, como Mark Zuckerberg, conseguiram transformar as mídias sociais numa verdadeira máquina de fazer dinheiro na internet.
As redes sociais são conhecidas como passarelas (como se fosse uma ponte) que ligam você (empresário) até o seu cliente ideal, a buyer persona.
Porém, para encontrar o perfil do seu cliente ideal é necessário conhecer o seu público-alvo, por meio da segmentação de critérios e estudos de comportamento de busca dos consumidores no Google que podem estar interessados em adquirir seus produtos comercializados no seu e-commerce ou na sua loja física.
Na verdade, não basta apenas querer atrair clientes e vender nas mídias sociais. O segredo é conhecer a relevância do seu produto e identificar a popularidade das categorias da sua mercadoria.
Os resultados desse estudo permite visualizar o impacto que seus produtos causam na internet e na vida dos consumidores.
O estudo de popularidade de um produto, de uma determinada categoria ou de alguma marca, pode ser realizado com a ajuda de ferramentas que analisam palavras-chave e identificam o alcance de uma publicação patrocinada nas redes sociais, por exemplo:
As publicações orgânicas não trazem muitos resultados. Ou seja, se você quiser conquistar clientes qualificados no Facebook e no Instagram, você deve definir um orçamento para cada plataforma.
As dicas abaixo mencionadas podem ser aplicadas no Facebook e no Instagram.
Estruturar a página no Facebook e o perfil Instagram com informações relevantes sobre seus produtos e também, sobre sua empresa e caso você já possua um site ou um e-commerce, recomendo que você coloque o link para redirecionar seus seguidores até o site da empresa.
Como melhorar a experiência do cliente na sua loja física? Teoricamente é fácil, mas na prática é preciso desenvolver uma estratégia inteligente e incorporar uma mudança de comportamento, desde o momento que o cliente entra na loja até a finalização da compra.
Dessa forma, vou deixar algumas perguntas aqui abaixo, que vão te ajudar a pensar por outro ângulo de visão e aperfeiçoar a experiência dos seus clientes.
Entenda que a experiência do cliente deve ser baseada nos seguintes aspectos:
Ficar de braços cruzados esperando que os clientes cheguem até sua loja física, como em um passe de mágica, vai falir o seu negócio mais rápido do que você pensa.
Veja abaixo algumas dicas de marketing de relacionamento:
Vender pelo WhatsApp todos os dias é mais fácil que vender nas redes sociais, mas é preciso tomar cuidado para não fazer propagandas intrusivas, mandando mensagens indesejadas sem a autorização dos usuários.
Dessa forma, vou ensinar como conquistar mais clientes e melhorar suas vendas com a ajuda do WhatsApp:
O Google Meu Negócio (ferramenta) é uma plataforma 100% gratuita que gerencia a presença e a visibilidade de uma empresa nos resultados de pesquisas locais dentro do Google Maps.
O Google Meu Negócio promove a sua empresa com palavras-chave associadas às diferentes categorias de nichos do seu negócio e além do mais, você pode administrar dezenas de ações de otimização de sites da sua ficha empresarial na plataforma.
A ferramenta Google Meu Negócio possui inúmeras vantagens que favorecem a visibilidade da sua empresa na internet:
Após a inscrição da sua ficha empresarial no Google Meu Negócio, o tempo de ativação da conta está estimado em aproximadamente 3 semanas.
O Google vai enviar seu código de validação pelo correio.
É possível definir algumas estratégias de marketing digital para atrair clientes para seu negócio, sem necessariamente ter um site ou uma loja virtual.
Basta você se conectar nas suas redes sociais e publicar conteúdos (gratuitos) com o objetivo de conseguir chamar a atenção dos seguidores e transformá-los em clientes ou impulsionar anúncios patrocinados no Facebook Ads e no Instagram, a fim de aumentar o seu alcance.
Entretanto, a ausência de um site pode limitar a popularidade dos seus negócios, pois você não poderá captar clientes através dos resultados de pesquisas do Google e muito menos anunciar no Google Ads.
Isso pode se transformar em um verdadeiro problema em curto, médio e longo prazo.
Os usuários, clientes, consumidores, visitantes etc, não pesquisam por preços de produtos os serviços nas redes sociais.
Todas as pesquisas acontecem dentro do Google e se você não tiver um site bem posicionado na classificação de resultados orgânicos, você está deixando de ganhar dinheiro na internet em 2025.
Indo muito além das mídias sociais, você pode estruturar seu projeto de marketing digital da seguinte forma:
A integralidade de recomendações reunidas nesse artigo representam um grupamento de ações específicas para você atrair clientes qualificados para sua loja física usando técnicas inovadoras de marketing digital de maneira sustentável, onde o principal objetivo é melhorar a popularidade do seu negócio e aumentar as vendas do seu estabelecimento físico.