Porque Sua Meta Description Não Aparece No Google? Aprenda Como Resolver Esse Problema!

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A sua meta description não aparece no Google, porque você talvez ainda não tenha entendido a verdadeira necessidade de preencher essa TAG com textos personalizados para cada página do seu site ou de repente, o algoritmo desse mecanismo de busca decidiu não exibir o conteúdo da sua meta description por simples razões técnicas.

Antes de falarmos sobre porque o Google não mostra a sua meta description nos snippets dos resultados de pesquisas orgânicos, vou explicar o significado dessa TAG e em seguida, iremos rever as principais causas desse problema.

A meta description de uma determinada página interna de um site ou de uma loja virtual, é um curto texto explicativo que aparece em baixo do título principal da sua landing page na classificação de pesquisas do Google, Yahoo e Bing Search.

O texto embutido dentro da meta description deve descrever a finalidade de cada página ativa de um site, onde esse pequeno conteúdo deve ser assertivo e bastante atrativo.

Em outras palavras, o objetivo do texto da meta description é seduzir os usuários a clicarem no link dos seus snippets e influenciar o aumento da taxa de conversão de cada landing page posicionada nos motores de busca.

3 motivos pelos quais o Google não mostra sua meta description nos resultados de pesquisa:

  • A meta description está sobrecarregada de palavras-chave irrelevantes.
  • O mesmo texto da sua meta description aparece repetidas vezes em páginas diferentes.
  • A meta description do seu site não corresponde com as buscas dos usuários no Google.

O primeiro motivo é uma prática de inclusão de técnicas de black hat SEO, onde o administrador do site enche a meta description de palavras-chave, pensando que vai melhorar o seu posicionamento no Google.

É uma estratégia pouco comum nos dias de hoje, mas ainda existem alguns espertinhos que ainda acreditam que esse tipo de malandragem pode trazer resultados. Porém, estão redondamente enganados!

Nesse contexto, o que o Google faz quando encontra essas baboseiras?

  • Se o Google estiver de bom humor, é bem possível que ele ignore o “keyword stuffing” que você colocou nas metas description do site e ele vai pegar parte do conteúdo redacional da sua página interna para mostrá-lo dentro dos snippets.
  • Se o Google estiver de TPM, o seu site corre um grande risco de nunca mais aparecer nos resultados de busca e isso seria uma catástrofe para os seus negócios.

Embora a meta description não tenha nenhum impacto na classificação do posicionamento orgânico, é recomendável escrever um texto convidativo para que você consiga aumentar suas chances de conseguir mais clientes interessados nos produtos ou serviços que sua empresa oferece na internet.

O segundo motivo está relacionado a presença de redundâncias do mesmo texto em diversas meta description do seu site.

De um ponto de vista técnico, quando o Google rasteia um site e encontra uma grande quantidade de páginas com o mesmo título e com a mesma meta description, o algoritmo classifica o site como irrelevante e sem nenhum interesse para o seu público-alvo.

Quando se trata de experiência do usuário, o Google determina que o conteúdo do seu site ou do seu e-commerce não merece aparecer entre os 10 primeiros resultados da primeira página de pesquisas.

Dica de ouro: Se o seu interesse é aparecer na primeira página do Google, você vai precisar fazer uma revisão completa de todo conteúdo que você escreveu nas metas description do seu site internet e escrever textos customizados que possuem uma ligação direta com o assunto de cada landing page.

Caso encontre dificuldades em transformar o seu site numa máquina de fazer dinheiro, recomendo que você entre em contato com nossa agência de comunicação e peça a sua consultoria de marketing digital.

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Em relação ao terceiro motivo que a sua meta description não aparece no Google, é por causa da incoerência de palavras-chave que você colocou dentro dessa TAG, pois não correspondem com a consulta digitada pelos usuários na internet.

Sendo assim, como o Google vai reagir? É bem fácil entender isso!

Após o rastreamento da página, o Google vai usar um trecho do conteúdo editorial da sua página, onde constam palavras-chave que tenham a ver com as consultas dos internautas e irá exibi-lo nos snippets das pesquisas.

Dicas para você escrever uma meta description relevante:

  • Quando você preencher a meta description de suas páginas internas, limite-se entre 130 e 165 caracteres. Ou seja, se o texto da sua TAG for mais longo que isso, o Google vai ignorar sua descrição.
  • Coloque as informações mais importantes no início.
  • Escreva apenas uma palavra-chave no começo de cada meta description. Isso irá aumentar a densidade da sua landing page e você aumenta suas chances de ranquear melhor.
  • Desenvolva textos atrativos e coloque um call-to-action em suas frases.

Vale a pena lembrar que uma meta description mal escrita ou pouco relevante, não tem absolutamente valor nenhum para o robô do Google e menos ainda para o consumidor final.

A missão do Google é entregar resultados de altíssima qualidade. Ou melhor, esse mecanismo de busca prioriza a experiência do usuário e se você deseja ultrapassar seus concorrentes, eu aconselho você fazer uma análise do seu site e depois, montar uma estratégia de comunicação eficiente.

Conclusão

Conforme vimos juntos ao longo desse artigo, a meta description tem o poder de otimizar o CTR de cada página interna que formam o seu site e além do mais, permite direcionar o tráfego qualificado até as melhores landing pages de conversão que você escolheu otimizar.

Você deve estar se perguntando como analisar o CTR de cada página, não é mesmo?

É simples! Basta você acessar a ferramenta Google Search Console e selecionar a opção CTR. A ferramenta vai te mostrar o percentual exato do CTR de cada landing page do seu site corporativo ou da sua loja e-commerce.

Havendo dúvidas sobre como otimizar um site para motores de busca, me dá um alô pelo WhatsApp e vamos conversar sobre o seu projeto de negócios.

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