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A sua meta description não aparece no Google, porque você talvez ainda não tenha entendido a verdadeira necessidade de preencher essa TAG com textos personalizados para cada página do seu site ou de repente, o algoritmo desse mecanismo de busca decidiu não exibir o conteúdo da sua meta description por simples razões técnicas.
Antes de falarmos sobre porque o Google não mostra a sua meta description nos snippets dos resultados de pesquisas orgânicos, vou explicar o significado dessa TAG e em seguida, iremos rever as principais causas desse problema.
A meta description de uma determinada página interna de um site ou de uma loja virtual, é um curto texto explicativo que aparece em baixo do título principal da sua landing page na classificação de pesquisas do Google, Yahoo e Bing Search.
O texto embutido dentro da meta description deve descrever a finalidade de cada página ativa de um site, onde esse pequeno conteúdo deve ser assertivo e bastante atrativo.
Em outras palavras, o objetivo do texto da meta description é seduzir os usuários a clicarem no link dos seus snippets e influenciar o aumento da taxa de conversão de cada landing page posicionada nos motores de busca.
O primeiro motivo é uma prática de inclusão de técnicas de black hat SEO, onde o administrador do site enche a meta description de palavras-chave, pensando que vai melhorar o seu posicionamento no Google.
É uma estratégia pouco comum nos dias de hoje, mas ainda existem alguns espertinhos que ainda acreditam que esse tipo de malandragem pode trazer resultados. Porém, estão redondamente enganados!
Nesse contexto, o que o Google faz quando encontra essas baboseiras?
Embora a meta description não tenha nenhum impacto na classificação do posicionamento orgânico, é recomendável escrever um texto convidativo para que você consiga aumentar suas chances de conseguir mais clientes interessados nos produtos ou serviços que sua empresa oferece na internet.
O segundo motivo está relacionado a presença de redundâncias do mesmo texto em diversas meta description do seu site.
De um ponto de vista técnico, quando o Google rasteia um site e encontra uma grande quantidade de páginas com o mesmo título e com a mesma meta description, o algoritmo classifica o site como irrelevante e sem nenhum interesse para o seu público-alvo.
Quando se trata de experiência do usuário, o Google determina que o conteúdo do seu site ou do seu e-commerce não merece aparecer entre os 10 primeiros resultados da primeira página de pesquisas.
Dica de ouro: Se o seu interesse é aparecer na primeira página do Google, você vai precisar fazer uma revisão completa de todo conteúdo que você escreveu nas metas description do seu site internet e escrever textos customizados que possuem uma ligação direta com o assunto de cada landing page.
Caso encontre dificuldades em transformar o seu site numa máquina de fazer dinheiro, recomendo que você entre em contato com nossa agência de comunicação e peça a sua consultoria de marketing digital.
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Em relação ao terceiro motivo que a sua meta description não aparece no Google, é por causa da incoerência de palavras-chave que você colocou dentro dessa TAG, pois não correspondem com a consulta digitada pelos usuários na internet.
Sendo assim, como o Google vai reagir? É bem fácil entender isso!
Após o rastreamento da página, o Google vai usar um trecho do conteúdo editorial da sua página, onde constam palavras-chave que tenham a ver com as consultas dos internautas e irá exibi-lo nos snippets das pesquisas.
Vale a pena lembrar que uma meta description mal escrita ou pouco relevante, não tem absolutamente valor nenhum para o robô do Google e menos ainda para o consumidor final.
A missão do Google é entregar resultados de altíssima qualidade. Ou melhor, esse mecanismo de busca prioriza a experiência do usuário e se você deseja ultrapassar seus concorrentes, eu aconselho você fazer uma análise do seu site e depois, montar uma estratégia de comunicação eficiente.
Conforme vimos juntos ao longo desse artigo, a meta description tem o poder de otimizar o CTR de cada página interna que formam o seu site e além do mais, permite direcionar o tráfego qualificado até as melhores landing pages de conversão que você escolheu otimizar.
Você deve estar se perguntando como analisar o CTR de cada página, não é mesmo?
É simples! Basta você acessar a ferramenta Google Search Console e selecionar a opção CTR. A ferramenta vai te mostrar o percentual exato do CTR de cada landing page do seu site corporativo ou da sua loja e-commerce.
Havendo dúvidas sobre como otimizar um site para motores de busca, me dá um alô pelo WhatsApp e vamos conversar sobre o seu projeto de negócios.