Como Ganhar Seguidores No Instagram Em 2024 Sem Gastar Dinheiro? Guia Prático Para Leigos!

Ganhar seguidores no Instagram em 2023

Como ganhar seguidores no Instagram em 2024? Ah, isso é fácil pra gente! Aliás, vou dizer o método mais fácil para você multiplicar o número de seguidores do seu perfil Instagram sem gastar um centavo.

Desde quando a plataforma foi lançada e quando os usuários começaram a entender o funcionamento dessa mídia social, a caça aos seguidores estava aberta.

A ideia desse artigo é apresentar o passo-à-passo da aplicação de técnicas básicas, com a finalidade de ajudar você a conseguir novos seguidores no Instagram em 2024, através de estratégias orgânicas que podem ser feitas por qualquer pessoa.

Entenda porque você deve investir no Instagram

Após uma pesquisa realizada pela equipe de profissionais do Instagram, os dados referentes aos usuários é extraordinário.

O resultado informou os seguintes dados:

  • 53% são mulheres e 47% são homens.
  • 67% estão entre os 18 a 34 anos.
  • 95% dos usuário possuem conta no Facebook e no Twitter.
  • 70 milhões de fotos e vídeos são postados todos os dias.
  • 1.2 bilhões é o número de curtidas diárias.
  • 60% das pessoas já compraram um produto ou descobriram uma marca na plataforma
  • 25 milhões de contas comerciais no Instagram.

Dicas para você ganhar mais seguidores no Instagram em 2024

As dicas abaixo são técnicas de marketing digital que podem ser aplicadas no seu Instagram para você turbinar o número de seguidores da sua conta.

Caso você esteja interessado em vender produtos pelo Instagram, é necessário saber quel é seu público-alvo e depois disso, otimize seu perfil.

Monte seu perfil de um jeito inteligente

Durante a fase de criação da sua conta no Instagram, é importante definir um nome de usuário que tenha uma ligação direta com o objetivo do perfil para que os seguidores possam encontrá-lo bem rápido.

O ideal é encontrar uma palavra-chave que se encaixe com seu nicho ou com sua identidade visual, correto?

A segunda etapa da construção do seu perfil, é preencher a BIO com informações sobre sua empresa.

Desse modo, os seguidores saberão o tipo de post que irão encontrar no seu feed.

Outro fator bacana durante o processo de criação e configuração do seu perfil Instagram é colocar o link da sua empresa, direcionando os seguidores até a homepage do seu site ou da sua plataforma e-commerce.

Indo além do preenchimento, pense nas cores da logo do perfil e no tipo de publicação que mais combina com a identidade da sua empresa.

Organize seu feed de postagem

A plataforma é um canal de comunicação digital voltada para o lado visual! Nesse caso, você pode montar um feed de publicações com fotos e vídeos de qualidade, com a finalidade de aumentar a interação dos seus seguidores com mais:

  • Curtidas
  • Comentários
  • Compartilhamentos

Sem dúvida, isso irá expandir seu alcance! Fique a vontade na escolha dos filtros e solte sua imaginação.

Tente equilibrar suas postagens no Instagram para evitar repetições e ao mesmo tempo arejar seu feed. Como você pode fazer isso?

  • Publicando fotos e vídeos impactantes
  • Promovendo sorteios no Instagram.
  • Vendendo produtos e assim por diante.

Publique conteúdo atrativo

As publicações atrativas no feed do Instagram são sempre mais atraentes e os seguidores adoram.

O melhor conselho que eu posso dar para você turbinar seu Instagram é publicar imagens ou vídeos únicos, permitindo você construir uma comunidade forte e engajada.

Esse conteúdo deve fazer parte de uma estratégia editorial baseada em suas personas (público-alvo).

Sim, estou me referindo a solidificação de uma presença no Instagram, por intermédio de um plano de ação estratégico centralizado em 9 etapas decisivas:

  • Defina seus objetivos.
  • Identifique seus concorrentes diretos e indiretos.
  • Determine o público-alvo que você deseja alcançar.
  • Segmente suas publicações.
  • Organize a frequência de postagens.
  • Use ferramentas para administrar sua rede social.
  • Mensure a evolução dos resultados que você conquistou.
  • Otimize as ações no Instagram de acordo com os resultados.
  • Use hashtags ligados a sua publicação.

Uma regra básica para conseguir sucesso no Instagram é não misturar conteúdo tendência (temporário) com postagens convidativas.

Conheça o momento certo para publicar no seu Instagram

Amigo, não tem receita milagrosa! O melhor momento para publicar no feed é conhecendo seu público-alvo e para beneficiar de um engajamento instantâneo, as postagens devem ser lançadas quando seus seguidores estão ativos no Instagram.

A ferramenta Instagram Insights fornece dados estatísticos sobre o comportamento dos seus seguidores:

  • Número de visitas no seu perfil.
  • Alcance da postagem.
  • Número de impressões.
  • Importância do post.
  • Dados demográficos.
  • Faixa etária.
  • Dias e horários do engajamento do seguidores e assim por diante.

Todas essas informações ajudam a identificar os hábitos dos seus seguidores no Instagram em 2024.

Olha só! Quando você for publicar alguma coisa no feed do seu perfil, lembre-se de ativar a localização de onde você está publicando.

Isso aumenta o alcance de suas postagens na sua região.

10 diferentes modelos de publicação no Instagram

  • Publicações que falam dos bastidores da sua empresa.
  • Publicação de animais de estimação.
  • Postagem das características dos seus produtos ou serviços prestados pela sua empresa.
  • Fotos e vídeos do seu modo de vida.
  • Citações de celebridades ou grandes empresários.
  • Informações de eventos ou datas comemorativas.
  • Postagens explicando a utilização dos seus produtos.
  • Publicações de sorteios no Instagram, ofertas promocionais e descontos
  • Insira hashtags referentes a alguma data específica. Exemplo: O famoso #TBT
  • Compartilhar os posts dos seus seguidores no Instagram usando algum aplicativo de compartilhamento.

Adote um tipo de postagem atraente no Stories

Como todos já sabem, a rede social dá vários formatos de publicação:

  • Fotos
  • Vídeos
  • Stories
  • IGTV e Reels

É muito importante variar suas publicações e evitar sempre o mesmo formato de posts.

Os novos formatos possuem grandes vantagens narrativas, que melhoram a sua visibilidade e aumentam o engajamento dos seguidores.

O Stories permite usar funcionalidades úteis, por exemplo:

  • A inclusão de hashtags.
  • Fazer perguntas bacanas aos seguidores.
  • Redirecionar os seguidores até o site da sua empresa.

Porém, algumas dessas funções funcionam apenas nas contas com mais de 10K seguidores.

Não se contente apenas em publicar seus produtos. Conte uma história no Stories!

Use formatos do tipo

  • O cinemagraph
  • Boomerang
  • Vídeos de curta duração
  • Gifs animados
  • emojis e por aí vai.

A grande sacada é explorar as funcionalidades da plataforma e alternar o estilo de suas postagens.

11 erros cometidos pelos seguidores do Instagram

  • Compram seguidores fantasmas sem o menor interesse ao perfil.
  • Consideram o Instagram como uma rede social qualquer.
  • Publicam apenas fotos de produtos sem textos.
  • Inundam o feed dos seguidores com postagens sem valor.
  • Ativam os hashtags errados ou carregam hashtags demais.
  • Fazem propagandas excessivas.
  • Publicam imagens e vídeos de baixa qualidade.
  • O link da BIO não funciona.
  • Publicam vídeos sem legendas.
  • Ignoram os cometários dos seguidores.
  • Deixam a BIO incompleta.

Conclusão

Desde já, você precisa saber que aumentar o número de curtidas nas publicações orgânicas do seu feed e ganhar seguidores no Instagram em 2024, se tornou uma tarefa difícil devido as intermináveis atualizações dos algoritmos das mídias sociais.

Entretanto, os conselhos acima vão te ajudar a melhorar a visibilidade de suas publicações e chamar a atenção dos seguidores interessados pelas suas postagens.