O Que É Buzz Marketing E Como Funciona A Estratégia De Atração De Clientes Boca A Boca?

o que é buzz marketing e como funciona

Vamos começar pela definição sobre o que é buzz marketing e em seguida, iremos explicar como funcionam as estratégias de atração de novos clientes qualificados, através da aplicação do marketing de boca a boca.

O buzz marketing é uma estratégia destinada a gerar assuntos sobre marcas ou produtos, incentivando os consumidores finais a conversarem entre si sobre algo recentemente realizado por uma determinada empresa. O principal objetivo é destacar o nome de uma marca específica e despertar o interesse de mais pessoas.

O buzz marketing visa criar um burburinho positivo em torno da marca. Não se trata apenas de “falem mal ou falem bem, mas falem de mim”, mas sim de gerar conversas genuínas e interessantes. Quanto mais a persona do público-alvo for entendida, melhor será o impacto dessa estratégia digital.

É um método que busca utilizar o impacto do “boca a boca” de forma estratégica, muitas vezes contando com influenciadores digitais, eventos especiais e campanhas virais para atingir seu objetivo. Além do mais, é possível utilizar gatilhos mentais e emocionais, com a finalidade de influenciar a decisão de compra dos consumidores.

Entretanto, quando falamos em buzz marketing, é necessário entender que nem sempre o seu alcance será amplo. Vale a pena lembrar, que esse tipo de estratégia de comunicação, não é direcionado para criar controvérsias desnecessárias. Por isso, é importante que haja um excelente planejamento por trás de cada publicação.

Na hora de planejar a sua campanha de buzz marketing, é essencial que você entenda o contexto social em que a sua empresa está inserida, evitando piadas de mau gosto. A reputação da sua empresa deve vir antes de qualquer coisa, entende?

A seguir, vejamos algumas vantagens que o buzz marketing oferece às empresas:

A primeira vantagem é o baixo custo de investimento. Pois é! Você não precisa se preocupar em pagar por nenhum tipo de campanha publicitária para alcançar um público-alvo específico, sabe porque? Serão eles, os consumidores, que farão toda o serviço de propaganda gratuitamente para sua empresa e no final das contas, a sua taxa de conversão de vendas será muito mais.

A segunda vantagem é o alcance elevado. Quando uma determinada estratégia de buzz marketing é bem sucedida, você consegue viralizar automaticamente, tornando sua marca o centro das atenções e revigorando sua presença na mente dos consumidores interessados em comprar seus produtos.

A terceira vantagem está relacionada com a criação de engajamento, onde é possível criar um sólido envolvimento com sua marca, gerando conversas e novas interações.

Além das vantagens acima mencionadas, o buzz marketing também tende a fornecer outros tipos de benefícios, por exemplo:

Benefício 1: Quanto mais conversas relevantes e interessantes sobre a marca a estratégia gerar, melhor para a sua credibilidade.

Benefício 2: Quando a propagação de uma mensagem é feita de forma eficiente, a empresa consegue atingir um vasto público-alvo na internet e no mundo real.

Benefício 3: Não somente o buzz marketing cria uma forte imagem positiva, mas também, agrega um valor considerável na confiabilidade aos olhos dos consumidores. “Se todo mundo está comprando esse produto, eu também quero comprar!”

Como usar os gatilhos mentais do buzz marketing para atrair clientes qualificados?

De fato, os gatilhos mentais desempenham um papel crucial, na elaboração de estratégias de buzz marketing e embora o objetivo seja gerar conversas, o planejamento desse tipo de estratégia de aquisição de clientela, nunca foi planejado.

Sendo assim, vejamos juntos alguns exemplos dos principais gatilhos mentais do buzz marketing para você associá-los em sua estratégia de captação de novos clientes:

O primeiro gatilho mental é o Extraordinário. Baseia-se na apresentação de algo excepcional e fora do comum. Pode ser um detalhe inovador no design, na produção ou na experiência de compra.

O segundo gatilho mental é a escassez. A meta é criar uma verdadeira sensação, que um determinado tipo de produto está com estoque limitado e está prestes a se esgotar. Isso estimula uma ação imediata nos consumidores.

O terceiro gatilho mental é a prova social. Isso acontece, através da avaliação de pessoas que já compraram algum produto com a sua empresa e a consequência disso, é fazer com que seus futuros clientes, comprem com você.

O quarto gatilho mental é a autoridade. Ao associar a sua marca, aos especialistas de um determinado nicho de negócios ou figuras públicas (influenciadores digitais e artistas), isso gera uma confiança imediata, trazendo excelentes resultados.

O quinto gatilho mental é a reciprocidade. Basta oferecer algo de valor gratuitamente e logo, você cria uma sensação de obrigação para retribuir.

O sexto gatilho mental é a novidade. Sim, é uma forma criativa de apresentar alguma coisa nova para despertar o interesse do público-alvo, mas para que esse gatilho funcione do jeito certo, a mensagem por trás desse produto, deve ser intrigante.

O sétimo gatilho mental e a urgência. É um dos gatilhos usandos em promoções, descontos sazonais e ofertas que possuem um tempo limitado. Isso criar uma sensação de desejo de compra imediato e a probabilidade de conclusão de novas vendas, tende a crescer.

Como usar o buzz marketing para vender produtos ou serviços?

Indo direto ao ponto essencial, vou explicar (etapa por etapa) como você deve fazer para usar o buzz marketing da forma correta para vender seus produtos e serviços, mais facilmente:

A primeira etapa é conhecer qual é o perfil do seu público-alvo, através da criação de uma buyer persona. Em outras palavras, é extrair informações demográficas, comportamentais e psicográficas, tais como:

Em relação aos dados demográficos do seu cliente ideal, você deve descobrir os seguintes aspectos:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização geográfica
  • Nível de escolaridade
  • Ocupação profissional
  • Estado civil
  • Renda mensal

No que consiste os dados comportamentais do perfil do seu público-alvo ideal, é necessário conhecer os seguintes aspectos:

  • Hábitos de compra
  • Preferências de consumo
  • Frequência de compra
  • Canais de comunicação preferidos

E por fim, os dados Psicográficos:

  • Valores
  • Estilo de vida
  • Personalidade
  • Interesses
  • Hobbies

A segunda etapa é desenvolver conteúdos exclusivos para cada tipo de buyer persona que você deseja alcançar na internet, usando técnicas de inbound e marketing de conteúdo.

A terceira etapa é usar as redes sociais e os influenciadores digitais. Aproveite plataformas como Instagram, Facebook e Twitter para disseminar sua mensagem de maneira assertiva em horários específicos. Por outro lado, colabore com influenciadores digitais para ampliar seu alcance no YouTube e no TikTok.

A quarta etapa é incentivar o compartilhamento. Você já pensou em pedir aos seus clientes para compartilharem suas experiências positivas com sua marca? Isso estimula o boca a boca e ainda, fortalece a presença da sua reputação digital.

Conclusão

O buzz marketing está bem longe de ser igual aqueles receitas de bolo da vovó, onde é só seguir o paso-a-passo e pronto! Não é bem assim! A estratégia de buzz marketing também não segue protocólos. Muito pelo contrário, é uma questão única, onde cada empresa criar a sua própria técnica de gerar um buzz e você quer saber da grande verdade.

Essas multinacionais que explodiram na internet com seus produtos, mal tinham a intensão de fazer buzz marketing, eles apenas criaram o produto e a mágica aconteceu naturalmente.

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